A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELO DESEMPENHO PRODUTIVO NA RECRIA DE BOVINOS SUPERPRECOCES RECEBENDO DIFERENTES FONTES DE AMIDO 1 João Silveira da Silva 2, Marcus Ribeiro Pavanelli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELO DESEMPENHO PRODUTIVO NA RECRIA DE BOVINOS SUPERPRECOCES RECEBENDO DIFERENTES FONTES DE AMIDO 1 João Silveira da Silva 2, Marcus Ribeiro Pavanelli."— Transcrição da apresentação:

1 MODELO DESEMPENHO PRODUTIVO NA RECRIA DE BOVINOS SUPERPRECOCES RECEBENDO DIFERENTES FONTES DE AMIDO 1 João Silveira da Silva 2, Marcus Ribeiro Pavanelli 3, Carlos Santos Fonseca 4, Roberto Garcia Medeiros 5, Joana Costa Pio 2 1 Projeto financiado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB 2 Graduando (a) pela UESB, Itapetinga, BA. Bolsista CNPq/FAPESB Mestrando do PPZ/UESB, Itapetinga, BA. Bolsista FAPESB. 4 Doutorando do PPZ/UESB, Itapetinga, BA. Bolsista CAPES. 5 Professor do DTRA/UESB, Itapetinga, BA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB Campus de Itapetinga Logotipo ou símbolo da instituição a qual maior parte dos autores pertencem ou que foi realizada a pesquisa. INTRODUÇÃO Dentre as alternativas para a redução da idade de abate de bovinos de corte, o confinamento é uma tecnologia largamente aceita entre os produtores, possibilitando maior eficiência biológica dos animais, além do melhor gerenciamento e planejamento do sistema produtivo da propriedade. Bovinos superprecoces são animais que, imediatamente após o desmame, são terminados em confinamento e abatidos antes dos... CONCLUSÃO MATERIAL E MÉTODOS Houve efeito das fontes de amido, milho e sorgo, para todas variáveis estudas (P<0,05), sendo elas peso corporal final (PCF), GP, GMD e EA. Os animais que receberam milho como fonte de amido no concentrado apresentaram maiores ganho de peso e eficiência alimentar. As médias de PCF... Recomenda-se a utilização do milho como fonte de amido no concentrado, pois proporcionou maiores ganhos de peso e eficiência alimentar que o sorgo, na fase de recria de bovinos superprecoces. O experimento foi conduzido no setor de bovinocultura... Os dados foram analisados por meio de análise de variância, para comparar as médias das variáveis e verificar o seu efeito em nível de 5% de significância; utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas – SAEG (RIBEIRO JÚNIOR, 2001). RESULTADOS E DISCUSSÃO A interação fonte de amido no concentrado × classe sexual não foi significativa (P>0,05) para nenhuma das variáveis estudadas. Desta forma, os efeitos do milho e sorgo como fonte de amido no concentrado foi avaliado e discutido independentemente da classe sexual. Constam na Tabela 1 as médias e os coeficientes de variação do desempenho produtivo dos bovinos superprecoces recebendo duas fontes de amido no concentrado. OBJETIVO Avaliar o desempenho produtivo dos bovinos superprecoces na fase de recria alimentados com milho ou sorgo como fonte de amido no concentrado. Tabela 1 - Médias de peso corporal inicial (PCI), peso corporal final (PCF), ganho de peso (GP), ganho médio diário (GMD) e eficiência alimentar (EA) em função da fonte de amido no concentrado durante a fase de recria de bovinos superprecoces REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS RIBEIRO JÚNIOR, J.I. Análises estatísticas no SAEG (Sistema para análises estatísticas). Viçosa, MG: UFV, p.... AGRADECIMENTOS À Universidade…


Carregar ppt "MODELO DESEMPENHO PRODUTIVO NA RECRIA DE BOVINOS SUPERPRECOCES RECEBENDO DIFERENTES FONTES DE AMIDO 1 João Silveira da Silva 2, Marcus Ribeiro Pavanelli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google