A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio

2 Introdução O rádio, apesar de relativamente antigo, comparado com os mais novos meios de comunicação, como a televisão, a internet, o celular etc., ainda não tem sido devidamente difundido na rede de educação básica.

3 No entanto, representa um instrumento rico em possibilidades pedagógicas e de grande abrangência, atingindo todas as camadas da população

4 Aprender a utilizar o rádio como elemento integrado ao cotidiano escolar e a outras mídias é o nosso propósito, ao oferecermos uma reflexão e uma abordagem didático- pedagógica, em detalhes, sobre as diversas etapas e formas de sua utilização hoje disponíveis.

5 Apresentação do módulo
Neste módulo, o rádio será contextualizado quanto a aspectos históricos, sociais, culturais e educativos de forma a possibilitar sua implantação na escola.

6 Objetivos do módulo Apresentar o rádio e seu papel na construção de ecossistemas comunicativos. Conhecer o histórico do rádio: mudanças de tecnologia, formatos e conteúdos ao longo dos anos e suas implicações socioculturais.

7 Contextualizar os usos do rádio: aspectos sociais, culturais e educativos.
Apresentar possibilidades para a implantação de uma rádio na escola.

8 O rádio no Brasil e no mundo
Assim como no caso de outras tecnologias que se aproveitaram do conhecimento científico, a descoberta da propagação das ondas eletromagnéticas feita pelo alemão Henrich Hertz, em 1887, colaborou com a criação do rádio.

9 O nome mais associado à invenção do rádio é o do físico italiano Guglielmo Marconi, que obteve em 1896, na Inglaterra, a patente de um "transmissor de sinais sem fio".

10 Ele criou ainda a Companhia Marconi, para explorar comercialmente seu invento, no início voltado à telegrafia, fabricando aparelhos, o que associaria seu nome definitivamente à criação do rádio.

11 Pioneiro das telecomunicações, o gaúcho Roberto Landell de Moura produziu aparelhos de transmissão e recepção de sinais sonoros - dos quais obteve patentes no Brasil e nos EUA.

12 Em 1900, ele realizou uma demonstração da transmissão e recepção de sinais de voz, em São Paulo. Porém, não obteve o apoio do governo para o seu trabalho e acabou não tendo o reconhecimento devido.

13 Uma estação montada pela Westinghouse, nos EUA, iniciou o broadcast (transmissão de um emissor para múltiplos receptores, como se dá hoje mais usualmente) no rádio, veiculando informes sobre a eleição para Presidente.

14 O número de emissoras, em
vários países, e de ouvintes começa a crescer - é o início da "Era do Rádio". Para se ter uma ideia, em existiam apenas 4 emissoras, mas no final de 1922, os americanos contavam 382 emissoras.

15 Surge a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada em 1923 por Roquette Pinto.

16 A adaptação radiofônica de A Guerra dos Mundos, livro de Herbert George Wells, feita pelo locutor por Orson Welles, criou pânico nos EUA.

17 Vídeo

18 No mundo todo, o rádio passou a ser utilizado como meio de mobilização popular e nacional. Assim, Hitler proibiu a audição de rádios estrangeiras na Alemanha.

19 De Gaulle, pela BBC em Londres, incitou a Resistência Francesa
De Gaulle, pela BBC em Londres, incitou a Resistência Francesa. Também pelo rádio, após as bombas de Nagasaki e Hiroshima, em 1945, o imperador do Japão anunciou a rendição do país

20 Durante o regime militar no Brasil, foi criado o Ministério das Comunicações. Os presidentes desse período investiram bastante no setor com o objetivo de "integrar o país" através de um sistema nacional de comunicação.

21 A Rádio Bandeirantes formou a primeira rede nacional via satélite. E essa década foi marcada ainda pelo início da propagação da internet e experiências, no exterior, do rádio no padrão digital.

22 O cenário atual de convergência tecnológica dá um novo alento ao veículo, agora com novos formatos (webradio, podcasting), e alguns falam numa nova "era do rádio” (digital).

23 Atividade Com base em leituras e aprendizado que você já possui sobre a temática, discorra sobre a evolução do rádio e como essa ferramenta pode ser utilizada de maneira efetiva na educação de crianças e jovens. Divulgação: Biblioteca do aluno Tema: radio Subtema: radio na educação


Carregar ppt "Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google