A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE ADMINISTRATIVA PROFESSORA BETH. Cultura da Organização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE ADMINISTRATIVA PROFESSORA BETH. Cultura da Organização."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE ADMINISTRATIVA PROFESSORA BETH

2 Cultura da Organização

3 Cultura da Organização Em toda intervenção, as mudanças só serão permanentes, profundas, bem-sucedidas, se atingirem a cultura da organização.

4 Cultura compreende um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho, percebidas pelos empregados, constituindo- se numa das forças importantes que influenciam o comportamento. Compreende, além das normas formais, o conjunto de regras não escritas que condicionam as atitudes tomadas pelas pessoas dentro da organização. Normas, valores, recompensas e poder.

5 NORMAS – são padrões ou regras de conduta nos quais os membros da organização se enquadram. VALORES – o conjunto daquilo que a força de trabalho julga positivo ou negativo numa organização constitui o sistema de valores da organização.

6 RECOMPENSAS – segundo um postulado das ciências do comportamento: as pessoas se comportam como uma função daquilo que recebem de recompensa ou esforço. PODER – quem tem poder na organização? Até que ponto esse poder é distribuído? Qual o grau de centralização ou descentralização da autoridade? Quem determina as recompensas? Quem decide as normas e onde estão na organização?

7 ANÁLISE ADMINISTRATIVA É um processo de trabalho dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos das causas dos problemas organizacionais e estudar soluções integradas envolvendo, portanto, a responsabilidade básica de planejar as mudanças, aperfeiçoando o clima e a estrutura organizacional, assim como os processos e os métodos de trabalho.

8 ETAPAS DE UMA ANÁLISE ADMINISTRATIVA Definição do objeto de estudo Pesquisa preliminar Comunicar e divulgar Planejamento da ação Execução.

9 Etapas de uma Análise Administrativa Definição do objeto de estudo, pois ocorrem muitas vezes incertezas referentes ao órgão em questão e a pergunta recorrente é se estamos indo na direção certa;

10 Etapas de uma Análise Administrativa Pesquisa preliminar em manuais, relatórios, organograma, leis e decretos regulamentadores, descrição de cargos, estudos anteriores semelhantes e sugestões do pessoal envolvido. Ela serve para aumentar o grau de certeza em relação ao que foi definido.

11 Etapas de uma Análise Administrativa Comunicar e divulgar esclarecendo os envolvidos, mostrando a importância de sua participação, os benefícios que advirão e efetivando o apoio dos superiores;

12 Etapas de uma Análise Administrativa Planejamento da ação contendo o Plano de Ação com o ordenamento do trabalho, sua cronologia e prazos, a técnica a ser aplicada e os recursos necessários: físicos, materiais, humanos e financeiros. Execução.

13 PROGRAMA DE TRABALHO PARA UMA ANÁLISE ADMINISTRATIVA Levantamento: – Questionário – Entrevista – Observação Pessoal

14 INTERVENÇÃO Envolve: Estudo da solução dos problemas; Planejamento das mudanças;

15 Planejamento da Solução É realizado o planejamento das modificações para as melhorias.

16 É NECESSÁRIO A participação dos envolvidos; Da conscientização das chefias responsáveis pelo setor envolvido; Da responsabilidade da cúpula na implementação das medidas;

17 Da institucionalização das medidas através de documentos normativos e divulgadores para ser efetivada a sustentação e legitimidade da mudança.

18 IMPLEMENTAÇÃO DA MUDANÇA É a execução do plano traçado. Na realidade, torna-se uma fase intermediária entre o antigo e o novo.

19 REFERÊNCIAS CURY, Antonio. Organização & Métodos. Uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000.


Carregar ppt "ANÁLISE ADMINISTRATIVA PROFESSORA BETH. Cultura da Organização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google