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Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências

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Apresentação em tema: "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Ensino Fundamental, 7º Ano Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta

2 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta RAÍZES DEFINIÇÃO FUNÇÕES É a parte que fixa a planta ao solo, sendo geralmente subterrânea (desenvolvem-se no interior da terra), distinguindo-se do caule principalmente pela ausência de folhas, presença de pelos absorventes, geotropismo positivo. Fixar a planta ao solo. Absorver e conduzir água e sais minerais dissolvidos. Armazenar nutrientes.

3 MORFOLOGIA EXTERNA DAS RAÍZES
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta MORFOLOGIA EXTERNA DAS RAÍZES Nas raízes, podemos reconhecer, seguindo da extremidade inferior em direção ao tronco, quatro regiões ou zonas a saber: coifa ou zona de proteção, zona lisa ou de crescimento, zona pilífera, zona suberosa ou de ramificação. colo Zona principal Zona suberosa Raiz lateral Zona pilífera Zona de crescimento Coifa Coifa ou Zona de proteção Estrutura com formato de capuz, formada por células vivas localizada na extremidade da raiz. Zona lisa É a região onde as células estão se alongando, promovendo o crescimento da raiz. Não há pelos nessa zona. Zona pilífera É a região com pelos, onde é realizada a absorção de água e sais minerais. Imagem: Gaston Bonnier / United States public domain Zona suberosa ou de ramificação É a região onde surgem as raízes laterais.

4 RAÍZES TIPOS DE RAÍZES Desenvolvem-se no interior da terra.
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta RAÍZES TIPOS DE RAÍZES Raiz axial ou pivotante  1. SUBTERRÂNEAS OU TERRESTRES  Desenvolvem-se no interior da terra. São formadas por uma única raiz primária e várias ramificações. Imagem : Author unknow/Uploaded by Keffy /U.S. Federal Government/Public Domain.

5 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta TIPOS DE RAÍZES SUBTERRÂNEAS OU TERRESTRES  2. Raiz Fasciculada 3. Raiz Tuberosa São dotadas de raízes que saem do mesmo ponto, ficando embaraçadas. A principal função das raízes tuberosas é o acúmulo de reservas da planta. Milho Imagens : (A) Jonathunder/GNU Free Documentation License / (B) Bill Tarpenning/U.S. Federal Government/Public Domain / (C) David Monniaux/GNU Free Documentation License. Fasciculado-tuberosa: Axial-tuberosa: Reservas acumuladas nas raízes secundárias. Reservas acumuladas no eixo principal. Mandioca Cenoura

6 TIPOS DE RAÍZES RAÍZES AÉREAS Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta TIPOS DE RAÍZES RAÍZES AÉREAS  raízes que se originam nos caules 1. Raízes-suporte 2. Raízes-cintura  São as raízes que se originam a partir do caule e vão até o solo, servem de suporte para as árvores.   Estas raízes são aquelas que se desenvolvem ao redor de um suporte. Suas paredes celulares são fortalecidas com lignina e com velame, que se trata de uma epiderme pluriestratificada, que absorve toda a água despejada pelo caule. Imagens : (A) Thamizhpparithi Maari/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported / (B) M. A. P. Accardo Filho/GNU Free Documentation License.

7 TIPOS DE RAÍZES RAÍZES AÉREAS Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta TIPOS DE RAÍZES RAÍZES AÉREAS  3. Raízes estrangulantes  4. Raízes tabulares Raízes com grande quantidade de ramificações, que têm o tronco das árvores como suporte para se enrolarem. Raízes que se desenvolvem na horizontal sobre a superfície do solo, e exercem a função de respiração e fixação. Sua principal característica é a forma aplanada.  Mata-pau Figueira Imagens : (A e B) M. A. P. Accardo Filho/GNU Free Documentation License.

8 TIPOS DE RAÍZES RAÍZES AÉREAS Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta TIPOS DE RAÍZES RAÍZES AÉREAS  5. Raízes respiratórias ou pneumatóforos  6. Raízes Grampiformes  Raízes encontradas em ambientes aquáticos e estéreis; têm geotropismo negativo, e pneumatódios (poros que captam oxigênio).  É o tipo de raiz que tem uma ligação forte com o substrato. Permite a fixação do vegetal em locais com declives. Imagens : (A) Ron/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic / (B) Staszek99/GNU Free Documentation License.

