A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SER FARMACÊUTICO Apresentação: Dê as boas vindas aos calouros. Parabenize-os pela escolha de um curso magnífico, de extrema importância para a sociedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SER FARMACÊUTICO Apresentação: Dê as boas vindas aos calouros. Parabenize-os pela escolha de um curso magnífico, de extrema importância para a sociedade."— Transcrição da apresentação:

1 SER FARMACÊUTICO Apresentação: Dê as boas vindas aos calouros. Parabenize-os pela escolha de um curso magnífico, de extrema importância para a sociedade e que certamente lhes trarão muitas felicidades. Apresente-se.

2 HISTÓRIA Há mais de anos os chineses, egípcios, indianos, gregos e escravos vegetais, sais de chumbos, cobre e ungüentos de banha de leão, hipopótamo, crocodilo e cobra Hipócrates - sistematizou os grupos de medicamentos e dividiu-os em narcóticos, febrífugos e purgantes. Abordar os principais fatos históricos que marcaram a profissão farmacêutica: comente que há muito tempo se faz uso de medicamentos e que Hipócrates foi o primeiro a organizar, sistematizar as substâncias usadas como medicamentos.

3 No século XVI - impulso notável,
pesquisa sistemática dos princípios ativos das plantas e dos minerais capazes de curar doenças. constatada a existência de microorganismos úteis e nocivos. Indústria farmacêutica Abordar os principais fatos históricos que marcaram a profissão farmacêutica: Lembrar que no século XVI houve uma organização das substâncias utilizadas como medicamentos e reconhecimentos da existência de microorganismos que provocavam doenças. A partir do final do século XVII, com a revolução industrial, também houve impacto na produção de medicamentos. No início do século XX tivemos então, o desenvolvimento da quimioterapia moderna. A descoberta da penicilina foi um marco no desenvolvimento de medicamentos e que contribuiu profundamente para a qualidade de vida e longevidade da população.

4 NO BRASIL Thomé de Souza – trouxe o primeiro boticário – Diogo de Castro Os jesuítas Séc. XVI: leis determinava que o comércio de drogas e medicamentos era privativo de boticários aprovados pelo físico-mor de Coimbra ou seu delegado no Brasil. Abordar os principais fatos históricos que marcaram a profissão farmacêutica: Nos registros históricos consta que Diogo de Castro foi o primeiro boticário vindo ao Brasil. Mas os jesuitas desempenharam este papel por muito tempo, posto o importante papel ma evangelização e na política do Brasil colonia. As primeiras regulamentações do setor no Brasil aconteceu no século XVI.

5 Em 1824: iniciou-se o ensino de farmácia
Rio de Janeiro Salvador Ouro Preto Primeira escola autônoma de Farmácia Abordar os principais fatos históricos que marcaram a profissão farmacêutica: Comentar sobre o inicio do ensino farmacêutico no Brasil e as primeiras escolas de Farmácia.

6 BOTICAS

7 Indústria Farmacêutica Análises Clínicas

8 11 de novembro de 1960 são criados os CFF e CRFs – Lei n. 3820;
Os Conselhos são destinados a zelar pelos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem qualquer atividade farmacêutica no Brasil. Apresentar as atribuições do CFF e CRFs: neste slide e nos subsequentes falar sobre a criação do CFF e CRFs e suas atribuições.

9 São atribuições básicas do CFF e CRFs:
São atribuições básicas do CFF e CRFs: * Inscrever e habilitar os profissionais farmacêuticos; * Expedir resoluções que se tornarem necessárias para fiel interpretação e execução da lei, definindo ou modificando atribuições e competências dos profissionais farmacêuticos; * Colaborar com autoridades sanitárias para uma melhor qualidade de vida do cidadão; Organizar o Código de Deontologia Farmacêutica; * Zelar pela saúde pública, promovendo a difusão da assistência farmacêutica no País. Apresentar as atribuições do CFF e CRFs: neste slide e nos subsequentes falar sobre a criação do CFF e CRFs e suas atribuições.

