A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÓPTICA GEOMÉTRICA Professor Dante Deon. Introdução a Óptica Geométrica A Óptica Geométrica é desenvolvida a partir da noção de raio de luz, dos princípios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÓPTICA GEOMÉTRICA Professor Dante Deon. Introdução a Óptica Geométrica A Óptica Geométrica é desenvolvida a partir da noção de raio de luz, dos princípios."— Transcrição da apresentação:

1 ÓPTICA GEOMÉTRICA Professor Dante Deon

2 Introdução a Óptica Geométrica A Óptica Geométrica é desenvolvida a partir da noção de raio de luz, dos princípios fundamentais que regem o comportamento dos raios de luz e de construções geométricas das imagens.

3 Conceitos fundamentais Raios de luz são linhas orientadas que representam, graficamente a direção e o sentido de propagação da luz.

4 Conceitos fundamentais Raios de luz são linhas orientadas que representam, graficamente a direção e o sentido de propagação da luz.

5 Conceitos fundamentais Corpos luminosos: emitem a própria luz. São chamados de fontes primárias de luz. Ex.: o Sol, as estrelas, a chama de uma vela, as lâmpadas elétricas, um raio.

6 Conceitos fundamentais Corpos iluminados: apenas refletem a luz de outros corpos. São chamados de fontes secundárias de luz. Ex.: a Lua, as paredes, as roupas, as pessoas.

7 Conceitos fundamentais Luz simples ou monocromática: de uma só cor, como a luz amarela emitida por lâmpadas de vapor de sódio.

8 Conceitos fundamentais Luz composta ou policromática: de que resulta de superposição de luzes de cores diferentes, como a luz solar (branca).

9 Conceitos fundamentais Meios de propagação Transparentes: a luz passa permitindo visão nítida de objeto através deles.

10 Conceitos fundamentais Meios de propagação Translúcidos: a luz passa, mas não permite visão nítida, por causa do formato ou das impurezas.

11 Conceitos fundamentais Meios de propagação Opacos: a luz não passa por esses meios.

12 Conceitos fundamentais A cor de um corpo A luz branca (luz emitida pelo Sol ou por uma lâmpada incandescente) é constituída por uma infinidade de luzes monocromáticas, as quais podem ser divididas em sete cores principais: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta verde, azul, anil e violeta.

13 Conceitos fundamentais A cor de um corpo A luz branca (luz emitida pelo Sol ou por uma lâmpada incandescente) é constituída por uma infinidade de luzes monocromáticas, as quais podem ser divididas em sete cores principais:

14 Conceitos fundamentais A cor de um corpo

15 Conceitos fundamentais Exemplo: Num recinto à prova de luz externa, iluminado por uma fonte luminosa vermelha, está um indivíduo de visão normal. Sobre uma mesa estão dois discos de papel, sendo um branco e outro azul (sob luz solar). Os discos têm a mesma dimensão e estão igualmente iluminados pela fonte de luz vermelha. Em que cores o indivíduo observará os discos? Resposta: O disco branco é visto vermelho, e o azul parecerá negro.

16 Princípios da Óptica Geométrica Propagação retilínea da luz: num meio transparente a luz se propaga em linha reta, assim, pela figura abaixo onde o observador só enxergará a chama da vela se os orifícios estiverem em linha reta.

17 Princípios da Óptica Geométrica Propagação retilínea da luz A projeção da sombra (S) de um corpo (C) por uma fonte (F) sobre um anteparo (A) evidencia que a luz se propaga em linha reta.

18 Princípios da Óptica Geométrica Propagação retilínea da luz

19 Princípios da Óptica Geométrica Propagação retilínea da luz

20 Princípios da Óptica Geométrica Propagação retilínea da luz: Quando a fonte é extensa (AB), definem-se a sombra, que não recebe luz, e a penumbra, parcialmente iluminada.

21 Princípios da Óptica Geométrica Propagação retilínea da luz: Sombra.

22 Princípios da Óptica Geométrica Propagação retilínea da luz: Penumbra.

23 Princípios da Óptica Geométrica Propagação retilínea da luz: Eclipses.

24 Princípios da Óptica Geométrica Propagação retilínea da luz: Câmara escura de orifício.

25 Princípios da Óptica Geométrica Propagação retilínea da luz: Câmara escura de orifício.

26 Princípios da Óptica Geométrica Princípio da reversibilidade dos raios de luz: a trajetória seguida pela luz independe do sentido de sua propagação.

27 Princípios da Óptica Geométrica Princípio da reversibilidade dos raios de luz: a trajetória seguida pela luz independe do sentido de sua propagação.

28 Princípios da Óptica Geométrica Princípio da independência dos raios de luz: quando raios de luz se cruzam, cada um deles segue seu trajeto como se os outros não existissem.

29 Princípios da Óptica Geométrica Princípio da independência dos raios de luz: quando raios de luz se cruzam, cada um deles segue seu trajeto como se os outros não existissem.

30 Princípios da Óptica Geométrica Exemplo:

31 Princípios da Óptica Geométrica Exemplo:

32 Princípios da Óptica Geométrica Exemplo:

33 Princípios da Óptica Geométrica Exemplo:

34 Princípios da Óptica Geométrica Exemplo


Carregar ppt "ÓPTICA GEOMÉTRICA Professor Dante Deon. Introdução a Óptica Geométrica A Óptica Geométrica é desenvolvida a partir da noção de raio de luz, dos princípios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google