9 TIPOS DE RAÍZES RAÍZES AÉREAS Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta TIPOS DE RAÍZES RAÍZES AÉREAS  Imagem : Franz Xaver/GNU Free DOcumentation License. 7. Raízes sugadoras ou haustórios Hemiparasita São geralmente raízes de plantas parasitas. Classificam-se em:  Quando a raiz penetra no caule de outra planta, atingindo o tecido lenhoso, e absorvendo a seiva inorgânica (bruta). Erva-de-passarinho Holoparasita Quando a raiz penetra no caule de outra planta, atingindo o tecido liberiano e absorvendo a seiva orgânica (elaborada).

10 CAULE TIPOS DE CAULE Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta CAULE É o órgão da planta que fornece o suporte mecânico para folhas, flores e frutos, e também é responsável pela disposição destas partes na planta. TIPOS DE CAULE CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES Quanto à consistência Caules tenros, geralmente clorofilados, flexíveis, não lignificados, comum em ervas. 2. Sublenhosos 1. Herbáceos Caules lignificados apenas na região basal, junto às raízes e tenros no ápice. Ocorrem em muitos subarbustos. Imagens : (A) Alsterdrache/Public Domain / (B) Castielli/GNU Free Documentation License / (C) Daniel Risacher/GNU Free Documentation License / (D) Autor desconhecido/Disponibilizada por Jan Arkesteijn/Public Domain . Coentro – manjericão - Pimenta Alfavaca

11 TIPOS DE CAULE Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta TIPOS DE CAULE Quanto ao desenvolvimento do caule (hábito): 3. Lenhosos CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES Quanto à consistência 1. Ervas Caules intensamente lignificados, rígidos, geralmente de grande porte e com um considerável aumento em diâmetro. Plantas, geralmente, pouco desenvolvidas, de consistência herbácea, tenra devido à ausência de crescimento secundário. Imagens : (A) Vinayaraj/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported / (B) Wildfeuer/GNU Free Documentation License. Mogno Violeta

12 CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES 2. Subarbustos 3. Arbusto Quanto ao desenvolvimento do caule (hábito): Plantas que alcançam cerca de 1,5m de altura, cujos ramos são sublenhosos. Plantas de altura média inferior a 5m, resistentes, com ramos lenhosos sem tronco predominante (caule ramifica-se a partir da base). Lantana camara L. – chumbinho Imagens : (A) Joaquim Alves Gaspar/GNU Free Documentation License / (B) Daderot/Public Domain. Acerola

13 CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES Quanto ao desenvolvimento do caule (hábito): 4. Árvore 5. Arvoreta Plantas de altura superior a 5m, com um tronco nítido e crescimento secundário (parte ereta é a haste e a ramificada copa). Árvore de pequena, com tronco principal muito curto. Jequitibá Imagens : (A) mauroguanandi/Creative Commons Attribution 2.0 Generic / (B) Franz Xaver/GNU Free Documentation License / (C) Mumisan/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 6. Trepadeira Caule tipo cipó, trepador, lenhoso, atingindo vários metros. Maracujá Ipê de jardim

14 CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES Quanto ao habitat: o caule pode ser aéreo, subterrâneo ou aquático. Caules aéreos: podem ser classificados em: Tronco: caule robusto, crescendo mais na base e com ramificações no ápice. Haste: Caule pequeno, ereto, herbáceo, não lignificado e clorofilado, com folhas nos nós. Estipe: caule geralmente cilíndrico, não ramificado, com folhas apenas no ápice. Coentro Sapucaia Palmeira Imagens : (A) B.navez/GNU Free Documentation License / (B) Thamizhpparithi Maari/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported / (C) Forest & Kim Starr/Creative Commons Attribution 3.0 Unported.

