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PublicouRachel Galaz Alterado mais de 9 anos atrás
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Agentes Inteligentes Vicente Vieira Filho
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Conversa de Hoje Introdução Objetivos (Benchmarks em SMA) Trabalhos Relacionados Solução Conclusão Trabalhos Futuros
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Introdução O RTSCup é um ambiente de simulação de jogos de estratégia em tempo real com foco na Inteligência Artificial.
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Introdução Jogos de Estratégia em Tempo Real –Sistemas multiagentes –Tomadas de decisão multi-critério –Combinação de decisões estratégicas e táticas Simulação com Foco na IA –Criar e testar novas técnicas –Medir performance –Comparar resultados
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Objetivos
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A utilização do RTSCup como Benchmark para Sistemas Multiagentes –Características Os agentes não têm controle sobre o ambiente; Agentes não podem garantir que uma seqüência de ações acarretará em um estado desejado ou mesmo se estas ações serão válidas;
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Objetivos –Características (continuação) Os ambientes implementados são complexos e cada um dos seus objetos apresenta diversos atributos cuja mudança de valores pode afetar o decorrer da simulação; Existem diversas formas de se mediar a eficiência das abordagens via parâmetros como número de mortes ou tempo da partida; O simulador possui um modelo de tempo bem definido, o qual está baseado em ciclos configuráveis.
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Objetivos Problemas possíveis (exemplos) –Pathfinding –Patrulha –Alocação de resursos –Predição de Ações –Coordenação –Arquiteturas deliberativas e reativas
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Trabalhos Relacionados
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Simuladores –ORTS –Stratagus –Glest –Boson Problemas –Falta de Documentação (Usabilidade) –Instabilidade –Falta de Foco no Problema
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Solução
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Criação do RTSCup –Ambiente de simulação de RTS simples e intuitivo Arquitetura cliente-servidor Multiplataforma Customizável
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Solução Arquitetura
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Solução Funcionamento - Inicialização Agent 1 Agent 2 Agent N Kernel 1. Os agentes se conectam ao kernel informando o jogo ao qual vai se conectar e o tipo de unidade que controlará Viewer 1. O viewer se conecta ao kernel informando o jogo que deseja mostrar.
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Solução Funcionamento - Inicialização Agent 1 Agent 2 Agent N Kernel 2. O kernel designa cada agente a um tipo de unidade e envia a condição inicial para cada agente Viewer
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Solução Funcionamento – Ciclo Agent 1 Agent 2 Agent N Kernel 1. Kernel envia a informação visual individual para cada agente Viewer
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Solução Funcionamento – Ciclo Agent 1 Agent 2 Agent N Kernel 2. Cada agente submete uma ação para o kernel individualmente Viewer
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Solução Funcionamento – Ciclo Agent 1 Agent 2 Agent N Kernel Viewer 3. O kernel simula as ações enviadas pelos agentes e envia o estado atual do mundo para o viewer 4. O kernel incrementa o tempo de simulação do jogo
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Solução Mensagens
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Conclusão
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Simulador em fase final de implementação –Concluir as outras mensagens –Desenvolver um viewer 2D –Medir performance do servidor (rede)
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Maiores Informações Sítio do Projeto –www.cin.ufpe.br/~vvf/rtscupwww.cin.ufpe.br/~vvf/rtscup –www.rtscup.org (breve)www.rtscup.org
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