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O profissional da gestão escolar e suas implicações Maria Cristina Vieira Queiroz Uruguaiana2007.

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Apresentação em tema: "O profissional da gestão escolar e suas implicações Maria Cristina Vieira Queiroz Uruguaiana2007."— Transcrição da apresentação:

1 O profissional da gestão escolar e suas implicações Maria Cristina Vieira Queiroz Uruguaiana2007

2 1- Introdução Informar sobre a habilitações Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Escolar implantadas no curso de Pedagogia pelo Parecer nº252/69. Conhecer a realidade dos profissionais que atuam nesta área nas Escolas públicas de Ensino Médio de Uruguaiana. Identificar as ações que favoreçam a construção de novas propostas de ensino na escola e na comunidade.

3 2-Fundamentação teórica

4 2.1-Contexto histórico Meados do sécxx –Pedagogia Tecnicista baseada no modelo Taylorista/Fordista Visão fragmentada do saber/fazer pedagógico Habilitações separadas para cada função.

5 À partir de meados do sécXX surge - Tendência emancipatória baseada nas pedagogias de Freinet e Paulo Freire. Construção do novo e da esperança em detrimento do conhecimento técnico. Democratização do ensino possibilitando a apropriação do saber pela maioria da população.

6 Habilitações devem ser articuladas Fortalecimento da democratização do processo pedagógico- conceito de gestão-participação de todos melhorando os resultados educacionais.

7 “Transformando o mundo, transformamo-nos a nós mesmos.” Paulo Freire

8 2.2- Papel do gestor Funções pedagógico-administrativa Supervisão Escolar- Tem função conservadora ou transformadora? Decide sobre atividades de ensino, formas e estratégias de implementação de conteúdos e diretrizes curriculares. Deve perceber a realidade contextual Redirecionar e redefinir valores

9 Orientador Educacional- Função de proceder ao ajustamento do aluno à sociedade. Orientar grupos de alunos Articular família com a escola Diretor O grande articulador da gestão pedagógica Deve coordenar, elaborar e executar a proposta educativa escolar.

10 De acordo com Wittmann (2006.pág.3) É indispensável que o gestor escolar tenha: Competência técnico-administrativa Representatividade político- comunitária Compromisso público-educativo

11 2.3- Práticas em gestão escolar O princípio básico é o cumprimento de funções fundamentais tanto sócio-políticas garantindo a relevância e o significado histórico-social quanto à função pedagógica garantindo à unidade e a integração de tudo o que se faz dentro dela.

12 As práticas em gestão escolar se faz através de: Elaboração e execução do PPP da escola A proposta pedagógica deve ser articulada Deve ser tarefa de todos na escola coordenada pela equipe gestora.

13 3- Metodologia Foi feito uma pesquisa qualitativa usando como instrumento um questionário aberto com respostas escritas e depoimentos dos professores participantes. Os participantes da pesquisa foram professores coordenadores pedagógicos de cinco escolas de Ensino Médio de Uruguaiana. Após caracterização, análise e interpretação dos dados buscou-se verificar se a atuação dos gestores pedagógicos correspondem as novas necessidades dos alunos, professores e comunidade escolar.

14 4- Resultados 4.1- Percebendo o papel do gestor escolar. De acordo com a opinião de P5 “ O gestor pedagógico tem a função de coordenar o processo pedagógico de sua escola e também estar atento a todas as mudanças que nela acontece.”

15 Para P4 “ O papel do gestor pedagógico é preocupar-se com a aprendizagem dos alunos, deve também promover na escola espaços para que através de estudos os alunos possam construir este conhecimento num ambiente saudável e com um bom relacionamento entre as pessoas.”

16 4.2- Ações na escola que são de responsabilidade dos gestores escolares. Segundo P5 “ A escola deve refletir criticamente suas ações, articular junto com os docentes a construção e reconstrução de uma prática didático- pedagógica que estimulem a aprendizagem dos alunos.

17 De acordo com P2, são praticas pedagógicas escolares : Organizar os espaços administrativos e pedagógicos. Elaborar, com a comunidade escolar, o PPP e o Plano de gestão. Criar e ocupar espaços de interação com a comunidade para atender suas necessidades educacionais. Avaliar com a comunidade escolar, o processo e as ações administrativo- pedagógicas.

18 4.3- A proposta pedagógica é desenvolvida na escola: Pedagogia é um conjunto de meios, técnicas e recursos que auxiliam o professor na tarefa de ensinar seus alunos. Ao construir seu PPP, a escola define sua proposta de trabalho e também os meios para se efetuar a aprendizagem e o processo de avaliação dos alunos.

19 P5 COLABORA COM A ANÁLISE QUANDO DIZ: “Todas as atividades são centradas na proposta pedagógica. Os conteúdos devem considerar o desenvolvimento de competências adequadas às características sociais, culturais e econômicas da comunidade escolar. Aprendizagem interdisciplinar, contextualizada que possibilita a construção de idéias, de conceitos e uma posição crítica e participativa.”

20 4.4- A Escola acompanha as mudanças na educação: Desempenho e qualidade na gestão escolar. A educação ao longo das gerações esta sempre se reinventando, em constante evolução e isto acontece na construção e (re)construção do processo pedagógico.

21 P4 Diz que: “ A escola faz um enorme esforço para acompanhar tais mudanças, mas ainda somos muito limitados: precisamos ser mais valorizados, ouvidos,respeitados como profissionais, visando uma boa administração escolar, mas ainda nos deparamos com vários entraves (falta de recursos humanos e financeiros), e precisamos de maior autonomia”.

22 Para Edgar Morin (1999), a educação para o futuro esta alicerçada no entendimento do conhecimento pertinente, contextualizado, multidimensional, interdependente, interativo e globalizado: portanto não acontece de modo fragmentado e particular.

23 5- Considerações finais As escolas pesquisadas foram unânimes em colocar que ainda vivem num enfoque tradicional de administração: Para tornarem-se mais democráticas precisam de: Orientação continuada Maior valorização profissional Políticas públicas para verbas Professores habilitados para o trabalho pedagógico

24 Segundo Wittmann ( 2006 ), urge reinventar a educação, o sonho, a alegria na construção do novo, da parceria e da emancipação. Esse processo demanda colaboração, co- responsabilidade e solidariedade, que fundam a gestão democrática.


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