15 CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES Quanto ao habitat: Colmo: Caule ramificado e com uma divisão entre nós e entrenós e com folhas desde a base. Tipos de colmo 1. Fistulosos (ocos): quase toda a medula desaparece nos entrenós, permanecendo a região dos nós. 2. Cheios: apresenta os entrenós com medula. Imagens : (A) Stan Shebs/GNU Free Documentation License / (B) Rufino Uribe/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. Cana-de-açúcar Bambu

16 CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES Aqueles que crescem paralelamente ao solo. Estão classificados em: Quanto ao habitat: 2. Caules rastejantes: Estolonífero ou estolão Formam raízes adventícias e ramos aéreos em nós consecutivos, intercalados ou nós e entrenós sem formação de raízes e ramos, servindo à reprodução vegetativa da planta, de cada nó se desenvolve uma planta, que será independente. Sarmentoso ou prostrado Caule que se prende ao solo por um único ponto de fixação e cresce rastejando, sem formar outros pontos de enraizamento Ex: abóbora. Imagens : (A) Autor desconhecido/Disponibilizada por Yakudza/GNU Free Documentation License / (B) nfu-peng/GNU Free Documentation License. Morangueiro Abóbora

17 CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta CLASSIFICAÇÃO DOS CAULES Quanto ao habitat e tipos 3. Caules subterrâneos: São estruturas que associam as funções de armazenamento de reservas e formas de propagação vegetativa. Garantem a vida da planta quando as partes aéreas morrem pelo frio, seca e queimada. Bulbo: O caule propriamente dito é reduzido a um “disco basal” do qual partem muitos catafilos densamente dispostos. Escamoso Tunicado Cebola Lírio

18 FOLHAS DEFINIÇÃO FUNÇÃO
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta FOLHAS DEFINIÇÃO A folha é um órgão com forma de lâmina (expansão) presa ao caule por meio de um eixo denominado pecíolo. FUNÇÃO Sua função principal, a captação da luz para a realização da fotossíntese e transpiração. Armazenam água e nutrientes. Podem ter estruturas de defesa. DURAÇÃO: Podem ser perenes ou decíduas. ORIGEM: Meristema primário. CRESCIMENTO: Até determinado tamanho.

19 CLASSIFICAÇÃO Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental FOLHA SIMPLES
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta CLASSIFICAÇÃO FOLHA SIMPLES Limbo inteiro e pecíolo sem ramificações. Nas nervuras, há os tecidos de condução e tecidos de sustentação. FOLHA COMPOSTA Imagens : (A) Autor desconhecido/Disponibilizada por Vzb83/GNU Free Documentation License / (B) Francisco Manuel Blanco/Public Domain. Limbo dividido em partes menores, os folíolos. Pecíolo ramificado.

20 PARTES DA FOLHA Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta PARTES DA FOLHA Nervuras Limbo Pecíolo Bainha NERVURAS - Os espessamentos as folhas das plantas vasculares; LIMBO- É a porção laminar; PECÍOLO- É uma haste que liga limbo ao caule; BAINHA- Projeção do pecíolo. ESTÍPULA- Pequena estruturas na base do pecíolo; Imagem : Guillaume Bokiau/GNU Free Documentation License.

21 VARIAÇÕES Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta VARIAÇÕES HETEROFILIA- Algumas folhas são diferentes das outras. ANISOFILIA- Possuem folhas diferentes no mesmo ramo. ESPINHOS - São gemas desenvolvidas com função de proteção contra predação. Imagens : (A) Ângulo ótimo/Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada / (B) Hans Hillewaert/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported / (C) Anza Borrego/GNU Free Documentation License.

22 VARIAÇÕES Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta VARIAÇÕES CLADÓDIO: Caule modificado que assume a aparência e a função fotossintetizante de uma folha, mas que apresenta crescimento contínuo, devido à presença de uma gema apical. Imagens : (A) Autor desconhecido/Disponibilizada por Nagy/GNU Free Documentation License / (B) Frank Vincentz/GNU Free Documentation License. GAVINHAS: São estruturas filiformes, simples ou bifurcadas na extremidade presente nas lianas, com a função de agarrar ramos, galhos, folhas, ou qualquer outro objeto que sirva de apoio para a planta em crescimento. Maracujá

23 VARIAÇÕES Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta VARIAÇÕES BRÁCTEAS: Folhas destinadas para dar proteção às flores e auxílio na atração dos polinizadores. Bouganvillea ESPATAS: São folhas modificadas que protegem a inflorescência. Copo de leite ESCAMAS E CATAFILOS: Folhas geralmente subterrâneas que armazenam substância nutritiva. Cebola Imagens : (A) CatherineMunro/GNU Free Documentation License / (B) Júlio Reis/Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica / (C) H. Zell/GNU Free Documentation License.

