A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História de Santa Catarina - II 1 – Revolução Farroupilha e a República Juliana -Laguna - centro abastecedor das tropas e uma saída para o mar. Daí o interesse.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História de Santa Catarina - II 1 – Revolução Farroupilha e a República Juliana -Laguna - centro abastecedor das tropas e uma saída para o mar. Daí o interesse."— Transcrição da apresentação:

1 História de Santa Catarina - II 1 – Revolução Farroupilha e a República Juliana -Laguna - centro abastecedor das tropas e uma saída para o mar. Daí o interesse de incorporá-la à República de Piratini. -A tomada de Laguna – as forças do mar estavam sob o comando de Giuseppe Garibaldi e as de terra por Davi Canabarro. -Instalaram o Governo Provisório da "República Catarinense", sob a presidência de Davi Canabarro. A república durou até março de 1840.

2 2 - Participação de Santa Catarina no movimento republicano Santa Catarina não ficou à margem dos dois grandes temas da época, abolição da escravatura e idéias republicanas. -Foram fundados o Clube de Camboriú, em 1887, o "Clube Republicano Federalista, de Joinville e o "Clube Republicano Esteves Jr.", no Desterro. Dentre os jornais que divulgaram as ideias republicanas apareceram "A Evolução" na capital e o "Blumenauer-Zeitung", em Blumenau.

3 3 - A proclamação e a adesão à República -Logo após o recebimento da notícia da proclamação, os associados do Clube Republicano do Desterro e os oficiais da Guarnição Militar aclamam um triunvirato destinado a assumir o governo catarinense. -A substituição do Presidente da Província ocorreu de forma pacífica. 4 - O primeiro governo republicano -Em 24 de fevereiro de 1891, foi promulgada a Constituição Federal. Em Santa Catarina foi eleito para o governo do Estado, Lauro Müller.

4 5 – Os Federalistas -Em 1892 estoura, no Rio Grande do Sul, uma rebelião contra o Presidente Floriano Peixoto e o Governador Julio de Castilho. -Liderados por Silveira Martins e Gumercindo Saraiva os revolucionários não aceitavam a ditadura de Floriano. -No ano seguinte os federalistas chegam à Santa Catarina e Desterro é proclamada capital provisória do Brasil. -Floriano reage e manda tropas para Santa Catarina. Quase 200 pessoas são fuziladas na Fortaleza de Anhatomirim. -No fim, 1894, Hercílio Luz foi eleito governador pelo voto direto e mudou o nome da capital para Florianópolis.

5 6 - A guerra e a Questão Contestado -Disputa territorial travada entre as províncias do Paraná e Santa Catarina.

6 -Já em 1855, o Paraná afirmava que seu território se estendia por todo o planalto meridional. Em 1910, o Supremo Tribunal dá ganho de causa a Santa Catarina. -Construção da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande. -Em 1912, em Campos Novos, surge o monge José Maria, ex- soldado do Exército, que não aceitava os problemas sociais que atingiam a população sertaneja do planalto. -Um agrupamento começa a se formar em torno do monge e se instalam nos Campos do Irani. Entretanto, esta área estava sob o controle do Paraná. Os paranaenses mobilizam seu Regimento de Segurança. Começa a guerra.

7 Catarinenses ilustres *Anita Garibaldi: Ana Jesus Ribeiro. Ela nasceu em Tubarão/Laguna, em Participou de lutas no Brasil e na Itália ao lado de Giusepe Garibaldi. Anitápolis e Anita Garibaldi são os nomes de dois municípios catarinenses. Anita morreu na Itália em 1849, na Itália. *Vitor Meirelles de Lima: Nasceu em Desterro (atual Florianópolis), em 1831 e faleceu no Rio de Janeiro em Foi pintor famoso e entre suas principais obras destaca-se o quadro da Primeira Missa no Brasil. *João Cruz e Souza: Nasceu em Desterro no ano de 1861 e morreu no Rio de Janeiro em Filho de escravos, tornou-se um poeta. Lutou muito em favor da abolição dos escravos.

