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1. 2 3 Aquisições 4 5 6 LINHA EXISTENTE 7 Dimensionamento da Frota para Percursos Longos (Tc > Tp) O tempo de viagem de ida mais volta (Tv )mais.

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3 3 Aquisições

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6 6 LINHA EXISTENTE

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8 Dimensionamento da Frota para Percursos Longos (Tc > Tp) O tempo de viagem de ida mais volta (Tv )mais os tempos de descanso e recuperação de atrasos (Td) é chamado de Tempo de Ciclo (Tc). Para tempo de ciclo menor ou igual a duração do período de pico a frota no pico (V) é dada pela fórmula anterior: V=Tc/Hp Hp = Intervalo (headway) necessário no período de pico. Para tempo de ciclo maior que a duração do período de pico a frota no período de pico é calculada por: V = [(Tp/Hp) + (Tc – Tp)/Hf] Tp = duração do período de pico (em minutos); Hf = Intervalo (headway) necessário no período subseqüente ao período de pico (em minutos). Exemplo: Tc = 80 min.; Tp = 60 min.; Hp = 6 min.; Hf = 10 min. V= [(60/6) + (80-60)/10] = 12 veículos. 8

9 Projeto de novas Linhas Exemplo: Frequência mínima de 2 veículos por hora, com capacidade de 80 usuários. Em região onde sejam gerados 200 pass/hora/km 2, a área a ser coberta será = 80x2/200 = 0,8 km 2 Para uma área de 0,4 km de largura, a extensão da linha teria 2 km. Se a área tivesse a extensão de 6 km, poderia haver uma única linha, mas com frequência de 6 veículos por hora, percorrendo no total 72 km (12x6) por hora ou 3 linhas cada uma com a frequência de 2 veículos por hora e atendendo áreas individuais de 0,8 km 2 percorrendo no total 48 km (12x2 + 8x2 + 4x2) por hora. Com 1 linha só o percurso total é 50% maior, concluindo-se que cada linha deve atender áreas que gerem demandas suficientes apenas para a operação com a frequência mínima estabelecida. A largura máxima de cada área deve observar as distâncias máximas de caminhada (se possível < 500m). 9

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12 12 2.1) Horários de Operação dos Blocos

13 13 2.2) Horários de Operação da Linha

14 14 2.3) Horários de Operação de cada Veículo da Linha

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20 WPLEX Software Rodovia SC 401, 8600 Corporate Park bloco 5 sala 101 CEP Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis - SC 20

21 Portal do Software Público Brasileiro SGF –LRN Otimização do controle da frota municipal em todos os órgãos da administração pública de Fortaleza em um ambiente único baseado em Software Livre. 21

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24 Perguntas – Frotas e Horários 1)Porque é importante a elaboração dos horários dos transportes públicos? 2)Quais os principais passos executados pelo setor encarregado da elaboração dos horários? 3)Quais os elementos utilizados na descrição da linha para definição dos horários? 4)Quais os dados básicos para a definição das freqüências? 5)O dimensionamento da frota é baseado em que elementos? 6)Para que são utilizados os guias de marcha? 7)Utilizando o exemplo de guia de marcha dado, procure apresentar outro exemplo. 8)Que relatórios podem ser apresentados a partir do guia de marcha? 24

25 9)Para que servem as fichas do veículo? 10)Como é efetuada a alocação dos motoristas e cobradores? 11)Que instrumento é utilizado para os cálculos dos salários dos motoristas e trocadores? 12)Além do tempo de operação, que outros tempos devem ser considerados nos cálculos dos pagamentos de motoristas e cobradores? 13)Quais são os principais passos a serem seguidos para a definição das ordens de serviço semanais? 14)Cite alguns programas de computador usados na definição dos horários dos transportes públicos. 15)Quais as principais vantagens do uso de computadores e técnicas de pesquisa operacional na definição dos horários e dimensionamento das frotas de coletivos? 25 Perguntas – Frotas e Horários(cont.)

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