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1 Programa de Desenvolvimento da Indústria Cerâmica na Bacia do PR III.

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Apresentação em tema: "1 Programa de Desenvolvimento da Indústria Cerâmica na Bacia do PR III."— Transcrição da apresentação:

1 1 Programa de Desenvolvimento da Indústria Cerâmica na Bacia do PR III

2 2 MUNICÍPIOS INTEGRANTES Altônia Cascavel Céu Azul Diamante D´oeste Entre Rios do Oeste Foz do Iguaçu Guaíra Itaipulândia Marechal C. Rondon Maripá Matelândia Medianeira Mercedes Missal Nova Santa Rosa Ouro Verde do Oeste Pato Bragado Quatro Pontes Ramilândia Santa Helena Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São José das Palmeiras Terra Roxa Toledo Vera Cruz do Oeste

3 3 PARCEIROS ESTRATÉGICOS SINDICER SEBRAE ANICER DNPM MINEROPAR SEMA IAP FIEP IBAMA ITAIPU IPEM EMPRESÁRIOS

4 4 Objetivo Geral Aumentar a competitividade e sustentabilidade do setor da indústria de cerâmica vermelha Cerâmica Vermelha

5 5 Público Alvo Empresas do setor cerâmico localizadas na Bacia do Paraná III e afiliadas ao Sindicato das Indústrias Cerâmicas e Olarias Cerâmica Vermelha

6 6 Foco Estratégico 1. Busca de novos mercados 2. Adequação das empresas a legislação mineral ambiental 3. Padronização e certificação dos produtos disponibilizados ao mercado 4. Desenvolvimento de novos produtos 5. Melhoria da produtividade e investimento em P&D para inovação de insumos, processos e produtos 6. Qualificação de empresários e colaboradores Cerâmica Vermelha

7 7 Aumentar o faturamento das indústrias cerâmicas 1 Indústrias cerâmicas utilizando insumos e matéria prima sustentáveis (de acordo com a legislação ambiental) 2 Resultados Principais

8 8 Cerâmica Vermelha Resultados Intermediários Ter todas as indústrias cerâmicas comprodutos adequados às normas da ABNTconforme exigências da legislação vigente. 5 Indústrias cerâmicas com no mínimo umproduto diferenciado em relação aos atuais. Diminuir o consumo de insumos energéticos(produtos de queima e energia elétrica) emrelação a produção das indústrias cerâmicas. 6 4 Aumentar a produtividade (volume deprodução/trabalhador) das indústriascerâmicas. 3

9 9 Quadro 1: Ações / Responsabilidades 10 – Palestras Técnicas 9 – Cursos de Gestão Empresarial 7 – Consultorias em comercialização e Mkt 6 – Encontros de negócios 5 – Constituição de cooperativa de ceramistas 4 – Adequação de lei de uso e ocupação do solo para cerâmicas vermelha 3 – Custos e despesas de operacionalização 2 – Pesquisa e avaliação 1 – Assessoria a empresários do setor ResponsabilidadesAções 11 – Seminários técnicos e gerenciais 12 – Missões/caravanas técnicas 13 – Qualificação de mão-de-obra 14 – Cursos área tecnológica 15 – Adequação de produtos ao mercado SEBRAE / SINDICER SEBRAE SINDICER SEBRAE SINDICER SEBRAE / SINDICER DNPM - PR SEBRAE SINDICER 8 – Implantação de plano de marketing SEBRAE / SINDICER

10 10 Quadro 1: Ações / Responsabilidades 25 – Site Sindicer Oeste e Cerâmicas 24 – Consultorias tecnológicas ResponsabilidadesAções 16 – Elaborar projetos de viabilidade para adequação de planta produtiva 17 – Consultoria para adequação/ atualização dos equipamentos. 18 – Instalação de laboratório de análise 19 – Assessoria para legalização da lavra de argila 20 – Mapeamento / identificação de argila 21 – Implantação do PBQP-H 23 – Pesquisa e desenvolvimento de produtos de queima SEBRAE SINDICER IPEM MINEROPAR SEBRAE SINDICER SEBRAE / SENAI SEBRAE SEBRAE / SINDICER 22 – Preparação Certificação dos produtos

11 11 A implantação das ações será realizada mediante sistema de gestão constituído pelos seguintes agentes: Comitê Gestor – constituído por representantes das entidades parceiras e empresários para debater permanentemente o andamento do projeto Gerente - executivo responsável pela implantação do projeto, integração das ações, negociação com parceiros e obtenção dos resultados Coordenador de ação – responsável pela implantação da ação em cada entidade executora Gestão do projeto

12 12 O gerenciamento do projeto observa os seguintes princípios: uma organização baseada em projeto, com objetivos, indicadores, ações e metas a designação de um gerente para o projeto, responsável pela obtenção de resultados cooperação, em todos os níveis, para superar restrições à implantação a busca de um fluxo regular e adequado de recursos, mediante a realização físico-financeira do projeto e respectivas comprovações em tempo hábil em conformidade com as Normas sistema de informações gerenciais, em meio eletrônico, com acesso partilhado entre o gerente e todos os demais gestores responsáveis por decisões relacionadas ao projeto gestão de parcerias e partes interessadas Gestão do Projeto

13 13 Cabe às entidades responsáveis pela execução do projeto alocar os recursos e cumprir as metas contratualizadas no Acordo de Resultados negociar e articular ações específicas com o gerente do projeto designar pessoa para coordenar as ações a seu cargo, assegurar o fluxo de informações e colaborar na solução de restrições na esfera da instituição apoiar a gestão e o monitoramento do projeto Gestão do projeto – Papel dos parceiros

14 14 O monitoramento do projeto terá como referência: –os dados gerais do projeto –os resultados –a execução física –a execução financeira –o cumprimento de metas –a identificação e solução de restrições O monitoramento será apoiado por sistema de informações gerenciais Será elaborado relatório trimestral de monitoramento, direcionado para as diretorias dos parceiros, como instrumento de apoio à gestão Será realizada a avaliação de resultados (principais, intermediários e das metas das ações) bem como dos demais aspectos relacionados à eficiência, eficácia, efetividade e economicidade das ações do projeto Monitoramento e Avaliação

15 15 Cerâmica Vermelha - Bacia do Paraná III Foco Estratégico O foco estratégico das ações está direcionado para o aumentar da competitividade e sustentabilidade das indústrias cerâmicas e olarias participantes do projeto, tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, com ênfase para: Busca de novos mercados Adequação das empresas a legislação mineral e ambiental Padronização e certificação dos produtos disponibilizados ao mercado Desenvolvimento de novos produtos Qualidade do produto, contemplando ensaios e normatização Melhoria da produtividade Investimento em P&D para inovação de insumos, processos e produtos Capacitação e qualificação de empresários e colaboradores

16 16 Cerâmica Vermelha - Bacia do Paraná III Foco Estratégico (cont.) Esforço intenso de capacitação em funções básicas da gestão empresarial (planejamento e controle da produção, marketing, vendas, custos, finanças e recursos humanos. Qualificação da mão-de-obra em processos de fabricação. Design, mediante consultorias específicas e workshop sobre tendências. Acesso a mercados, contemplando ações de prospecção e promoção comercial com feiras, rodadas de negócios e estruturação de redes de representantes. Divulgação institucional,capacitação de lideranças e fortalecimento do grupo gestor. Viabilização de fontes de financiamento (acesso ao crédito). Otimização de logística de distribuição.

17 17 Obrigado ! Orestes Hotz Consultor do Sebrae/PR Fone:


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