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1. 2 PROFª. REGINA NEGRI PAGANI ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES Decisões sobre a maneira de ingressar no Mercado Internacional - Estratégias para o Mercado.

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2 2 PROFª. REGINA NEGRI PAGANI ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES Decisões sobre a maneira de ingressar no Mercado Internacional - Estratégias para o Mercado Internacional PROFª. JAQUELINE RODRIGUES

3 3 INTRODUÇÃO - RELEMBRANDO DECISÕES SOBRE O INGRESSO NO MERCADO INTERNACIONAL Razões para uma empresa ingressar no mercado internacional: Concorrentes no mercado interno; Concorrentes no mercado interno; Melhorar a competitividade no mercado interno, melhorar a imagem; Melhorar a competitividade no mercado interno, melhorar a imagem; Economia de escala – aumento da base de clientes; Economia de escala – aumento da base de clientes; Diminuir dependência de mercado; Diminuir dependência de mercado; Atender clientes em trânsito. Atender clientes em trânsito. Considerar atentamente os fatores que influenciam a atratividade. Considerar atentamente os fatores que influenciam a atratividade.

4 4 INTRODUÇÃO - RELEMBRANDO Riscos e desafios:

5 5 INTRODUÇÃO - RELEMBRANDO Riscos e desafios:

6 6 INTRODUÇÃO - RELEMBRANDO Mercados normalmente indicados: Mercados normalmente indicados: EUA, Europa Ocidental, Extremo Oriente; EUA, Europa Ocidental, Extremo Oriente; China, Vietnam, India; China, Vietnam, India; Blocos econômicos – oportunidades e ameaças Blocos econômicos – oportunidades e ameaças DECISÕES SOBRE EM QUE MERCADOS INGRESSAR

7 7 DECISÕES SOBRE A MANEIRA DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL Exportação Indireta Exportação Indireta Exportação Direta Exportação Direta Licenciamento Licenciamento Joint-Ventures Joint-Ventures Investimentos Diretos. Investimentos Diretos.

8 8 Investi- mento direto Joint ventures Licencia- mento CINCO MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL Exportação direta Exportação indireta Grau potencial de comprometimento, risco, controle e lucro

9 9 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL EXPORTAÇÃO INDIRETA: EXPORTAÇÃO INDIRETA: Ocasional / ativa – As empresas contam com intermediários independentes para comercializar o seu produto.

10 10 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL EXPORTAÇÃO INDIRETA: EXPORTAÇÃO INDIRETA: – Tipos de Intermediários: Exportador estabelecido no próprio país exportador (compra para revenda no mercado internacional); Exportador estabelecido no próprio país exportador (compra para revenda no mercado internacional); Agente de exportação estabelecido no país exportador (busca compradores, negocia e recebe comissão - tradings); Agente de exportação estabelecido no país exportador (busca compradores, negocia e recebe comissão - tradings);

11 11 EXPORTAÇÃO INDIRETA: EXPORTAÇÃO INDIRETA: – VANTAGENS: Envolve menos investimentos ; Envolve menos investimentos ; Não necessita um departamento de exportação ; Não necessita um departamento de exportação ; Envolve menos riscos. Envolve menos riscos. MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL

12 12 EXPORTAÇÃO DIRETA EXPORTAÇÃO DIRETA – A empresa controla suas próprias exportações; – Investimentos e riscos maiores, mas o potencial retorno também. MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL

13 13 EXPORTAÇÃO DIRETA: EXPORTAÇÃO DIRETA: – Maneiras: Departamento Interno de exportação; Departamento Interno de exportação; Representantes de vendas de exportação que viajam para o exterior; Representantes de vendas de exportação que viajam para o exterior; Filial ou subsidiária de vendas no exterior (responsável pelas promoções, vendas, armazenagem e distribuição, show-room e CAC); Filial ou subsidiária de vendas no exterior (responsável pelas promoções, vendas, armazenagem e distribuição, show-room e CAC); Agentes ou distribuidores estabelecidos no exterior. Agentes ou distribuidores estabelecidos no exterior. MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL

14 14 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL Independentemente do tipo de exportação (direta ou indireta), estas são as formas mais aconselháveis para uma empresa ingressar no mercado internacional, antes de abrir unidades nos exterior.

15 15 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL LICENCIAMENTO: LICENCIAMENTO: – O licenciador concede a uma empresa estrangeira o uso do processo de fabricação, da marca, da patente, dos segredos comerciais ou de outros itens relevantes em troca do pagamento de uma taxa ou de royalties.

16 16 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL LICENCIAMENTO: LICENCIAMENTO: – Desvantagens: Os licenciadores tem menos controle sobre os licenciados; Os licenciadores tem menos controle sobre os licenciados; Se o licenciado tiver bastante sucesso no empreendimento, a empresa terá aberto mão dos lucros; Se o licenciado tiver bastante sucesso no empreendimento, a empresa terá aberto mão dos lucros; No vencimento do contrato, a empresa pode ter criado um concorrente. No vencimento do contrato, a empresa pode ter criado um concorrente.

17 17 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL LICENCIAMENTO: LICENCIAMENTO: Soluções: Soluções: – Fornecer fórmulas secretas (Coca-Cola); – Inovar constantemente. –Contratos de gestão; –Fabricação por contrato; –Franquias.

18 18 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL LICENCIAMENTO: LICENCIAMENTO: – Franquia: Maneira mais completa de licenciamento; Maneira mais completa de licenciamento; O franqueador oferece sistema operacional e orientação de marca completos. O franqueador oferece sistema operacional e orientação de marca completos.

19 19 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL LICENCIAMENTO: LICENCIAMENTO: – FRANQUIAS: DESVANTAGEM: DESVANTAGEM: – O franqueado tem que realizar um alto investimento inicial e pagar determinadas quantias ao franqueador.

20 20 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL JOINT-VENTURES: JOINT-VENTURES: – Investidores estrangeiros se unem a investidores locais para criar uma joint-venture na qual possam dividir o controle e a propriedade. – Coca-Cola / Nestlé – Pizza Hut em Moscou

21 21 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL INVESTIMENTO DIRETO: INVESTIMENTO DIRETO: – Propriedade Direta de instalações de fabricação ou de montagem no exterior.

22 22 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL INVESTIMENTO DIRETO: INVESTIMENTO DIRETO: – VANTAGENS: Economia de custos (mão de obra e matéria prima); Economia de custos (mão de obra e matéria prima); Incentivos do governo; Incentivos do governo; Economia de frete; Economia de frete; Fortalece a imagem porque cria empregos; Fortalece a imagem porque cria empregos; Relacionamento mais profundo com governo, fornecedores e clientes; Relacionamento mais profundo com governo, fornecedores e clientes; Total controle sobre seus investimentos; Total controle sobre seus investimentos; Garante sua permanência no mercado. Garante sua permanência no mercado.

23 23 MANEIRAS DE INGRESSAR NO MERCADO INTERNACIONAL INVESTIMENTO DIRETO: INVESTIMENTO DIRETO: – DESVANTAGENS: Grande investimento exposto a riscos, tais como: Grande investimento exposto a riscos, tais como: –Governos se tornarem instáveis; –Desvalorização da moeda; –Mercados desfavoráveis; –Expropriações; –Exigências governamentais de pagamentos de multas, altas taxas rescisórias, etc.

24 24 PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO Importância da exportação para um país: Geração de divisas estrangeiras; Drawback: incentivo a importação de produtos ou componentes que irão gerar exportação

25 25 CONCLUSÃO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO Filiais de vendasProdução no exterior Sem exportação Exportação por meio de agentes

26 26 DÚVIDAS


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