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Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.

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1 Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil?
Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo

2 Currículo e Educação Infantil a concepção de Tisuko Morchida Kishimoto
caminho, direção que orienta o percurso para atingir certas finalidades. E.U.A. – conjunto de experiências que o adquire sob a responsabilidade da escola. EUROPA – programa, plano de estudos: diferentes sentidos.

3 Na Educação Infantil Currículo: “Explicação de intenções que dirige a organização da escola visando colocar em prática experiências de aprendizagem consideradas relevantes para crianças e seus pais” Programa: linhas de trabalho Proposta Pedagógica: explicitação de qualquer orientação presente na escola ou na rede.

4 O currículo de uma Instituição de Educação Infantil deve:
Garantir o respeito às individualidades Opções psicológicas, socioculturais, epistemológicas e políticas Relações da escola com a sociedade Deve incluir tudo que se pretende oferecer para a criança aprender Explicitar de concepções: educação avaliação o que ensinar? como? criança

5 Currículo e Educação Infantil: a concepção de Oliveira
Currículo Educacional: Balizador de atividades Roteiro de viagem “Envolve modos distintos de encarar o homem e a sociedade, de conceber o processo de transmissão e elaboração do conhecimento e de selecionar os elementos da cultura com que necessariamente a escola trabalha” Deve explicitar a fundamentação teórica e as alternativas de estruturação do ambiente físico-social de aprendizagem e desenvolvimento das crianças

6 Currículo e Educação Infantil a concepção de Maria Lúcia Machado
Uma série de hipóteses Pontos de partida Conjunto de princípios e ações Princípios: Concepções de infância, desenvolvimento, aprendizagem, ensino Papel da instituição, da família e da comunidade Ações: Observar, selecionar, escolher, decidir, fazer

7 Machado adota o termo: Projeto educacional-pedagógico intenção e compromisso Três planos: definição de políticas: história e função da instituição, princípios, objetivos. procedimentos: prioridades, eixos, diretrizes, formas de organização do tempo e espaço. ação cotidiana: seleção de temas, organização das atividades, materiais.

8 Currículo, Proposta Pisicopedagógica e Educação Infantil a concepção de A. M. Mello
Opção pela aprendizagem significativa Defende a idéia de currículo aberto Proposta Psicopedagógica: orientadora dos princípios e objetivos gerais fornecer caminhos de adequação à diversidades de situações possíveis e especificidades regionais Fatores orientadores: A realidade dos equipamentos de Educação Infantil A formação e opção pedagógica dos educadores As necessidades biopsicosociais das crianças de 0 a 6 anos

9 Currículo e Educação Infantil a concepção de Sônia Kramer
Currículo: Proposta pedagógica, caminho Contém: bases teóricas, diretrizes práticas, aspectos técnicos que viabilizam sua concretização Possui uma história Nasce de uma realidade Busca respostas – diálogo Revela dificuldades Explicita valores Expressa uma vontade política

10 Fala social e humana – inacabado
Caminho a construir Contém um projeto político de sociedade Possui um conceito de cidadania, de educação e de cultura Precisa ser construída com todos os sujeitos: crianças e adultos, professores, educadores, profissionais não docentes, famílias, comunidades Implica em pensar a formação permanente dos professores Precisa partir de concepção de infância como categoria social

11 Currículo: Palavra polissêmica, carregada de sentidos construídos em espaços e tempos distintos Sua evolução não é cronológica, mas relaciona-se às contradições dos momentos históricos Vários significados em um mesmo momento Deve explicitar os conceitos de infância, homem, educação, educação infantil, conhecimento, cultura, desenvolvimento infantil, função da instituição em relação à criança, à família, à comunidade Necessidade de se considerar aspectos institucionais/organizacionais: recursos humanos, materiais e financeiros Necessidade de participação dos sujeitos envolvidos


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