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UMA ANÁLISE DAS RECEITAS COMERCIAIS EM AEROPORTOS DE PEQUENO PORTE

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Apresentação em tema: "UMA ANÁLISE DAS RECEITAS COMERCIAIS EM AEROPORTOS DE PEQUENO PORTE"— Transcrição da apresentação:

1 UMA ANÁLISE DAS RECEITAS COMERCIAIS EM AEROPORTOS DE PEQUENO PORTE
Dario Rais Lopes Universidade Mackenzie, São Paulo – SP

2 Sumário Aspectos conceituais O caso dos pequenos aeroportos Cenário de análise (DAESP) Formulação e ajuste do modelo Comentários

3 Aspectos conceituais Receitas aeroportuárias Operacionais
Aeronáuticas (tarifas & preços unificados – pax, aeronaves, carga aérea) Não –aeronáuticas (comerciais) Não operacionais Participação crescente das receitas não-aeronáuticas Acompanham a evolução da gestão do terminal de transporte Principal fonte para grandes aeroportos (50 % do total, média de 2011 para 195 grandes aeroportos do mundo – ATRS)

4 Aspectos conceituais Fonte: ATRS Airport Benchmark Report 2011

5 O caso dos pequenos aeroportos
Aeroportos de pequeno porte Demanda rarefeita Predomina aviação geral & aerodesportiva Baixa receita aeronáutica (suplementação – USA) Possíveis receitas não aeronáuticas (TRB) Aluguel ou arrendamento de áreas para fins comerciais; Arrendamento de áreas para hangares; Arrendamento de áreas para fins agrícolas; Concessão de áreas no terminal; Combustível.

6 O cenário de análise: DAESP

7 DAESP Operações & finanças PAX (E+D) total = (40 % RAO) ANV (P+D) total = (inclui T & A; 43 % QDV + CPQ + SOD) Receita operacional = R$ 64,5 MM Despesa operacional = R$ 52,2 MM Investimentos = R$ 80,1 MM

8 Distribuição percentual das receitas – 2013
DAESP Distribuição percentual das receitas – 2013

9 Evolução das receitas comerciais
DAESP Evolução das receitas comerciais Ano Valor (R$) Participação Evolução 2005 ,97 43 % 2006 ,23 40 % 5 % 2007 ,37 15 % 2008 ,12 44 % 27 % 2009 ,84 46 % 12 % 2010 ,38 49 % 10 % 2011 ,62 59 % 2012 ,87 47 % 79 % 2013 ,98 50 % 45 %

10 Composição das receitas comerciais – 2013
DAESP Composição das receitas comerciais – 2013 % Contratos % Faturamento Aeroclube 3,9 % 0,2 % Hangaragem 46,1 % 52,0 % Combustível 8,3 % 10,7 % Empresa Aérea 14,3 % 6,0 % Outros 27,4 % 31,0 % Não há contrato de “arrendamento de áreas para fins agrícolas” em vigor.

11 Formulação e ajuste do modelo
RC = α . PAX + β . DJS Onde: RC = Receita comercial do aeroporto; PAX = Movimento de passageiros; DJS = Variável dummy, que assume o valor 1 (um) para as observações de Jundiaí, Campinas / Amarais, Itanhaém e Sorocaba, ou 0 (zero) caso contrário; α e β = parâmetros a estimar.

12 Formulação e ajuste do modelo
Amostra = dados anuais, por aeroporto, 2011 – 2013; Exclusão dos aeroportos sem receita comercial, e Sorocaba 2013; 82 observações Resultado: RC = 3,23.PAX ,69.DJS (15,13) (15,78) R² = 0,86 F = 248,07 DW = 2,01

13 Comentários Modelo robusto; Receita marginal = 3,23 R$ / PAX;
Jenichen (2002) = 1,84 R$ / PAX; Estimador da variável dummy: R$ 2,44 MM Mudança de cenário (“aeroportos dummy”) causa impacto de + 7,5 % na receita não-aeronáutica

14 Comentários Valores INFRAERO
2011 2012 2013 Receita Operacional (000 R$) Receita Comercial (000 R$) Comercial / Total 30 % 32 % 34 % PAX Total (E+D) R$ Comercial / PAX 6,35 6,95 7,32 Fonte: Boletim de Gestão, 2013

15 Comentários INFRAERO (2012) x DAESP (3º. Trim 2014)
receitas comerciais – “comparativo” INFRAERO DAESP 1 Utilização de áreas 26,8 Aeroclube 0,3 Hangaragem 72,3 Áreas no TPS 3,4 Área externa 0,5 2 Estacionamento 18,9 8,4 3 Lojas francas 11,6 0,0 4 Combustíveis 10,7 5,1 5 F & B 9,5 2,1 6 Publicidade 7,2 1,0 7 Telecomunicações 4,8 0,2 8 Locadoras (automóveis) 4,6 2,7 9 Empresas aéreas 4,1 2,5 10 Outras receitas comerciais 1,8 1,5 TOTAL 100,0

16 Grato ! Dario Rais Lopes

17 Composição das receitas operacionais – 2013
Extra Composição das receitas operacionais – 2013 INFRAERO x DAESP INFRAERO DAESP Tarifas aeroportuárias - Embarque 32,4 23,2 - Conexão 1,0 - Pouso & permanência 12,0 19,8 Navegação aérea 4,6 1,4 Armazenagem & capatazia 13,6 Comercial 34,4 50,2 Outras 2,0 5,4 TOTAL 100,0


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