A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIAS , SISTEMAS CONSTRUTIVOS E TIPOLOGIAS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM REASSENTAMENTOS 1 9 7 8 2 10 3 11 12 4 5 13 15 14 6.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIAS , SISTEMAS CONSTRUTIVOS E TIPOLOGIAS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM REASSENTAMENTOS 1 9 7 8 2 10 3 11 12 4 5 13 15 14 6."— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIAS , SISTEMAS CONSTRUTIVOS E TIPOLOGIAS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM REASSENTAMENTOS 1 9 7 8 2 10 3 11 12 4 5 13 15 14 6

2 Coordenação:Prof. Lisiane Ilha Librelotto, Dr. Eng.
Bolsistas : Alessandro Ribeiro dos Santos - Engenharia Civil Eduardo Alves Teixeira - Acadêmico Arquitetura e Urbanismo Eduardo Rocha - Acadêmico Arquitetura e Urbanismo Prof. Regina Davison Dias, Dr. Eng. Professora Pesquisadora Prof. Liliani Zunino, Mestranda Professora Pesquisadora Prof. Maristela Almeida UFSC, Dr. FINANCIAMENTO: FAPESC ART 171

3 Palavras-chave: habitação de interesse social, reassentamento, projeto
INTRODUÇÃO Esta proposta tem como objetivo a seleção, catalogação e avaliação da sustentabilidade das tecnologias aplicadas a componentes de sistemas construtivos e projetos de habitação de interesse social para reassentamentos de populações atingidas por catástrofes ou sediadas em áreas de risco. Para realização desta pesquisa será necessária a coleta de dados sobre tecnologias; sistemas construtivos passíveis de serem empregados e tipologias projetuais, catalogação destes elementos em fichas e reunião de informação sobre seu desempenho, para sugestão de um plano de ocupação para reassentamento de populações estabelecidas em áreas de risco. Após, serão elaborados três modelos funcionais das habitações em escala reduzida, utilizando-se das melhores alternativas de componentes de sistemas construtivos e tipologias projetuais. Os modelos serão produzidos e ensaiados em laboratório para análise do desempenho. Espera-se obter, ao final da pesquisa, um plano de ocupação uma habitação de baixo custo, que utilize materiais facilmente obtidos na região, que tenha bom desempenho térmico, acústico e estrutural, servindo como lar de famílias impactadas por catástrofes ou sediadas originalmente em áreas de risco. Palavras-chave: habitação de interesse social, reassentamento, projeto

4 MÉTODO A pesquisa será constituída das seguintes etapas, DENTRE OUTRAS PREVISTAS NO PROJETO COMPLETO COM FOMENTO DA FAPESC: Primeira etapa - seleção de tecnologias, sistemas construtivos e tipologias habitacionais para compor um banco de dados para habitação de interesse social. Para esta pesquisa será realizada a coleta de dados quantitativos e qualitativos de diversos tipos de habitações, englobando a análise dos projetos, orçamento, memoriais descritivos, especificações técnicas e sistema construtivo empregado. Os dados coletados servirão de base para a tomada de decisões sobre qual a solução arquitetônica mais viável a ser adotada considerando a análise custo/benefício e sua sustentabilidade. Segunda etapa - catalogação dos sistemas em formulários padrão e disponibilização do material para consulta no site. Terceira etapa - análise da viabilidade dos projetos habitacionais considerando-se satisfação dos requisitos de desempenho previstos em norma. São requisitos como: durabilidade e baixo custo; baixo impacto ambiental; baixo consumo de energia incorporada; previsão de flexibilidade do projeto para adequação ao ciclo de vida familiar; utilização de recursos regionais, inclusive, permitindo a construção em regime de auto-ajuda; compatibilidade com entorno e infra-estrutura existente; adequação em relação ao contexto em que será empregada: em caso de emergencias ou assentamentos permanentes. Deverá ser realizada a busca de requisitos e métodos de avaliação para considerar todos os atributos da sustentabilidade do projeto da habitação de interesse social

5 REQUISITOS DOS SISTEMAS
a) os métodos de construção racional, salientando dados técnicos e econômicos; b) as tipologias das edificações e suas características geométricas convenientes aos bairros econômicos, com ênfase em custos, aspectos sociais e higiênicos; c) interrelação entre a decisão econômica e a solução técnico arquitetônica. satisfação dos requisitos de desempenho previstos em normas técnicas, - durabilidade e baixo custo; - baixo impacto ambiental; - baixo consumo de energia incorporada; - previsão de flexibilidade para adequação ao ciclo de vida familiar; - utilização de recursos regionais, inclusive, permitindo a construção em regime de auto-ajuda ou montagem industrial; - compatibilidade com entorno e infra-estrutura existente; adequação em relação ao contexto em que será empregada. Serão analisados dois contextos: o emergencial e o preventivo (permanente). REQUISITOS ESTABELECIDOS PELA NBR DESEMPENHO NAS PARTES 1 A 6

6 REQUISITOS NBR DESEMPENHO
Segurança As exigências do usuário relativas à segurança são expressas pelos seguintes fatores: segurança estrutural segurança contra o fogo segurança no uso e na operação. Habitabilidade As exigências do usuário relativas à habitabilidade são expressas pelos seguintes fatores: - estanqueidade - conforto térmico - conforto acústico - conforto lumínico - saúde, higiene e qualidade do ar - funcionalidade e acessibilidade - conforto tátil e antropodinâmico. Sustentabilidade As exigências do usuário relativas à sustentabilidade são expressas pelos seguintes fatores: - durabilidade - manutenibilidade - impacto ambiental.