10 SÍMBOLOS Galeno (Pai da Farmácia)
Combatia as doenças por meio de substâncias ou compostos que se opunham diretamente aos sinais e sintomas das enfermidades. É precursor da alopatia. Comentar sobre os símbolos da Farmácia.

11 Taça e a cobra A taça com a serpente nela enrolada é internacionalmente conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta a antigüidade, sendo parte das histórias da mitologia grega. Segundo as literaturas antigas o símbolo da Farmácia ilustra o poder (cobra) da cura (taça). Comentar sobre os símbolos da Farmácia.

12 A Lenda do Centauro      Chiron, o centauro, ao contrário da maioria dos de sua raça, caracterizados pela selvageria e violência, se dedicou aos conhecimentos de cura. Teve como um dos seus discípulos o deus Asclépio (também denominado Esculápio), ao qual ensinou os segredos das ervas medicinais. Asclépio se tornou o deus da saúde e tinha como símbolo um cetro com duas serpentes nele enroladas. Contudo, ele não utilizava seu conhecimento somente para salvar vidas, mas usava seu poder para inclusive ressuscitar pessoas. Descontente com a quebra do ciclo natural da vida, Zeus resolveu intervir. Os deuses entraram então em batalha e Zeus acabou matando Asclépio com um raio. Comentar sobre os símbolos da Farmácia.

13 Com a morte de Asclépio, a saúde passou a ser responsabilidade de sua filha Hígia, que se tornou dessa maneira a deusa da saúde. Hígia tinha como símbolo uma taça que com sua promoção foi adicionada por uma serpente nela enrolada. Essa serpente é, obviamente, uma representação do legado de seu pai. Assim o símbolo de Hígia da taça com a serpente se tornou, posteriormente, o símbolo da Farmácia. Comentar sobre os símbolos da Farmácia.

14 Cor da Pedra do Anel de Grau
            O topázio imperial amarelo é uma pedra preciosa que significa sabedoria. Ativa o intelecto, a comunicação, a concentração, a disciplina, a atenção aos detalhes e a harmonia do todo. Comentar sobre os símbolos da Farmácia.

15 Juramento “Prometo que, ao exercer a profissão de Farmacêutico, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, gozem, para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário”. Comentar sobre os símbolos da Farmácia.

16 Cor da Faixa da Beca A cor amarela simboliza saúde, perseverança, naturalidade, limpeza, juventude e natureza. Estimula equilíbrio e cura. Comentar sobre os símbolos da Farmácia.

17 COMEMORAÇÃO em 20 de janeiro de 1916 foi fundada a associação brasileira de farmacêuticos no Rio de Janeiro.    •      Dr. Otto Cezar Granado Falar sobre o dia do Farmacêutico. Inserir o link (está no site do CRF-SP) com a homenagem ao farmacêutico. Link globo

18 Padroeira dos Farmacêuticos
Santa Gemma Galgani •  Beatificada em 1933 e canonizada em 1940 •   É padroeira dos farmacêuticos e alquimistas •    Sua festa é celebrada no dia 11 de abril

19 Farmacêuticos Famosos
Apresentar alguns Farmacêuticos ilustres e famosos Ernest Fourneau moderna quimioterapia Claude Nativelle tratamento de doenças do coração

20 Farmacêuticos Famosos
Apresentar alguns Farmacêuticos ilustres e famosos John Styth Pemberton Coca-cola

21 Farmacêuticos Famosos
Apresentar alguns Farmacêuticos ilustres e famosos Célio Silva vacina de DNA contra tuberculose Fritz Hoffmann borracha sintética

22 Farmacêuticos Famosos
Apresentar alguns Farmacêuticos ilustres e famosos Henri Nestlé farinha láctea Alexander Flemming penicilina

23 Farmacêuticos Famosos
Maria da Penha Apresentar alguns Farmacêuticos ilustres e famosos Carlos Drummond de Andrade

24 Perfil do egresso Art. 3º O Curso de Graduação em Farmácia tem como perfil do formando egresso/profissional o Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Apresentar o perfil do egresso pretendido, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Ministério da Educação e Cultura) – orienta os cursos de graduação do que se espera do futuro profissional.