24 FLOR PARTES DA FLOR Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta FLOR Ramo de crescimento determinado, localizado na porção terminal do caule, região em que se encontra o conjunto de características reprodutivas da planta. PARTES DA FLOR Imagem : Mariana Ruiz/Translated into portugues by Sergi!o/Public Domain.

25 PARTES DA FLOR Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta PARTES DA FLOR Pedúnculo é o órgão de suporte da flor e possui, na sua parte superior, o receptáculo. 1. Órgãos de suporte Servem de suporte à flor: o pedúnculo e o receptáculo. 2. Órgãos de proteção: Protege os órgãos reprodutores. São: Sépalas- pequenas peças florais geralmente de cor verde, com a função de proteger a flor. O conjunto de sépalas forma o cálice. Diagrama esquemático que mostra as partes da flor. 1: receptáculo floral, 2: sépalas, 3: pétalas, 4:estames, 5: pistilo. Imagem : Petr Dlouhý/GNU Free Documentation License. Receptáculo - parte superior dilatada do pedúnculo, na qual prendem-se todos os verticilos  florais.

26 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta Pétalas- peças florais de cores variadas, têm a função de proteger os órgãos reprodutores. O seu conjunto forma a corola. 2. Órgãos de proteção: Imagem: Jeantosti/GNU Free Documentation License antera filete Imagem : André Karwath/ Creative Commons – Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica. 3. Órgãos de reprodução Os estames são órgãos reprodutores masculinos, cada um constituído pelo filete e pela antera. Androceu: parte masculina da flor e formado por estames.

27 Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta 3. Órgãos de reprodução O gineceu é a parte feminina da flor, formada pelos carpelos. Cada carpelo é formado pelo estígma, estilete e pelo ovário. No interior do ovário, encontram-se os óvulos que, após fecundados, transformam-se nas sementes. Imagem : Mariana Ruiz/Translated into portugues by Sergi!o/Public Domain.

28 FRUTO PARTES DO FRUTO Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta FRUTO Conceito: O fruto consiste do ovário fecundado e desenvolvido. Função: Proteção e auxílio na disseminação de sementes. Composição: Pericarpo e sementes. PARTES DO FRUTO Epicarpo Parte externa do fruto. Mesocarpo Camada que geralmente corresponde à polpa. Endocarpo Camada interna que protege a semente. Epicarpo Mesocarpo Endocarpo Imagem : Kyle_the_hacker/Public Domain.

29 Classificação dos Frutos
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta Classificação dos Frutos SECOS: Frutos que têm pericarpo seco. Quanto à consistência do pericarpo CARNOSOS: Frutos com o pericarpo macio e suculento. Sapucaia Imagens : (A) Nando cunha/GNU Free Documentation License / (B) sannse/GNU Free Documentation License / (C) Wildfeuer/GNU Free Documentation License / (D) Mauroguanandi/Public Domain. 2. Quanto à abertura ou não espontânea para liberação de sementes DEISCENTES: Frutos que se abrem quando maduros, liberando as sementes. INDEISCENTES: Frutos que não se abrem quando maduros. Castanha Jatobá

30 Classificação Geral dos Frutos
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta Classificação Geral dos Frutos SIMPLES: Resultam de um ovário apenas, com gineceu unicarpelar ou sincárpico. Pêssego Imagens : (A) Fir0002/GNU Free Documentation License / (B) Eurico Zimbres/GNU Free Documentation License. MÚLTIPLOS (INFRUTESCÊNCIAS) Formados do gineceu de várias flores que se unem no eixo da inflorescência. Abacaxi

