A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL"— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Prof. Renato A. dos Santos

3 Introdução à Economia Introdução (Estes estudos tem altas doses de empirismo. Aumentos de preços Crise Econômica ou de Crescimento Desemprego Setores que Crescem mais do que outros Diferenças Salariais Valorização ou Desvalorização da Taxa Câmbio Ociosidade em Alguns Setores de Atividades Diferença de Renda entre várias Regiões do País Taxas de Juros Déficit Governamental Elevação de Impostos e Tarifas Públicas

4 Conceito: A palavra economia deriva do grego OIKOSNOMOS (de OIKOS, casa, e NOMOS, lei), que significa a Administração de uma casa, ou Estado. Economia: É a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

5 Nesta definição contém vários conceitos importantes, que são a base o objeto do estudo da ciência econômica: Escolha Escassez Necessidades Recursos Produção Distribuição

6 Na sociedade tudo é: Recursos ou fatores de produção são escassos;
Necessidades humanas são ilimitadas; -> Obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade.

7 Sistemas econômicos e problemas econômicos fundamentais
Política Social; e Econômica.

8 Elementos Básicos: Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: Recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), capital, terra, reservas naturais e a tecnologia; Complexo de unidade de produção: Constituído pelas empresas; Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: Base da organização da sociedade; Sistema capitalista, ou economia de mercado: Regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.

9 A Saber: Filosofia do Liberalismo
Até o início do Século XX, prevalecia nas economias ocidentais o sistema de concorrência pura, onde não havia a intervenção do Estado. A partir de 1930, sistemas de economia mista, onde ainda prevalecia as forças de mercado, mas com a atuação do Estado, tanto na alocação e distribuição de recursos como na própria produção de bens e serviços, nas áreas de infra-estrutura, energia, saneamento e telecomunicações.

10 Sistema socialista, ou economia centralizada, ou ainda economia planificada
Questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento. Predomínio propriedade Pública

11 Os problemas econômicos fundamentais
O QUE E QUANTO PRODUZIR: quais serão os produtos produzidos e as respectivas quantidades. COMO PRODUZIR: o produtores escolherão dentre os métodos mais eficientes, aqueles que tiver o menor custo de produção possível. PARA QUEM PRODUZIR: não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e dos benefícios do capital, mas também, da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.

12 Economia de mercado -> oferta e demanda
Economias centralizadas - > Órgão central de planejamento. A maioria dos preços dos bens e serviços, salários e quotas de produção e de recursos é calculada nos computadores desse órgão.

13 A base da economia Economia:
É o estudo de como as pessoas alocam seus recursos escassos.

14 Os problemas econômicos fundamentais
ESCASSEZ: as pessoas querem mais do que podem obter com os recursos disponíveis. CUSTO DE OPORTUNIDADE: o valor de uso do qual as pessoas desistem é o custo de oportunidade dessa escola, também definido como o valor da melhor opção abandonada. ANÁLISE MARGINAL: a análise dos custos e benefícios da unidade marginal de um bem ou insumo.

15 Pessoas querem maximizar os benefícios líquidos:
Benefício líquido = benefício total – custo total Para fazê-lo, podem alterar uma variável, como a quantidade de um produto que compram ou a quantidade que produzem. Essa variável é a variável de controle.

16 Curva de Possibilidade de Produção (ou curva de transformação)
A curva (ou fronteira) de possibilidade de produção (CPP) é um conceito teórico com o qual se ilustra como a questão da escassez impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade; escolher entre alternativas de Produção. Escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, uma produção potencial ou produto de pleno emprego, máximo em emprego e produção sem ociosidade.

17 Curva de Possibilidade de Produção (ou curva de transformação)
A curva (ou fronteira) de possibilidade de produção (CPP) é um conceito teórico com o qual se ilustra como a questão da escassez impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade; escolher entre alternativas de Produção. Escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, uma produção potencial ou produto de pleno emprego, máximo em emprego e produção sem ociosidade.

18 Curva (ou fronteira) de Possibilidades de Produção
Alternativas de produção Máquinas (milhares) Alimentos (toneladas) A 25 B 20 30 C 15 45 D 10 60 E 70 Na alternativa (A) todos os fatores de produção seriam locados para a produção de máquinas; na última (E) seriam alocados somente para a produção de alimentos; e nas alternativas intermediárias (B, C e D) os fatores de produção estão distribuídos na produção de um e de outro bem.

19 Curva (ou fronteira) de Possibilidades de Produção

20 Curva (ou fronteira) de Possibilidades de Produção
No ponto Y (interno à curva), quando a produção esta dentro da curva, dizemos que se está operando com capacidade ociosa ou com desemprego, ou seja, subutilizados. No ponto Z (acima da curva), combinação impossível, uma vez que os fatores de produção e a tecnologia de que a economia dispões seriam insuficientes. Esse ponto ultrapassa a capacidade de produção potencial ou pleno emprego dessa economia.

21 Curva (ou fronteira) de Possibilidades de Produção
Combinação impossível de produção Capacidade ociosa ou com desemprego

22 Conceito de Custo de Oportunidades
Acréscimos iguais na produção de alimentos ... ... Levam a quedas cada vez maiores na produção de máquinas

23 Deslocamento da Curva de Possibilidade de Produção
O deslocamento do CPP para a direita indica crescimento para o país. Função do aumento da quantidade física de fatores de produção. Função de melhor aproveitamento dos recursos já existentes, o progresso tecnológico, maior eficiência produtiva e organizacional das empresas e melhoria no grau de qualificação da mão-de-obra.

24 Deslocamento da Curva de Possibilidade de Produção

25 Fatores que causam crescimento econômico:
AUMENTO DE INVESTIMENTO: Produção maior, consumo menor e poupar mais, para que essa poupança esteja disponível para investimento. INOVAÇÃO: Aumentar a produção com a mesma quantidade de insumo. Inovações em tecnologia, em gestão e em marketing. MAIOR DIVISÃO DA MÃO-DE-OBRA: Especialização e a divisão do trabalho. AUMENTO DOS INSUMOS: Mais máquinas, mais trabalhadores e mais terra.

26 F I M

27


Carregar ppt "Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google