25 LEI 5991/73 Lei sanitária com forte pressão de associações de donos de farmácias além da indústria farmacêutica; Criam-se Posto e dispensários de medicamentos em estabelecimentos hospitalares; Permitem a venda de anódinos em hotéis e similares; Drogaria é estabelecimento de venda e varejo de produtos farmacêuticos; Admitem a abertura por leigos; A farmácia é caracterizada por comércio Comentar sobre a lei que regulamenta o exercício profissional, de maneira a fundamentar a necessidade de sua substituição para garantir a população o acesso seguro e racional dos medicamentos.

26 Mudanças A partir da década de 80 Novas diretrizes curriculares
Projetos de Lei Reorientação profissional Responsabilidades Ética Mudanças filosóficas Comentar sobre as mudanças pretendidas no atendimento farmacêutico, que é o principal eixo da profissão e único privativo Em função da Lei anterior, que não atende as necessidades sociais, a partir da década de 80, farmacêuticos, estudantes, associações, sindicatos, CRFs e CFF se mobilizaram e diversos debates foram realizados, culminando nas novas diretrizes curriculares, cujo perfil apresentado (no slide anterior) se espera. Que há na câmara federal projetos de lei para serem votados, alterando a lei atual. Neste sentido uma nova reorientação profissional se faz necessária, um profissional com novas responsabilidades (atenção farmacêutica – acompanhamento farmacoterapêutico, farmácia clínica) e com postura ética. Há necessidade de mudanças filosóficas para que a sociedade e a equipe multiproifissional entenda este nova papel do farmacêutico.

27 Uso Seguro e Racional dos Medicamentos
2200 aC – Código de Hammurabi da Babilonia – médico que causasse a morte de um paciente perderia as mãos aC – Hipócrates – “Não causem dano” 1961 – Talidomida – brasileiros vítimas 1962 – Assembléia Mundial de Saúde – estabelece o Sistema Internacional de Monitorização de Reações Adversas a Medicamentos Brasil - regulamentação em 2001. Comentar sobre as mudanças pretendidas no atendimento farmacêutico, que é o principal eixo da profissão e único privativo. Falar sobre a importância do uso seguro dos medicamentos, que apesar da preocupação ser antiga, de haver regulamentação, ainda muitas pessoas são afetadas de maneira negativa com o uso dos medicamentos. (a principal causa de intoxicações é o medicamento, e o medicamento é a segunda causa de morte por intoxicações). Com o aumento do consumo (população mais velha e com maior renda) aumenta também a necessidade de cuidado pelo farmacêutico.

28 Lei de Patente 9279/96 Lei de Genéricos 9787/99

29 Lei 9677/98 – falsificação de medicamentos torna-se hediondo.
Lei 9782/99 – criação da ANVISA

30 1998 - Obrigatória a presença do farmacêutico nas farmácias e drogarias por 4 horas diárias.
Obrigatória a presença do farmacêutico nas farmácias e drogarias por 50% do período de funcionamento do estabelecimento. Obrigatória a presença do farmacêutico nas farmácias e drogarias por período integral de funcionamento do estabelecimento.

31 Imagem do Farmacêutico: Análises clínicas, alimentos e medicamentos Credibilidade e responsabilidade social Segurança, confiabilidade e ética Conhecimento e informação Com o retorno do farmacêutico – é preciso agregar valores para convencer a todos que ele é necessário.

32 Este paciente deve ser respeitado em seu todo!
E quem é o paciente: Fragilizado, sensibilizado, inseguro, preocupado. Este paciente deve ser respeitado em seu todo!