31 Classificação Geral dos Frutos
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta Classificação Geral dos Frutos COMPOSTOS (AGREGADOS): Formados pelo desenvolvimento de ovário com gineceu apocárpico de um mesmo gineceu. Framboesa PSEUDOFRUTO: Ocorre quando outras partes da flor que não o ovário se desenvolvem, tornando-se carnosos e comestíveis. Pedúnculu (pseudofruto) Fruto Arquênio (fruto seco) Receptáculo (parte comestível) Fruto Receptáculo floral (pseudofruto) Maçã Morango Caju Imagens: (A) Pro2/Creative Commons - Atribuição 2.5 Genérica / (B) Eric Gaba/GNU Free Documentation License / (C) Roberta F./Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported / (D) Rlaferla/GNU Free Documentation License.

32 Classificação Geral dos Frutos
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta Classificação Geral dos Frutos Simples e Secos Deiscentes Folículo: univalvo, monocárpico e geralmente polispérmico. Legume: bivalvo, monocárpico e polispérmico. Chichá Imagens : (A) João Medeiros/Creative Commons Attribution 2.0 Generic / (B) Alice Welch/U.S. Federal Government/Public Domain / (C) KENPEI/GNU Free Documentation License. Amendoim Síliqua: bivalvo, sincárpico e geralmente polispérmico. Ipê

33 Classificação Geral dos Frutos
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta Classificação Geral dos Frutos Opecarpo: Fruto capsular deiscente por poros, sincárpico e polispérmico. Simples e Secos Deiscentes Papoula Imagens : (A) аимаина хикари/Public Domain / (B) Xocolatl/Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication. Pixídio: geralmente polispérmico, e abrem-se por linha transversal.

34 Classificação Geral dos Frutos
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta Classificação Geral dos Frutos Castanha do Caju Simples, Secos e Indeiscentes Aquênio: semente que se liga ao fruto por um ponto (funículo). Imagens : (A) Abhishek Jacob/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic / (B) Keith Weller/USDA/Public Domain / (C) Forest & Kim Starr/Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada. Sâmara: Frutos que apresentam expansões alares. Cariopse: Semente se liga ao fruto por toda extensão. Jacarandá Milho

35 Classificação Geral dos Frutos
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta Classificação Geral dos Frutos Simples, Secos e Indeiscentes Avelã Noz Única semente e casca muito dura. Simples e Carnosos Manga Imagens : (A e B) Fir0002/GNU Free Documentation License. Drupa Ovário unicarpelar com semente aderida ao endocarpo.

36 Classificação Geral dos Frutos
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta Classificação Geral dos Frutos Baga: Ovário uni ou multicarpelar, geralmente mais de uma semente facilmente separada do fruto. Mamão Hesperídeo: Tipo de baga proveniente de ovário súpero. Imagens : (A) Autor desconhecido/Disponibilizada por Olegivvit/GNU Free Documentatio License / (B) Evan-Amos/Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada / (c) Asio otus/GNU Free Documentation License. Peponídeo: Tipo de baga com grande cavidade central. Laranja Melão

37 SEMENTE Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental DEFINIÇÃO
Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta SEMENTE DEFINIÇÃO É o óvulo fecundado e desenvolvido após a fecundação. FUNÇÃO Proteger e abrigar o embrião, que é a miniatura da a futura planta. A semente é composta de tegumento e amêndoa O tegumento é a camada externa da semente (casca), que cobre a amêndoa, parte principal da semente. A amêndoa possui duas partes: O Embrião: forma a nova planta O albúmen: Contém substâncias nutritivas que irão alimentar o embrião nas primeiras fases de desenvolvimento.

