A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação Publicitária I Aula 01 Profa. Esp. Cláudia Adriane Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação Publicitária I Aula 01 Profa. Esp. Cláudia Adriane Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Redação Publicitária I Aula 01 Profa. Esp. Cláudia Adriane Souza

2 A AGÊNCIA DE PUBLICIDADE A AGÊNCIA DE PUBLICIDADE é a organização especializada na arte e técnica da propaganda, que se estrutura especialmente para este fim, reunindo profissionais especializados de diversas áreas. Sua maior função é criar publicidade. (SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z).

3 Breve histórico Hoje em dia, os anunciantes têm à sua disposição uma variedade de agências de publicidade, mas nem sempre foi assim. No final do século XIX que elas começaram a surgir, mais precisamente nos Estados Unidos, com forte influência britânica. Não eram agências como as de hoje, eram pequenas empresas. Seu principal veículo de comunicação era constituído de corretores que carregavam placas de madeira em seus ombros com mensagens publicitárias ambulantes: os homens- sanduíche.

4 Homem-sanduíche no final do século XIX Os homens-sanduíche vestiam-se elegantemente para transmitir veracidade e confiança aos anúncios.

5 Homens-sanduíche no início do século XX A foto acima mostra 30 homens-sanduíche alinhados para promover uma marca de cigarro em Londres. Eles se espalhavam por toda a cidade.

6 Homem-sanduíche atualmente no Brasil Infelizmente, no Brasil de hoje, é assim que vemos os homens-sanduíche. Eles raramente estão entre as ações criadas pelas agências de nosso país.

7 Homens-sanduíche atualmente em outros países Algumas cidades mundo afora não permitem essas atividades em suas ruas, mas em outras elas se tornaram quase um patrimônio das zonas comerciais.

8 Homens-sanduíche atualmente em outros países

9 Voltando às agências Desde os homens-sanduíche aos dias de hoje, as agências evoluíram bastante e dispõem de muitas estratégias para atingir os objetivos de seus clientes. Elas têm de ser cada vez mais ágeis, enxutas e criativas, pois os clientes encontram-se em um mercado cada vez mais competitivo, onde os consumidores mostram-se cada vez mais exigentes.

10 Os departamentos de uma agência Como vimos em nossa disciplina introdutória, uma agência de publicidade pode ter vários departamentos, mas os principais são: Atendimento; Mídia; Criação; Planejamento; Produção (Gráfica /RTVC).

11 A Criação Neste departamento surgem as ideias que serão transformadas em peças publicitárias isoladas ou campanhas. Ele conta com pelo menos dois profissionais, o Redator e o Diretor de Arte, a tão famosa Dupla de Criação, que normalmente é coordenada pelo Diretor de Criação.

12 A Dupla de Criação O Redator é o responsável pela criação dos textos das peças publicitárias (títulos, slogans, roteiros e outros textos) e o Diretor de Arte pela criação da parte visual.

13 Bill Bernbach, o pai da Dupla de Criação O conceito de Dupla de Criação surgiu em Nova York, após a Segunda Guerra Mundial, na agência Doyle Dane Bernbach (hoje, o poderoso grupo DDB). Comandada pelo criativo Bill Bernbach, a DDB revolucionou o jeito de fazer propaganda no mundo. Diretor de Arte e Redator trabalhando juntos: ambos desenvolvem um conceito, que é desdobrado por intermédio de duas especialidades distintas que se completam.

14 Atividades da Dupla de Criação O bom relacionamento da dupla depende de três fatores: respeito, confiança e entrosamento. Além de criar as peças publicitárias, muitas vezes, a Dupla de Criação também é responsável pela defesa das campanhas perante o cliente, ou seja, é comum que o Redator e o Diretor de Arte se encarreguem de explicar e demonstrar a estratégia utilizadas nos anúncios.

15 Fugindo às regras Algumas agências adotam outro sistema: os grupos de criação, envolvendo mais de duas pessoas. Elas acreditam que um número maior de pessoas envolvidas agiliza o processo. Na realidade, não há regras. O processo de criação pode envolver dois Redatores e um Diretor de Arte, dois Diretores de Arte e um Redator, ou até mais do que três profissionais.

16 O Papel do Redator Para o Redator realizar bem a sua função, somente a criatividade não basta. É preciso realizar pesquisas e ter empenho para que sejam criados os textos adequados às necessidades de cada cliente. É necessário que haja entendimento do problema do cliente, conhecimento do produto/serviço e do público ao qual ele é dirigido.

17 Pré-requisitos para um bom Redator Pleno domínio do idioma; Grande capacidade de observação; Senso de oportunidade; Manter-se atualizado em diversos assuntos; Capacidade de trabalhar em equipe; Agilidade de raciocínio; Grande poder de síntese.

18 Referências CIDADE, Marco Aurélio. Redação publicitária: o que faltava dizer. São Paulo: Saraiva, SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. 3 ed. Rio de janeiro: Campus,


Carregar ppt "Redação Publicitária I Aula 01 Profa. Esp. Cláudia Adriane Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google