33 Problema: AUTOMEDICAÇÃO

34 Fatores relacionados a longevidade:
Controle de peso 6-7 anos Redução da P.A. 5 anos Exercícios físicos 1-4 anos Parar de fumar 10 anos Pensar positivo

35 Farmácia Estabelecimento de Saúde
Falar do trabalho importante que o CRF-SP tem realizado no sentido de fortalecer a profissão e o estabelecimento de saúde – Farmácia. Mencionar ações de conscientização (distribuição de folders sobre vários temas de saúde nos pedágios, campanhas de aferição da pressão arterial, publicação dos fascículos sobre prestação de serviços farmacêuticos e atenção farmacêutica, etc.)

36 Farmácia Estabelecimento de Saúde
Estabelecimento onde se efetiva a dispensação responsável e a promoção do uso racional de medicamentos, atrelado a prestação de serviços, em diversos níveis, visando promover a qualidade de vida e a proteção, recuperação e promoção da saúde individual e coletiva, onde o farmacêutico atue como responsável pelo processo de utilização dos medicamentos e obtenção de resultados, com maior ênfase no usuário e não no produto Isto é o que se pretende de uma Farmácia.

37 Oriente os alunos a procurarem sempre pelo farmacêutico e informarem seus familiares e população desta necessidade. Muitas complicações, e até mesmo mortes, poderão ser evitadas com a adequada orientação.

38 Âmbito Profissional Comentar sobre o campo de atuação do farmacêutico que é amplo. Além de toda a cadeia dos medicamentos, também as análises clínicas e toxicológicas e alimentos podem ser de responsabilidade do farmacêutico no Brasil.

39 Onde podemos atuar: Drogarias, Farmácia de Manipulação e Farmácia Homeopática Ervanarias - fitoterápicos Indústria de medicamentos, Industria de correlatos, Indústria Alimentícia, Indústria Cosmética, Indútrias de produtos químicos em geral Farmácia Hospitalar, Empresa de produtos hospitalares, Radiofarmácia, Oncologia Análises Clínicas, Pesquisa e Educação... etc.

40 Papel das Entidades CRF-SP Autarquia Federal
Atuar em defesa da saúde da população Fiscalizar o exercício profissional ética Registrar os farmacêuticos conferir o direito ao exercício da profissão Garantir o âmbito de atuação profissional Comentar sobre o papel das principais entidades ligadas a profissão farmacêutica

41 Papel das Entidades SINFAR Sindicato dos Farmacêuticos no Estado
de São Paulo Atuar em defesa das condições de trabalho da classe farmacêutica Piso salarial Benefícios Re-colocação profissional Processos trabalhistas Comentar sobre o papel das principais entidades ligadas a profissão farmacêutica

42 Papel das Entidades Associações de Farmacêuticos
Atuar em defesa dos interesses e aspirações dos farmacêuticos (associados) Promover estudos e pesquisas sobre as atividades farmacêuticas Estimular a integração profissional através de ações culturais e científicas Atuar em parceria com o CRF-SP, SINFAR e outros Comentar sobre o papel das principais entidades ligadas a profissão farmacêutica

43 Papel das Entidades Vigilância Sanitária
As ações de vigilância sanitária abrangem o conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, inclusive o do trabalho, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Comentar sobre o papel das principais entidades ligadas a profissão farmacêutica

44 O farmacêutico deve ser sete estrelas...

45 1. Prestador de serviços em equipe de saúde

46 2. Capaz de tomar decisões

47 3. Comunicador

48 4. Líder

49 5. Gerente

50 6. Atualizar-se permanentemente

51 7. Educador

52 Saúde no Brasil e no Mundo

53 Altos dispêndios com assistência à saúde com tendência de alta
Demandas sociais crescentes em quantidade e qualidade Crises econômicas mundiais Complexidade crescente do exercício da medicina Insuficiência técnica das tecnologias atuais

54 Economia da saúde x Farmacoeconomia
Macrovisão Focos - Demanda - Disponibilidade - Distribuição - Produção Farmacoeconomia (Avaliação econômica) Microvisão Análise decisória aplicada a seleção de alternativas em saúde

55 Economia da saúde  objetivos
Conhecer e aperfeiçoar o fluxo e o volume dos recursos utilizados no segmento saúde, a fim de atender as necessidades populacionais de forma mais racional, eficaz e eficiente.

