A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1

2 DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
DADO pode ter significados distintos, dependendo do contexto no qual a palavra é utilizada. Para uma organização, dado é o registro estruturado de transações. Genericamente, pode ser definido como um “conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (DAVENPORT & PRUSAK, 1998, p. 2). É informação bruta, descrição exata de algo ou de algum evento. Os dados em si não são dotados de relevância, propósito e significado, mas são importantes porque são a matéria-prima essencial para a criação da informação. INFORMAÇÃO é uma mensagem com dados que fazem diferença, podendo ser audível ou visível, e onde existe um emitente e um receptor. É o insumo mais importante da produção humana. “São dados interpretados, dotados de relevância e propósito” (DRUCKER, 1999, p.32). É um fluxo de mensagens, um produto capaz de gerar conhecimento. É um meio ou material necessário para extrair e construir o conhecimento. Afeta o conhecimento acrescentando-lhe algo ou reestruturando-o (MACHLUP, 1983).

3 O Iraque foi atacado pelos Estados Unidos.
CONHECIMENTO = conjunto completo de informações, dados e relações que levam as pessoas à tomada de decisão, à realização de tarefas e à criação de novas informações ou novos conhecimentos (SCHREIBER et al apud FIALHO et al, 2006) CONHECIMENTO = Conjunto de informações contextualizadas e dotadas de semântica inerentes ao agente que o detém, e seu conteúdo se dará em função do conjunto de informações que os compõem, de suas ligações com outras unidades de conhecimento e do processo de contextualização INFORMAÇÃO é: O Iraque foi atacado pelos Estados Unidos. CONHECIMENTO, segundo o conceito da Gestão de Conhecimento, é: Tendo o Iraque sido atacado pelos Estados Unidos, isto acarretará em uma mudança no preço dos combustíveis, o que fará com que o mercado reaja, e portanto nós deveremos...

4 CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO
NATUREZA RACIONAL: proposicional: saber o quê; Procedural: Saber como; Descobridor: Saber por quê; Contextual: Saber quem. COMPLEXO: formado por conceitos, regras, etc; INTANGÍVEL; CAPACIDADE INFINITA DE ARMAZENAMENTO; TRANSPORTÁVEL; COMPARTILHÁVEL

5 TIPOS DE CONHECIMENTOS
CONHECIMENTO EXPLÍCITO: é o que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações, manuais etc., facilmente transmitido, sistematizado e comunicado. Modo dominante de conhecimento na tradição filosófica ocidental.  CONHECIMENTO TÁCITO é difícil de ser articulado na linguagem formal. É o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual e envolve fatores intangíveis como, por exemplo, crenças pessoais, perspectivas, sistema de valor, insights, intuições, emoções, habilidades É considerado como uma fonte importante de competitividade entre as organizações. Só pode ser avaliado por meio da ação.

6 ESPIRAL DO CONHECIMENTO
DIÁLOGO tácito para o tácito tácito para o explícito CONSTRUÇÃO DO CAMPO ASSOCIAÇÃO DO CONHECIMENTO EXPLICITO explícito para o tácito explícito para o explícito APRENDER FAZENDO

7 AS SETE DIMENSÕES DA GC

8 GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
DA PONTE S.A. A PONTE S.A. é uma empresa que administra a ponte que faz a ligação rodoviária entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, sobre a Baia de Guanabara (Estado do Rio de Janeiro). Esta ponte, inaugurada em 1974, foi administrada pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) até junho de 1995 e a partir desta data, os serviços passaram a ser operados pela concessionária PONTE S.A. empresa criada pelo consórcio que reúne as empresas Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa. Após expirar o período de concessão contratual de 20 anos, a ponte reverterá ao poder público, com todas as benfeitorias realizadas.

9 SOCIALIZAÇÃO - Conhecimento tácito em tácito
DSO (DIÁLOGO SEMANAL DE OPERAÇÕES) Nestas reuniões de DSO são apresentados novos conhecimentos adquiridos no decorrer de uma semana. A conversão do conhecimento se dá no nível tácito e com o compartilhamento das experiências vividas por cada indivíduo da equipe. EXTERNALIZAÇÃO - Conhecimento tácito em explícito Monitoramento da PONTE Através do recurso tecnológico, capaz de monitorar todo o trecho da ponte, a partir das 20 câmeras, são gravadas algumas atividades de socorro. Estes filmes são usados para a realização da análise de falhas e sucessos dos procedimentos executados. A conversão do conhecimento se dá quando os procedimentos documentados de salvamento (documentos explícitos) são alterados, em função das experiências adquiridas pelos indivíduos, no nível tácito. Nesta conversão do conhecimento é criada uma nova forma de fazer alguma tarefa.

10 COMBINAÇÃO - Conhecimento explícito em explícito
Serviço de Atendimento ao Cliente Questões explicitadas pelos usuários da ponte e registradas no "Sistema de Atendimento ao Cliente" são analisadas, pelos empregados da PONTE S.A., e quando aplicável, combinadas com outras questões de modo a desenvolver um novo conhecimento, por exemplo: Reclamações sobre o grande fluxo de carros que usam o sistema onda livre são combinadas com os horários em que incidem as reclamações. Daí pode se dá a construção de um novo conhecimento, um novo conceito. INTERNALIZAÇÃO - Conhecimento explícito em tácito PROGRAMA DE EXPLORAÇÃO DA PONTE A manutenção física da ponte é realizada com base no PEP Programa de Exploração da Ponte e mais a documentação de engenharia conhecimentos explícitos). Esta conversão do conhecimento ocorre na fase de conclusão dos projetos que é quando o estado da arte é registrado nos relatórios e disseminado para as pessoas envolvidas. Nesta fase, acontece a difusão interativa desse novo estado da arte.


Carregar ppt "DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google