A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Que é vida? EE Nossa Sra da Penha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Que é vida? EE Nossa Sra da Penha"— Transcrição da apresentação:

1 O Que é vida? EE Nossa Sra da Penha
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 1o Ano – 1º Bimestre Aula 1 O Que é vida? EE Nossa Sra da Penha Do UOL, em São Paulo – 09/12/2013 Ilustração mostra concepção de possível extensão de lago nos primórdios da cratera Gale, em Marte. [...] um lago com capacidade de abrigar vida, tendo teoricamente permitido que micróbios habitassem e se reproduzissem em suas águas.

2 É possível definir vida?
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 01 É possível definir vida? A biologia é a ciência que estuda a vida e suas características. O Círculo no símbolo representa a união e a perfeição. A estrutura do DNA forma um espermatozoide que fecunda o ovócito (círculo azul), simbolizando uma nova vida. A folha verde na base do círculo representa os seres fotossintetizantes, base da cadeia alimentar. A espiral dentro da folha é o símbolo da evolução e do progresso. O azul é a cor da biologia e o verde é a cor universal de representação da natureza.

3 Biologia: ciência da vida
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 02 Biologia: ciência da vida Entender a vida e seus mistérios nos desperta para olharmos o mundo com mais responsabilidade.

4 Características dos seres vivos
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 03 Características dos seres vivos Os seres vivos apresentam uma série de características típicas que permitem distingui-los dos seres não vivos. Ordem. A foto abaixo mostra em detalhe, um girassol, ilustrando a estrutura altamente ordenada, que caracteriza a vida.

5 Características dos seres vivos
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 04 Características dos seres vivos Evolução – modificações apresentadas nos seres vivos ao longo das gerações, que influenciam a capacidade do organismo sobreviver e se reproduzir.

6 Características dos seres vivos
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 05 Características dos seres vivos Reação – capacidade de receber estímulos do meio e reagir a eles. Movimento – os animais multicelulares ou unicelulares têm seus movimentos característicos sendo rápidos ou lentos.

7 Características dos seres vivos
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 06 Características dos seres vivos Reprodução Sexuada – participação de 2 indivíduos, as células reprodutivas são chamadas de gametas (feminino e masculino), conhecidas também por células germinativas. Reprodução Assexuada – participação de um único indivíduo, gera clones e não há variabilidade genética.

8 BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller
06 Reprodução Assexuada Participação de um único indivíduo, gera clones e não há variabilidade genética.

9 Características dos seres vivos
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 07 Características dos seres vivos Homeostase – Parte das respostas a reação ajuda a manter as condições de seu corpo dinamicamente estáveis, por exemplo, em relação a temperatura ou a quantidade de sais minerais. É a capacidade do organismo se manter em condições internas apropriadas.

10 Características dos seres vivos
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 08 Características dos seres vivos Anabolismo – síntese ou produção de substâncias utilizadas para o crescimento do organismo. Catabolismo – degradação ou quebra de substâncias, com liberação da energia necessária as funções orgânicas.

11 Características dos seres vivos
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 09 Características dos seres vivos Crescimento – pluricelulares, além de aumentarem de tamanho, devido a multiplicação celular, também se desenvolvem. Desenvolvimento – ocorre a diferenciação celular, células se tornam especializadas em desenvolver determinadas funções.

12 Características dos seres vivos
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 10 Características dos seres vivos Composição química – assim como os objetos não vivos do mundo natural, a matéria que constitui os seres vivos também é formada por átomos de diversos elementos químicos. As combinações dos átomos constituem uma variedade de moléculas orgânicas. Guanina

13 Características dos seres vivos
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 11 Características dos seres vivos Organização celular – os seres vivos apresentam elevado grau de organização. O nível mais básico de organização vital é o das células. A célula é a unidade fundamental da vida.

14 BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller
12 Problema Como você viu na imagem, texto e os conceitos aprendidos, cientistas buscam saber se há ou se houve vida em Marte e procuram identificar evidências de vida ou de algumas características – parecidas com as da Terra – indispensáveis para a vida. Em sua opinião, que características são essas?

15 Níveis de organização biológica
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 13 Níveis de organização biológica

16 Níveis de organização biológica
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 14 Níveis de organização biológica

17 Níveis de organização biológica
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 15 Níveis de organização biológica

18 Níveis de organização biológica
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 16 Níveis de organização biológica

19 Níveis de organização biológica
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 17 Níveis de organização biológica

20 Níveis de organização biológica
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 18 Níveis de organização biológica

21 Níveis de organização biológica
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 19 Níveis de organização biológica

22 Níveis de organização biológica
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 20 Níveis de organização biológica

23 Níveis de organização biológica
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 21 Níveis de organização biológica

24 Níveis de organização biológica
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 22 Níveis de organização biológica

25 Níveis de organização biológica
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 23 Níveis de organização biológica

26 Subáreas da biologia 24 Ecologia Zoologia Paleontologia Evolução
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 24 Subáreas da biologia Ecologia Estuda as relações entre os organismos e entre eles e o ambiente. Zoologia Estuda os animais. Paleontologia Estuda os fósseis. Evolução Estuda as alterações nos organismos durante o tempo. Bioquímica Estuda as reações químicas que acontecem nos seres vivos. Genética Estuda a herança biológica. BIOLOGIA Botânica Estuda as plantas. Microbiologia Estuda os microrganismos. Fisiologia Estuda o funcionamento dos organismos. Embriologia Estuda o desenvolvimento dos seres vivos, da fecundação ao nascimento. Anatomia Estuda a estrutura dos organismos. Virologia Estuda os vírus. Citologia Estuda as células.

27 BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller
25 Jean Baptiste Lamarck Lamarck contribuiu para o pensamento evolucionista pois percebeu algo além da influência passiva do meio ambiente nos organismos. Ele inferiu que mudando o meio ambiente, mudam as necessidades dos indivíduos, que por sua vez alteram os comportamentos para atender à estas novas necessidades. 01/08/1744 – 28/12/1829 Lamarck  é hoje considerado um ícone importante da biologia como ciência. Ele próprio cunhou o termo “biologia”.

28 Para saber mais – Livros
BIOLOGIA – O que é vida? – Professora Lissandra M. A. Müller 26 Para saber mais – Livros AMABIS, J. M. e MARTHO, G. R. Biologia em Contexto: volume 1. 1aEdição. São Paulo: Moderna, 2013. BRÖCKELMANN, R. H. Conexões com a biologia: volume 3. 1aEdição. São Paulo: Moderna, 2013. RICKLEFS, Robert E.. A economia da natureza. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan, 2010.


Carregar ppt "O Que é vida? EE Nossa Sra da Penha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google