56 Itens desses objetivos:
Quais são a origem e volume de recursos Como esses recursos são organizados e mobilizados Como se distribuem (regiões, áreas, serviços) Quem se beneficia com os recursos distribuídos Quem provê os serviços

57

58

59

60

61

62 O segmento farmacêutico da economia mundial e brasileira apresenta várias características típicas:
O Brasil produz milhares de especialidades farmacêuticas, mas é pouco importante na produção de princípios ativos, preferindo importá-los. Poucas dezenas de empresas ao redor do mundo concentram a maior parte do mercado mundial, o que lhes gera muito poder econômico.

63 Os países desenvolvidos consomem a maior parte dos medicamentos industrializados, o que explica as pesquisas de novos medicamentos visarem atender as necessidades da população. A produção de medicamentos atende anseios econômicos, pois afinal, são produzidos por empresas privadas cuja existência está em obter lucro. Existem países, como na Inglaterra, em que o financiamento dos medicamentos é na maioria das vezes feito pelo estado.

64 O mercado de medicamentos tende a ser inelástico, ou seja, as leis de oferta e procura têm pouco efeito, ao contrário do que acontece com hortaliças e frutas. O fenômeno das fusões deposita cada vez em menos empresas maiores fatias do mercado mundial de medicamentos.

65 A globalização econômica facilita o lançamento e comercialização de novos medicamentos em muitos países, o que acelera o ressarcimento dos investimentos realizados em seu desenvolvimento. Os países desenvolvidos consomem a maior parte dos medicamentos industrializados e são justamente, os que tem a tecnologia mais avançada no setor.

66 No Brasil o setor de medicamentos gira em torno de US$ 9 Bi, variando ao longo dos últimos anos mais em função da cotação do dólar do que pelo aumento de vendas, tendo inclusive, produzido quantidades menores de unidades de medicamentos. Com relação a esta situação podemos dizer que:

67 O mercado brasileiro não consome mais medicamentos por falta de capacidade de compra da população.
Apesar da crescente falta de acesso aos medicamentos, o que resulta na queda de consumo, os preços dos medicamentos, via de regra, não ficam mais baratos.

68 O tamanho do mercado aparenta grandeza, mas assumindo que a maior parte da população não é tratada adequadamente, a quantidade de unidades produzidas poderia até triplicar. A Política de Medicamentos necessita da produção pelo feita pelo Estado, de medicamentos que considerar básicos como forma de garantir o tratamento medicamentoso pelo menos da rede pública de hospitais. Apesar do tamanho do faturamento, o país depende muito de importação de medicamentos

69 “Os resultados em saúde nem sempre são proporcionais aos investimentos realizados”.
A frase é verdadeira porque o custo da medicina em etapas mais avançadas cresce mais rápido que os reais avanços médicos.

70 Ano após ano são consumidos maiores verbas em saúde ao redor do mundo
Ano após ano são consumidos maiores verbas em saúde ao redor do mundo. Assim podemos concluir: A população está aumentando e portanto são mais pessoas a serem tratadas. A idade média da população, assim como a expectativa de vida ao nascer, de modo geral está subindo e isto implica em mais eventos de perda da saúde a se tratar.

71 Novas abordagens das doenças são desenvolvidas, em geral usando mais recursos e tecnologia, e isto também eleva o custo final da terapia. Novas doenças e ressurgimento de outras resultam em mais tratamentos a serem realizados.

72 Países gastam parcela expressiva de sua riqueza em saúde, porém existem grandes variações mesmo quando analisados nações com grau de desenvolvimento em saúde bom e semelhante. Isto explica que:

73 Alguns países têm a medicina socializada, o que tende a controlar os preços.
Onde existe esforço na real avaliação de novas drogas os preços dos medicamentos sobem menos. Populações têm perfis diferentes e, portanto, necessidades em saúde diferentes que exigem tratamentos diferentes a custos também diferentes. Populações mais idosas consomem mais dinheiro em saúde devido a grande incidência de doenças crônico-degenerativas.