7 Envelope (fechamentos)
DADOS DA OBRA: STELLA - UFSC TITULO: PROTÓTIPO DE HABITAÇÃO SUSTENTÁVEL AUTOR: DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO - GRUPO DE ESTUDOS DA HABITAÇÃO – COORDENAÇÃO:PROFESSORA DRª CAROLINA PALERMO SZÜCS INSTITUIÇÃO/EMPRESA: UFSC DATA: LOCAL: FLORIANÓPOLIS UNIDADES CONSTRUÍDAS: 1 DADOS DOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS ELEMENTO CONSTRUTIVO SISTEMA CONSTRUTIVO MATERIAIS Fundações Radier Formas (compensado resinado 12mm); Concreto 25mpa; Aço CA50 ou CA60; Lastro de Brita. Estrutura Estrutura de madeira maciça Madeira maciça (3 cm x 12 cm x 244 cm); Prego. Envelope (fechamentos) Painéis de madeira Tábuas horizontais tipo siding (ambiente externo); Manda impermeabilizante (ambiente externo); Chapas laminadas (ambiente interno – função de estabilizar os painéis estruturais - divisórias); Pregos. Drywall Placas de gesso acartonado (ambientes interno – função de acabamento); Parafuso. Cobertura Cobertura de madeira Estrutura treliçada de madeira maciça; Chapas de madeira laminada 12mm (função de travamento da estrutura e subcobertura); Manta impermeabilizante; Telhas de madeira (40cm x 20cm). CATÁLOGO DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS FONTE: Inovação Tecnológica na Construção Habitacional / Editores Luís Carlos Bonin [e] Sérgio Roberto Leusin de Amorim. — Porto Alegre : ANTAC, — (Coleção Habitare, v. 6)

8

9 Componentes catalogados
1 Cobertura Shingles: produzidos com fibra de vidro e asfalto 2 Envelope Siding: feitos de cimento Portland, areia, vidra de celulose, aditivos selecionados e água. Disponíveis em diversas texturas, requerem pintura como acabamento.

10 Caixilhos de vinil: as janelas são feitas
3 Envelope Caixilhos de vinil: as janelas são feitas com câmaras de ar na esquadria e entre os vidros. 4 Envelope Portas de PVC: soldadas nos cantos para impedir infiltrações de água ou ar e empregam uma placa de aço galvanizado com vidro duplo. Resistem a ambientes agressivos.

11 Cobertura Instalações
5 Cobertura Glulam: madeira laminada colada, composta de várias espécies do material e apresentaria resistência superior as madeiras comuns. Pode ficar exposto. Ideal para execução de vigas de pisos e telhados. 6 Instalações Tubo de aço inoxidável: para gás natural e propano, com capa de polietireno corrugado. Pode ser dobrado com o uso das mãos.

12 Framings de madeira: peças exatas e encaixe perfeito.
7 Estrutura Framings de madeira: peças exatas e encaixe perfeito. 8 Estrutura Framings metálicos: utilizados na construção de casas. Imune aos cupins, não apodrece e tem baixa manutenção. Mais acessível que as madeiras.

13 Placas de concreto: concreto aerado e autoclavado. Leves e
9 Envelope Placas de concreto: concreto aerado e autoclavado. Leves e dotadas de armação metálica interna, possuem grande resistência. Isolantes térmicos, podem ser colocadas sobre framings metálicos ou de madeira. 10 Envelope Banheiros prontos: produzidos em PVC em diversos estilos e formatos, com opções para duchas e banheiros.

14 Siding: para uso interno e externo. Feitos de
11 Envelope Siding: para uso interno e externo. Feitos de fibra de cimento, os produtos estão disponíveis em diversos modelos. 12 Fundações Sistema de fôrmas: blocos de Poliestireno expandido (EPS) amarrados por presilhas plásticas. Resulta em paredes de concreto reforçadas por aço e envolvidas em vários cm de isolamento. Usado também para fundações.

15 Revestimentos /pavimentos
13 Revestimentos /pavimentos Decks: feitos de vinil e presos por clips que deixam a estrutura livre de pregos e parafusos. 14 Instalações Tubulação hidráulica: miolo de alumínio que garante resistência, rigidez e flexibilidade.

16 Alguns sistemas catalogados
Casa Royal Technologies Empreendimento Terra Nova Casa UFSC Casa Arquitetura UFSC Reassentamento em Itá Sistemas Catalogados pelo IPT

17 CONSIDERAÇÕES FINAIS Espera-se na conclusão deste projeto, obter um projeto da habitação de interesse social para reassentamentos de população atingida por catástrofes ou situadas em áreas de risco. O projeto da habitação deve atender uma série de requisitos que assegurem sua sustenabilidade, como ter o custo compatível com as soluões já implementadas no Estado de Santa de Catarina, mantendo sua característica de habitação de baixo custo; permitir a satisfação do usuário e o convívio social dentro dos padrões esperados; assegurar os requisitos de habitabilidade, flexibilidade, entre outros. Deve ser de rápida implementação e passível de construção em auto-ajuda. Espera-se também obter um plano de ocupação para reassentamento desta moradia em integração com áreas urbanas. Os dados obtidos além de servirem como importante estratégia para o governo no atendimento de situações emergenciais também pode nortear futuras políticas públicas como indicativo de redução do déficit habitacional. Por último, os resultados esperados alcançam o âmbito da sustentabilidade, inserindo nas politicas governamentais ações sociais estratégicas que integrem os aspectos econômicos, sociais e ambientais.


Carregar ppt "TECNOLOGIAS , SISTEMAS CONSTRUTIVOS E TIPOLOGIAS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM REASSENTAMENTOS 1 9 7 8 2 10 3 11 12 4 5 13 15 14 6."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google