A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRÉCIA: Esparta e Atenas. Esparta Sociedade Espartana Rígida disciplina militar Espartanos eram proprietários das melhores terras, eram políticos e militares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRÉCIA: Esparta e Atenas. Esparta Sociedade Espartana Rígida disciplina militar Espartanos eram proprietários das melhores terras, eram políticos e militares."— Transcrição da apresentação:

1 GRÉCIA: Esparta e Atenas

2 Esparta

3 Sociedade Espartana Rígida disciplina militar Espartanos eram proprietários das melhores terras, eram políticos e militares e exerciam poder religioso. Únicos que possuíam cidadania e direitos políticos.

4 organização Periecos: dedicavam-se ao comércio e ao artesanato Hilotas: camada inferior da sociedade espartana

5 Estrutura política da pólis Diarquia: dois reis com funções militares e religiosas; Gerúsia: espartanos com idade superior a 60 anos- funções administrativas, legislativas e judiciárias; Eforato: grupo de cinco cidadãos que fiscalizavam os reis e aplicavam a justiça; Apela: espartanos com idade superior a 30, elegia membros da gerúsia e eforato

6 Atenas

7 Sociedade ateniense A proximidade do mar e a existência do do Porto de Pireu facilitaram o comércio marítimo e potencializaram as influências externas. Monarquia – oligarquia – democracia- reivindicação de artesãos e comerciantes de participação no governo.

8 Organização Eupátridas: apenas homens atenienses que fossem filhos de atenienses e grandes proprietários de terras e de escrevos; Georgóis: pequenos proprietários de terra que perdiam suas propriedades e se tornavam escravos por dívidas Thetas: marginalizados e desempregados Metecos: estrangeiros que se dedicavam ao comércio. Escravos: prisioneiros de guerra, endividados e filhos de escravos

9 Conflito de classes Drácon: criou o primeiro conjunto de leis escritas da história ateniense. Sólon: desencadeou reformas como o fim da escravidão por dívidas, a devolução de terras confiscadas por dívidas, a reforma monetária, a criação do sistema de pesos e medidas

10 Democracia- governo do povo Desencadeou-se devido a grandes insatisfações de diversas classes sociais Tendo como mentor Clístenes atenas foi dividida em dez distritos e instituiu um conselho com 500 membros para propor projetos de leis. Formou o legislativo, havia uma assembleia com todos os cidadãos para discutir projetos de lei. Ideia de ostracismo – perda de direitos políticos caso ameaçasse o regime político de Atenas. Só votavam atenienses de nascimento, do sexo masculino e maiores de idade.

11 Grécia e suas influências

12 jogos

13

14 arquitetura

15

16 Teatro

17

18 filosofia

19

20 Literatura

21


Carregar ppt "GRÉCIA: Esparta e Atenas. Esparta Sociedade Espartana Rígida disciplina militar Espartanos eram proprietários das melhores terras, eram políticos e militares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google