74 A promoção e comercialização de medicamentos são fortemente influenciadas por sua condição de “bem credencial”. Isto quer dizer que: A escolha do medicamento, na maioria dos casos, necessita de profissional capaz de julgar sua necessidade, e não pelo personagem que vai consumi-lo.

75 O perfil de consumo de medicamentos é intimamente ligado aos perfis demográfico, epidemiológico e econômico da população. Considerando as condições brasileiras nestes quesitos, assinale a alternativa não condizente com as expectativas. A demanda de medicamentos para doenças crônicas deve aumentar nos próximos anos.

76 A necessidade de vacinas infantis deve diminuir gradualmente ao longo das próximas décadas.
Larga parcela da população continuará sem acesso à medicamentos por absoluta falta de capacidade de compra. Medicamentos obtidos através de novas tecnologias continuarão a ser lançados pelos grandes laboratórios, mas seus preços devem ser caros para a maioria da população.

77 RACIONALIZAÇÃO X LIBERALIZAÇÃO

78 RACIONAR DESPESAS: VANTAGENS: Elasticidade orçamentária
possibilidade de investimento em outras prioridades Lucros DESVANTAGENS: Dificuldades operacionais Riscos à ética Prejuízo da imagem “tiro pela culatra”

79 LIBERAR ESCOLHAS, INDEPENDENTE DO CUSTO
VANTAGENS Melhores resultados Menores riscos DESVANTAGENS: Esgotamento de recursos Tratamentos incompletos Pacientes marginais

80 Conseqüências de escolhas erradas:
Tratamentos inadequados ou inacabados Esgotamento precoce dos recursos financeiros e materiais Prejuízo de todo o trabalho já consumido no primeiro atendimento Manutenção ou agravamento da morbidade Novas consultas e eventuais internações hospitalares Maiores custos de tratamento Perda com dias de trabalho e qualidade de vida

81 O papel da economia na saúde:

82 Medicamentos: Importância técnica Importância econômica - 8 – 30% do orçamento Maiores possibilidades de exercer opções Altos índices de uso irracional

83 FARMACOECONOMIA  Campo de estudo que avalia o comportamento de indivíduos, empresas e mercados com relação ao uso de produtos, serviços e programas farmacêuticos, e que frequentemente enfoca os custos e conseqüências desta utilização. (International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research, 1998).

84 CUSTOS DA ECONOMIA: Quantificação monetária de todos os recursos consumidos durante o curso da doença

85 Custos diretos Medicamentos, materiais Salários e honorários Exames Diárias de internação Custos indiretos Perda de ganhos motivada pelos eventos relacionados à patologia e/ou seu tratamento

86 Conseqüências dos custos:
Resultados QUANTIFICADOS das opções de conduta escolhidas Número de curas Anos de vida ganhos Melhorias em parâmetros clínicos, resultados de exames, etc. Qualidade de vida

87 Métodos de aplicação de Farmacoeconomia:

88 1. Análises de custo/beneficio:
Comparação entre resultados financeiros proporcionados por cada alternativa de ação. Despesas com saúde = investimentos com rentabilidade financeira Viável na existência de opções ÉTICAS de conduta

89 Exemplo: Uma empresa com 1
Exemplo: Uma empresa com funcionários é convidada a fazer uma ampla campanha de vacinação contra gripe. O custo de cada vacina é de R$ 10,00, com cobertura de 1 ano e eficácia de 50%. Os diretores devem concordar com a campanha?

