A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo Intermediário: TV e Vídeo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo Intermediário: TV e Vídeo."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo Intermediário: TV e Vídeo

2 Objetivos: Explorar o processo de construção de projetos didáticos, utilizando, de forma integrada, as diversas mídias (rádio, televisão, impresso, sítios web) Conhecer o potencial pedagógico dos recursos áudio visuais e integra-las ao currículo. Contribuir para a formação de profissionais em educação capazes de produzir projetos, e estimular a produção dos estudantes, nas diferentes mídias

3 Módulo Intermediário: TV e Vídeo Estrutura do Módulo: 1.O que é a TV Escola 2. Elaborando Projetos 3.Pedagogia de Projetos 4.Prática de Projetos Educacionais 5.Prática de Projetos Educacionais - Educação Áudio Visual 6.Prática de Projetos Educacionais - Educação, Tecnologia e Currículo 7.INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS AO PROJETO DIDÁTICO 3.1.Quais mídias escolher? 3.2.Além das mídias, os gêneros 3.3.Relação gênero, suporte, linguagem

4 Módulo Intermediário: TV e Vídeo Estamos deslumbrados com o computador e a Internet na escola e vamos deixando de lado a televisão e o vídeo, como se já estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importantes ou como se já dominássemos suas linguagens e sua utilização na educação. A informação e a forma de ver o mundo predominantes no Brasil provêm fundamentalmente da televisão. Ela alimenta e atualiza o universo sensorial, afetivo e ético que crianças e jovens – e grande parte dos adultos – levam para a sala de aula. A TV tem uma forma mais despretensiosa e sedutora, é muito mais difícil para o educador contrapor uma visão mais crítica, um universo mais abstrato, complexo e na contramão da maioria como a escola se propõe a fazer.

5 Módulo Intermediário: TV e Vídeo A TV Escola é um Programa da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação, que está disponível desde 1996, dirigido à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública. Este recurso didático permite à escola entrar em sintonia com as grandes possibilidades pedagógicas oferecidas pela Educação a Distância.

6 Módulo Intermediário: TV e Vídeo Desenvolver, produzir e disseminar conteúdos, programas e ferramentas para a formação inicial e continuada à distância; Melhorar a qualidade da educação; Propiciar uma educação voltada para o progresso científico e tecnológico; Valorizar os profissionais da educação; Capacitação, atualização, aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública de Ensino Fundamental e Médio e o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. A TV Escola, objetivos:

7 Módulo Intermediário: TV e Vídeo Titulo da série Resumo Palavras-chave Nível de ensino Modalidade Componente curricular Disciplinas relacionadas QUANDO USAMOS OS RECURSOS DA TV ESCOLA ENCONTRAMOS

8 Módulo Intermediário: TV e Vídeo Para o ensino fundamental (inicial): Alfabetização, artes, ciências naturais, educação física, geografia, história, língua portuguesa, matemática, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, saúde. Para o ensino fundamental (final): Artes, ciências naturais, educação física, ética, geografia, história, língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, saúde. CURRÍCULO

9 Módulo Intermediário: TV e Vídeo Áreas /disciplinas relacionadas aos componentes curriculares trabalhados em sala de aula. CURRÍCULO

10 Módulo Intermediário: TV e Vídeo Criar um roteiro dos aspectos importantes do vídeo: Duração da atividade; O que o aluno poderá aprender com esse vídeo; Conhecimento prévios trabalhados pelo professor com os alunos; Conceitos que estão embutidos no tema do vídeo Estratégias e recursos da aula/descrição das atividades; Questões para discussão. COMO TRABALHAR COM O VÍDEO

11 Módulo Intermediário: TV e Vídeo Listar os objetivos da atividade; Habilidades que devem ser desenvolvidas, para atingir determinadas competências. Exemplo: o objetivo é desenvolver o raciocínio lógico-matemático. Listar quais habilidades devem ser desenvolvidas nas atividades para atingir as competências Aspectos relevantes do vídeo

12 Módulo Intermediário: TV e Vídeo Listar questionamentos; Perguntas, conceitos e outras problematizações; Como esses conhecimentos prévios serão trabalhados; Listar os elementos para os quais os alunos devem atentar antes da exibição do vídeo Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor

13 Módulo VI: Vivenciando o Desenvolvimento de Projeto com Mídias Integradas na Educação Integração das Mídias ao Projeto Didático Quais mídias escolher? É preciso ressaltar que esta integração das tecnologias de informação e comunicação às práticas pedagógicas com projetos não acontece de forma espontânea. É algo que deve se realizar levando-se em consideração a natureza do projeto, a infra- estrutura da escola, o objetivo didático a ser alcançado e os interesses dos estudantes

14 Módulo VI: Vivenciando o Desenvolvimento de Projeto com Mídias Integradas na Educação Integração das Mídias ao Projeto Didático Projeto: Folclore Objetivo geral: produzir um vídeo de três minuto sobre a Festa Junina (ou sobre outro tema).

15 Módulo VI: Vivenciando o Desenvolvimento de Projeto com Mídias Integradas na Educação Integração das Mídias ao Projeto Didático Projeto: Folclore Objetivos pedagógicos: familiarizar-se com a escrita do gênero textual "roteiro" explorar elementos característico da narrativa verbal e não - verbal

16 Módulo VI: Vivenciando o Desenvolvimento de Projeto com Mídias Integradas na Educação Integração das Mídias ao Projeto Didático Projeto: Folclore Recursos técnicos: filmadora, celular, máquina fotográfica, webcam. etc.. software para edição de vídeo

17 Módulo VI: Vivenciando o Desenvolvimento de Projeto com Mídias Integradas na Educação Integração das Mídias ao Projeto Didático Projeto: Folclore Etapas: Discussão da proposta com a turma Fazer a filmagem, gravação (depoimentos, fotos etc.. Escrever roteiro Captar as imagens Montar as fotos Sonorização Testes.. Socialização

18 Módulo VI: Vivenciando o Desenvolvimento de Projeto com Mídias Integradas na Educação Referências Bibliográficas: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Pedagogia de projetos e integração de mídia. Disponível em: Acesso em 26/09/2005. BELLONI, M. L. (2001) O que é mídia-educação / Maria Luiza Belloni - Campinas, SP: Autores Associados (Coleção polêmicas do nosso tempo; 78) DIZARD, W. P. (1998) A nova mídia : a comunicação de massa na era da informação / Wilson Dizard Jr.; tradução [da 2ª ed.], Edmond Jorge; revisão técnica, Tony Queiroga - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. MC LUHAN (1979), M. Os meios de comunicação como extensões do homem. 5ª ed. São Paulo, Cultrix (trad. Brasileira). SANTAELLA, L (1992). Cultura das mídias (2ª. Ed. 1996) SP: Experimento. Para a delimitação de terminologias foram consultados alguns pesquisadores por correio eletrônico, livros, bem como dicionários e enciclopédias eletrônicas (Houaiss, TechWeb (http://content.techweb.com) e Wikipedia (http://www.wikipedia.org).


Carregar ppt "Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo Intermediário: TV e Vídeo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google