A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens"— Transcrição da apresentação:

1 7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva 1.Ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros desenvolve a inteligência e a imaginação. 2. Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem. 3. As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo. 4. Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros. 5. Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio. 6. Os laços afetivos entre as crianças , os jovens e os adultos que lhes leem tornam-se mais fortes. 7. A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão. 7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens Mais Leitores, melhores leitores.

2 Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva
As Bibliotecas Escolares são espaços de apoio à atividade letiva, de promoção da autonomia dos alunos na construção da sua aprendizagem e de ocupação de tempos livres. O acesso às BEs é livre para toda a comunidade educativa desde que devidamente identificados. Cada utilizador pode requisitar até 3 livros de cada vez pelo prazo de quinze dias. Os utilizadores podem renovar o empréstimo. Todos devem contribuir para melhorar a organização das BEs apresentando sugestões. Mais Leitores, melhores leitores.

3 Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva
Serviços prestados na biblioteca: EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO APOIO À PESQUISA E REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ATENDIMENTO INDIVIDUAL VISUALIZAÇÃO DE FILMES AUDIÇÃO DE MÚSICA IMPRESSÕES DE TRABALHOS Formação de utilizadores: monitores LIVROS PNL/METAS PARA A SALA DE AULA ABERTURA À COMUNIDADE Mais Leitores, melhores leitores.

4 Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva
No agrupamento há cinco Bibliotecas Escolares: · EB de Moure e Ribeira do Neiva · EB Ribeira do Neiva · Centro Escolar de Moure · Centro Escolar de Ribeira Neiva · EB1 Parada Gatim Mais Leitores, melhores leitores.

5 Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva
Projetos de promoção de leitura no agrupamento: Biblioteca Itinerante – EB1 e JI. Ler para bebés (com as famílias). Quiosque de Leituras (com as famílias). PNL/aler+. LLD – Leva-me, Lê-me, Devolve-me. Dormir, Dormir, Ler e Sonhar. Bibliovida para todos - NOVO. Mais Leitores, melhores leitores.

6 Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva
O nosso agrupamento é uma escola aLER+ e nesse âmbito desenvolve, de forma sistemática, um conjunto de projetos e atividades no sentido da promoção de hábitos de leitura. Mais Leitores, melhores leitores.

7 Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva
No Jardim de Infância todas as crianças do nosso agrupamento levam livros para casa. São ocasiões excecionais para criar laços e despertar o gosto pela leitura. No 1.º ciclo todos os nossos alunos requisitam livros, a seu gosto. No 2.º e 3.º ciclo, os alunos fazem um contrato de leitura na disciplina de português. No âmbito desse contrato leem, pelo menos, um livro por período. Em sessões acordadas partilham as suas leituras com seus colegas e professor. Também requisitam, livremente, livros nas suas bibliotecas. Mais Leitores, melhores leitores.

8 Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva
Um projeto de leitura faz-se de ações coordenadas entre departamentos e bibliotecas. Escriturália – oficinas de escrita criativa; Fórum de leitura/ contrato de leitura; Maratona de leitura; Visita de escritores; Formação de utilizadores - usar a BE; o catálogo; fazer trabalhos de pesquisa; Livros para cumprir as metas curriculares; Livros para ler por PRAZER. Mais Leitores, melhores leitores.


Carregar ppt "7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google