A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática Telma Renei Soares Pereira de Sales Graduada em História - UESB Graduanda em Matemática - UESB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática Telma Renei Soares Pereira de Sales Graduada em História - UESB Graduanda em Matemática - UESB."— Transcrição da apresentação:

1 Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática Telma Renei Soares Pereira de Sales Graduada em História - UESB Graduanda em Matemática - UESB

2 Afetividade e Matemática No final da década de 80, grande parte das pesquisas em Didática da Matemática, mostra claramente que as questões afetivas têm um papel essencial no ensino e na aprendizagem da matemática

3 O Domínio Afetivo Problema constante na compreensão do afeto no ensino e na aprendizagem da matemática; Várias definições estão sendo utilizadas: 1.educadores de taxionomia dos objetivos da educação: âmbito da afetividade (Knathwohl, Bloom e Masia); O domínio afetivo inclui atitudes, crenças, considerações, gostos, preferências, emoções sentimentos e valores;

4 O Domínio Afetivo 2. Do ponto de vista dos franceses, o domínio afetivo é uma categoria geral em que seus componentes servem para compreender e definir o domínio.

5 O Domínio Afetivo Domínio Afetivo Desenvolvimento Social Motivação Atitudes e Valores As emoções e os sentimentos Desenvolvimento Pessoal Comportamento Moral e Ético

6 O Domínio Afetivo 3. Hart (1989) e H.A. Simon (1982) Para a psicologia ou para a matemática o termo Domínio Afetivo possui significados diferentes: Não se estuda o mesmo fenômeno Ansiedade Dentro do mesmo campo Respostas atitudinais Alguns casos que é descrita como emoção intensa Utilizando a mesma terminologia

7 O Domínio Afetivo 4. Dimensão afetiva McLeod (1989, 1992) e Krathwohl e outros (1973) ATITUDESEMOÇÕES Extensa categoria de sentimentos e humor CRENÇAS

8 Crenças Crenças Matemáticas -Conhecimento subjetivo implícito do indivíduo; -Tal conhecimento está baseado na experiência. Crenças sobre a matemática - Geralmente envolvem pouco componente afetivo (dependendo do contexto no qual o afeto se envolve;

9 Crenças Crenças dos estudantes ( e do professor) Confiança; Auto conceito e atribuição causal do sucesso e do fracasso escolar.

10 Atitude na Educação Matemática Podemos observar por meio dos instrumentos de medição, que são elaborados para medir componentes específicos da atitude; Atitude como uma predisposição avaliativa (positiva / negativa) determina intenções pessoais e influi no comportamento.

11 Atitude na Educação Matemática A Atitude consta de três componentes: COGNITIVO Crenças e Atitudes AFETIVO INTENCIONAL Sentimentos e Aceitação ou Repúdio Comportamento

12 As atitudes podem se caracterizar: EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA Valorização Apreço Interesse Curiosidade Satisfação Afetivo

13 ATITUDES MATEMÁTICAS Cognitivo Flexibilidade do pensamento Abertura mental Paixão Objetividade Espírito Crítico As atitudes podem se caracterizar:

14 Emoções São respostas organizadas além da fronteira dos sistemas psicológicos, incluindo o fisiológico + o cognitivo + o motivacional + o sistema experiencial = Daí surgem como resposta a um conhecimento, interno ou externo, sendo positiva ou negativa para o indivíduo.


Carregar ppt "Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática Telma Renei Soares Pereira de Sales Graduada em História - UESB Graduanda em Matemática - UESB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google