38 CLASSIFICAÇÃO DAS SEMENTES QUANTO À DISSEMINAÇÃO
Ciências, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das partes que compõem os vegetais e a função deles no desenvolvimento da planta SEMENTES CLASSIFICAÇÃO DAS SEMENTES QUANTO À DISSEMINAÇÃO ANEMOCORAS: Disseminação pelo vento. Dente-de-leão ZOOCORAS: Disseminação por animais. Sapucaia Imagens : (A) Thales Silva/GNU Free Documentation License / (B) Nando cunha/GNU Free Documentation License / (C) Hellen Perrone/Public Domain. HIDROCORAS: Disseminação pela água. Ingá

39 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 3 Gaston Bonnier / United States public domain 26/10/2012 4 Author unknow/Uploaded by Keffy/U.S. Federal Government/Public Domain. 25/09/2012 5A Jonathunder/GNU Free Documentation License 5B Bill Tarpenning/U.S. Federal Government/Public Domain 5C David Monniaux/GNU Free Documentation License 6A קלאופטרה / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 6B M. A. P. Accardo Filho/GNU Free Documentation License 7A 7B 8A Ron/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

40 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 8B Staszek99/GNU Free Documentation License 25/09/2012 9 Franz Xaver/GNU Free Documentation License 10A Alsterdrache/Public Domain 10B Castielli/GNU Free Documentation License 10C Daniel Risacher/GNU Free Documentation License 10D Autor desconhecido/Disponibilizada por Jan Arkesteijn/Public Domain 11A Vinayaraj/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 11B Wildfeuer/GNU Free Documentation License 12A Joaquim Alves Gaspar/GNU Free Documentation License 12B Daderot/Public Domain 13A mauroguanandi/Creative Commons Attribution 2.0 Generic

41 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 13B Franz Xaver/GNU Free Documentation License 25/09/2012 13C Mumisan/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 14A B.navez/GNU Free Documentation License 14B Thamizhpparithi Maari/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 14C Forest & Kim Starr/Creative Commons Attribution 3.0 Unported 15A Stan Shebs/GNU Free Documentation License 15B Rufino Uribe/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 16A Autor desconhecido/Disponibilizada por Yakudza/GNU Free Documentation License 16B nfu-peng/GNU Free Documentation License 17A Osvaldo Gago/GNU Free Documentation License

42 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 17B Julie Anne Workman/Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada 25/09/2012 19A Autor desconhecido/Disponibilizada por Vzb83/GNU Free Documentation License 19B Francisco Manuel Blanco/Public Domain 20 Guillaume Bokiau/GNU Free Documentation License 21A Ângulo ótimo/Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada 21B Hans Hillewaert/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 21C Anza Borrego/GNU Free Documentation License 22A Autor desconhecido/Disponibilizada por Nagy/GNU Free Documentation License 22B Frank Vincentz/GNU Free Documentation License 23A CatherineMunro/GNU Free Documentation License

43 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 23B Júlio Reis/Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica 25/09/2012 23C H. Zell/GNU Free Documentation License 24 Mariana Ruiz/Translated into portugues by Sergi!o/Public Domain 25 Petr Dlouhý/GNU Free Documentation License 26A Jeantosti/GNU Free Documentation License 26B André Karwath/ Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica 27 26/09/2012 28 Kyle_the_hacker/Public Domain 29A Nando cunha/GNU Free Documentation License 29B sannse/GNU Free Documentation License

44 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 29C Wildfeuer/GNU Free Documentation License 26/09/2012 29D Mauroguanandi/Public Domain 30A Fir0002/GNU Free Documentation License 30B Eurico Zimbres/GNU Free Documentation License 31A Pro2/Creative Commons - Atribuição 2.5 Genérica 31B Eric Gaba/GNU Free Documentation License 31C Roberta F./Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 31D Rlaferla/GNU Free Documentation License 32A João Medeiros/Creative Commons Attribution 2.0 Generic 32B Alice Welch/U.S. Federal Government/Public Domain 32C KENPEI/GNU Free Documentation License

45 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 33A аимаина хикари/Public Domain 26/09/2012 33B Xocolatl/Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication 34A Abhishek Jacob/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 34B Keith Weller/USDA/Public Domain 34C Forest & Kim Starr/Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada 35A Fir0002/GNU Free Documentation License 35B 36A Autor desconhecido/Disponibilizada por Olegivvit/GNU Free Documentatio License 36B Evan-Amos/Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada 36C Asio otus/GNU Free Documentation License 38A Thales Silva/GNU Free Documentation License

46 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 38B Nando cunha/GNU Free Documentation License 26/09/2012 38C Hellen Perrone/Public Domain


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