A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal

2 OBJETIVO GERAL: Auxiliar e interagir com professores em formação e formados para trabalhar processo de alfabetização nos 1ºs anos do E.F. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Utilizar o jornal como meio de comunicação e capaz de estimular aprendizagens e conhecimentos relativos à alfabetização. JUSTIFICATIVA: Proporcionar melhores aprendizagens, já que o jornal é um meio de comunicação que estará presente no dia-a-dia das crianças, se bem utilizado e explorado.

3 PRODUTO FINAL: Pequeno Jornal PROCEDIMENTOS: O curso se dará em quatro etapas, todas trabalhadas com o mesmo tema visando a continuidade, entendimento e relação com a prática pedagógica, por parte dos cursistas. Em todas as etapas os cursistas realizarão a prática, estando atentos às adaptações necessárias em sala de aula.

4 1.ª ETAPA Pequeno estudo teórico sobre o jornal: surgimento (história), meio de comunicação e importância na sociedade; Discussões sobre a vivência dos cursistas com jornal (conhecimento prévio); Práticas de letramento; Uso de diferentes estratégias e materiais; Alfabetização e Letramento LEITURA

5 2.ª ETAPA Escolha conjunta de um tema de interesse do grupo para que possam entrar em contato com diferentes tipos de textos e linguagens presente no jornal; Escolha do tema e da marca (logotipo); Reunir materiais (reportagens, textos e imagens) relacionadas ao tema; Pensamento e reflexão; Alfabetização e Letramento LEITURA.

6 3.ª ETAPA Divisão de pequenos grupos em que cada um será responsável por uma parte do jornal; Elaboração dos textos serão feitas pelos alunos com o auxílio dos professores; Interação dos grupos para que não ocorra repetição do que está escrito; Utilizar conhecimentos prévios (já estudados nas outras etapas); Alfabetização e Letramento ESCRITA.

7 4.ª ETAPA Finalização do trabalho;
Demonstração do material elaborado por cada grupo; Definição da sequencia do que irá no jornal. Fechamento do jornal Alfabetização e Letramento LEITURA

8 Exemplo Prático em Sala de Aula com crianças
Objetivos: Auxiliar os alunos no processo de alfabetização e letramento, utilizando a ferramenta jornal; Desenvolver senso crítico perante diferentes notícias e reportagens; Elaborar pequenos textos relacionados ao gênero jornalístico.

9 Tema proposto pelo grupo: “Cotidiano Escolar”
Duração: 1 Bimestre – 3 aulas semanais Ano/ Faixa Etária: 3º ano/ 8-9 anos Recursos Materiais: diversos jornais, livros sobre o assunto, revistas, cartazes, folhas diversas, etc. Marca proposta: Scholl News

10 1.ª ETAPA Duração: 6 aulas/ 2 semanas Realização: Rodas de discussões, pesquisas e estudos sobre o surgimento do jornal, cruzamento de informações e vivências dos alunos com jornais;

11 2.ª ETAPA Duração: 3 aulas/ 1 semana Realização: discussões sobre a
escolha do tema a ser realizado, contato com o jornal, leitura conjunta.

12 3.ª ETAPA Duração: 9 aulas/ 3 semanas
Realização: escolha das sessões do jornal, separação dos grupos responsáveis por cada seção e início das pesquisas sobre as mesmas. Elaboração dos textos com o auxílio do professor.

13 4.ª ETAPA Duração: 6 aulas/ 2 semanas Realização: demonstração de cada grupo sobre os materiais elaborados, materiais elaborados, discussões sobre as adequações necessárias. Organização da sequência das seções, finalização e montagem final.

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS Elaborar um jornal deve envolver não só alunos e professor, como a equipe pedagógica escolar que devem oferecer apoio em todo o processo. Em relação às práticas de alfabetização e letramento, durante a realização do jornal, é importante fazer os alunos se relacionarem com o material como se fossem leitores comuns. Não ficar preso ao produto final, como considerar cada etapa importante para a aprendizagem e interação dos alunos, em que tais práticas levarão a se tornarem leitores competentes.

15 Envolvendo os alunos em práticas de letramento
Ao levar jornais para a sala de aula, é preciso envolver seus alunos com a linguagem utilizada por esse meio. Veja como: Não cortar partes do texto publicado para não mudar a informação original Caso não consiga levar o jornal inteiro para a sala, indique sempre o título da publicação, a data, a página e o nome do autor da matéria Preserve as fotos com as legendas originais e o nome do fotógrafo Escolha vários gêneros textuais para leitura e análise Promova a leitura comparativa entre dois veículos para desenvolver o olhar crítico e percepção Estimule a identificação das características dos possíveis leitores de cada reportagem, facilitando a percepção do aluno com relação à constituição de um texto informativo.

16 DICAS PARA FAZER O PRÓPRIO JORNAL
Não valorizar demais o produto final, pois dificilmente ele será parecido com os modelos conhecidos. Dê mais importância ao processo de produção, estimulando o uso de: Diferentes gêneros textuais de imprensa (artigo, reportagem, fotojornalismo). Diferentes funções e níveis de linguagem presentes nos jornais. Noções gramaticais diversas. Recursos de pesquisa, do trabalho coletivo e interdisciplinar. Estratégias que ajudem a firmar a identidade dos alunos.

17 EVITE Transformar o jornal em apostila de aula ou em páginas grampeadas. Jornais devem ter visual e linguagem próprios. Utilizar linguagens específicas dos gêneros jornalísticos. Usar lugares-comuns, como o excesso de piadas, de textos pessoais de alunos, poesias, em vez de trazer coisas novas. Quadro preparado por Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr (adaptado da Revista Nova Escola: pedagogica/jornal-sala-aula shtml)

18 AS PARTES DO JORNAL Primeira página: contém o logotipo/marca, data, editado por, manchete (resumos das principais notícias do jornal) e a principal notícia do jornal. Demais seções (conforme escolha do grupo): - Novidades; - Entrevistas; - Página Divertida; - Página do Lazer, - Classificados, - Etc.

19 VÍDEO

20 GRUPO GRACIELE SOUSA LIDIANE MARANI LUIZA CASSIMIRO REGINA CRISTINA YARA SARAH 4.º Semestre - PEDAGOGIA


Carregar ppt "CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google