90 Dados: Faltas ao trabalho por gripe : 1 dia / homem / ano, em média custo diário de R$ 30,00 / trabalhador dispêndio anual: R$ ,00 Eficácia da vacinação  50% na prevenção da gripe

91 Redução do absenteísmo para 0,5 dia / homem / ano
Novo dispêndio anual com dias parados: R$15.000,00 Custo da vacinação: R$ ,00 Custo total: R$ ,00

92 Custo da opção “não vacinar”  R$ 30.000
Custo da opção “vacinar”  R$ Razão custo/benefício  R$ 5.000

93 2. Análise de minimização de custos
Definição: comparação de custos entre alternativas com perfis equiparáveis de efetividade (real ou presumida) Requer compreensão de custos de tratamento Não considera opções clínicas e preferências individuais.

94 Exemplo: tratamento da UTI com duas quinolonas
Qui/A – caixa com 16 comprimidos = R$ 16,00 - R$ 1,00 Qui/B – caixa com 30 comprimidos = R$ 34,50 - R$ 1,15

95 Se eu usar: Qui/A – DDU (posologia) de 3 cpr/dia x R$ 1,00 = R$ 3,00 / dia Qui/B – DDU (posologia) de 2 cpr/dia x R$ 1,15 = R$ 2,30 / dia

96 Eficácia Qui/A – Tempo até a cura  7 dias x R$ 3,00 = R$ 21,00
Qui/B – Tempo até cura  10 dias x R$ 2,30 = R$ 23,00

97 Para 1 indivíduo a diferença = R$ 2,00
Para indivíduos = R$ ,00

98 3. Análises de Custo/Efetividade:
É a avaliação comparativa entre os custos de tratamento e os resultados clínicos, humanísticos e quantitativos das conseqüências de utilização de diferentes opções de tratamento. Despesas com saúde  “Investimento” em resultados

99 Exemplo: para a terapêutica vitalícia da hipertensão arterial, há dois medicamentos HAS/X e HAS/Y, com os seguintes custos diários de tratamento: HAS/X: R$ 1.50 / dia HAS/Y: R$ 1.85 / dia

100 A qual deve ser dada a preferência de prescrição?

101 Comparação entre dois anti-hipertensivos, HAS/X e HAS/Y
HAS/X: R$ 1.50 / dia Efetividade: redução de 10 mmHg HAS/Y: R$ 1.85 / dia Efetividade: redução de 20 mmHg

102 Para um paciente que precisa de uma redução de 20 mmHg
HAS/X : R$ 3,00 / dia efetividade: redução da HAS ao normal + sobrevida de 5 anos HAS/Y : R$ 1.85 / dia efetividade: redução da HAS ao normal + sobrevida de 4 anos

103 HAS/X : R$ 3,00 / dia  custo após 5 anos = R$ 5.475,00
HAS/Y : R$ 1.85 / dia  custo após 4 anos = R$ 2.701,00

104 CONCLUSÃO Para o ganho de 1 ano de vida adicional, a droga HAS/X exige um dispêndio adicional de R$ 2.774,00.

105 4. Análises de custo-utilidade
Utilidade  percepção individual e subjetiva que um indivíduo faz de sua qualidade de vida Transformação de noções subjetivas em valores quantitativos  índice QOL (Quality of Life) Qualidade de vida associada à saúde Avaliação comparativa entre custos de tratamento e anos de vida ajustados pela qualidade (AVAQ, QUALY)

106 Exemplo: No câncer de cólon, uma nova droga obteve uma sobrevida de 2,4 anos, em média, a um custo de US$ Os pacientes, no entanto, se queixam de náusea, vômitos, alopecia, astenia e outras reações colaterais graves. Sugere-se o uso de uma droga anti-emética em complementação a terapia, mas o custo se eleva em mais US$ Há dúvidas quanto ao benefício obtido em função do custo.