8 *Lauro Severiano Müller: Nasceu em Itajaí em 1863 e morreu em Foi o primeiro Governador do Estado de Santa Catarina e também chegou a ser ministro do Brasil. Um município catarinense recebe o seu nome. *Nereu Ramos: nasceu em Lages em 1888 e morreu em Curitiba no ano de Foi Governador do Estado, Senador, Deputado Federal, Vice-presidente da República e, finalmente, Presidente do Brasil. *Franklin Cascaes: Nasceu em Itaguaçu, Florianópolis, em 1908 e faleceu em A partir de 1946, começou sua pesquisa, recolhendo histórias, tradições, e anotando os costumes populares. Das suas pesquisas sobre a atuação das bruxas surgiu o livro O fantástico na Ilha de Santa Catarina em 1979.

9 -Festas Populares em Santa Catarina *Fenachopp (Joinville); Oktoberfest (Blumenau); Fenarreco (Brusque); Schützenfest (Jaraguá do Sul); Marejada (Itajaí); Tirolerfest (Treze Tílias); Kegelfest (Rio do Sul); Oktoberfest de Itapiranga (Itapiranga); Fenaostra (Florianópolis); La Sagra (Rodeio); Festa Trentina (Rio dos Cedros); Festa Pomerana (Pomerode); Festa do Leite (Presidente Getúlio); Festa do Pinhão (Lages); Festa PerTutti (Ascurra); Festa da Cebola (Ituporanga); Festa do Vinho (Urussanga); Festa das Flores (Joinville); Festa do Arroz (Massaramduba); Festa da Banana (Garuva/Corupá); Festa do Pirão (Barra Velha); Festa da Tainha (Barra do Sul); Festa do Marisco (Penha); Festa do Maracujá (Araquari); Festa do Queijo (Laurentino); Festa do Imigrante (Timbó).

10 -Festas em Santa Catarina LagesCapital do Turismo Rural ItuporangaCapital da Cebola IlhotaColônia Belga Balneário de CamboriúMaior balneário do Sul do Brasil / Capital Turística Governador Celso RamosFarra do Boi Balneário de Barra do SulCriação de Faisão Festa da Tainha São Francisco do SulCidade mais antiga do Estado Terceira cidade mais antiga do Brasil AraquariCidade do maracujá

11 -Festas em Santa Catarina JoinvilleCidade dos Príncipes; Cidade das Flores; Capital da Dança; Centro Metal-Mecânico; Manchester Catarinense PenhaBeto Carrero World FraiburgoCapital da Maçã CuritibanosCapital do Alho Treze TíliasCapital Austríaca TubarãoCidade Azul CriciúmaCapital do Carvão Capivari de BaixoCapital Energética (Eletrosul)

12 -Festas em Santa Catarina UrussangaCapital do Vinho GravatalÁguas Termais LagunaCapital da República Juliana; Anita Garibaldi; Farol de Santa Marta; Marco de Tordesilhas; Carnaval ImbitubaRegião Portuária ItajaíPesca da sardinha; porto municipalizado. NavegantesMaior aeroporto do interior de Santa Catarina PomerodeCidade mais alemã do Brasil CanelinhaCentro cerâmico

13 -Festas em Santa Catarina BrusquePrimeira Indústria Têxtil Catarinense / Carlos Renaux Jaraguá do SulCapital da Malha Nova TrentoCentro religioso; primeira beata / Santa Paulina São João BatistaCentro calçadista BlumenauCentro têxtil MassarandubaCapital do Arroz São Bento do SulCapital Moveleira São JoaquimCidade mais fria do Brasil - neve


Carregar ppt "História de Santa Catarina - II 1 – Revolução Farroupilha e a República Juliana -Laguna - centro abastecedor das tropas e uma saída para o mar. Daí o interesse."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google