107 Comparação entre o uso ou não de tratamento adjuvante à quimioterapia no tratamento de câncer de cólon grupo A: com quimioterapia grupo B: com quimioterapia e anti-emético

108 - grupo A : com quimioterapia
anos de vida ganhos = 2,4 índice QOL = 0,3 AVAQ = 0,72 - grupo B : com quimioterapia e anti-emético índice QOL = 0,8 AVAQ = 1,92

109 grupo A : com quimioterapia:
AVAQ = 0,72 custo = US$  US$ / AVAQ =0,72x grupo B : com quimioterapia e anti-emético: AVAQ = 1,92 custo = US$  US$ / AVAQ =1,92 x

110 Quadro de possibilidades:

111 Pneumonias por Bacterium sp são tratadas atualmente com “Velhociclina”, com um preço de R$15 por ampola. É apresentado o novo antibiótico “Novociclina” , sugerido para a mesma indicação da “Velhociclina”. O propagandista alega que “Velhociclina” é hepatotóxica, enquanto “Novociclina” além de muito mais eficaz, não gera reações adversas. O preço de uma ampola de “Novociclina” é R$ 50.

112 Fase 1 – pesquisa “Velhociclina” eficaz em 80% dos casos gera hepatotoxicidade em 5% dos pacientes tratados, com um custo adicional de diagnóstico e tratamento de R$ por ocorrência custo total para 10 dias de tratamento (medicamento, materiais, horas de trabalho e outros): R$ 200,00.

113 “Novociclina” eficaz em 95% dos casos desprovida de reações adversas custo total para 10 dias de tratamento (medicamento, materiais, horas de trabalho e outros): R$ 600,00.

114 “Superciclina” eficaz em 99,9% dos casos desprovida de reações adversas custo total de tratamento: R$ 2.500 falha com óbito: 0,1% dos casos, com um custo adicional de R$ 500,00.

115 Fase 2 - Árvores de decisão
95% cura R$600,00 Novociclina Falha superciclina cura R$3.100,00 99,99% Óbito R$3.600,00 0,1%

116 “Velhociclina” Sem hepatotoxicidade 95% - R$ 200,00 Cura 80% Com hepatotoxicidade 5% - R$ 2.950,00 Falha 20%  usar superciclina

117 Sem hepatotoxicidade  cura 99,9% - R$ 2.700,00
 óbito 0,1% - R$ 3.200,00 Com hepatotoxicidade  cura 99,9% - R$ 5.450,00  óbito 0,1% - R$ 5.950,00

118 Fase 3 Relações entre probabilidades e custos

119 “Velhociclina” 0,80 x 0,95 x $ 200 = $ 152,00 0,80 x 0,05 x $ = $ 118,00 0,20 x 0,95 x 0,999 x $ = $ 512,49 0,20 x 0,95 x 0,01 x $ = $ 0,61 0,20 x 0,05 x 0,999 x $ = $ 54,45 0,20 x 0,05 x 0,001 x $ = $ 0,06 Total: $ 837,61

120 “Novociclina” (95%) 0,95 x $ 600 = $ 570,00 0,05 x 0,999 x $ = $ 154,85 0,05 x 0,001 x $ = $ 0,18 Total: $ 725,03

121 Conclusões: Preço não é o mesmo que custo; Probabilidades afetam resultados; Nem tudo o que é mais barato, tem necessariamente o menor custo; Nem tudo o que é mais caro, é necessariamente a melhor opção; Farmacoeconomia não é determinante.

122 Farmacoeconomia não é:
Estudo de utilização de medicamentos Ferramenta de gerenciamento de estoques Ferramenta de incremento de lucro às custas da saúde Exclusivamente uma ferramenta de marketing Viável apenas em situações de igual efetividade

123 Farmacoeconomia é: Ferramenta de apoio à decisão em saúde, que busca um balanço ético e justo entre custos e conseqüências. É o menor custo com a melhor qualidade.

124 Farmacoeconomia

125 Certificações: ISO 9000  qualidade do serviço prestado, sem erros, sem falhas ISO  efeito que a empresa tem sobre o meio ambiente


Carregar ppt "SER FARMACÊUTICO Apresentação: Dê as boas vindas aos calouros. Parabenize-os pela escolha de um curso magnífico, de extrema importância para a sociedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google