A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sua importância na agricultura !

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sua importância na agricultura !"— Transcrição da apresentação:

1 Sua importância na agricultura !
Química Sua importância na agricultura !

2 Irrigação- O que é ? Irrigação é uma técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação.

3 Irrigação- Materiais envolvidos
Por vezes, o ferro e o manganês são extremamente envolvidos na irrigação de modo a se construir tubulações e equipamentos para que tal atividade seja executada.

4 Métodos antigos de irrigação
Antigamente, o método mais usado era o método de inundação, por isso a agricultura era praticada apenas num período do ano, quando havia cheia e os rios se inundavam, podendo irrigar as plantas que nele eram plantadas, como é o caso do rio São Francisco. Esse método também poderia ser executado plantando-se dentro de regiões alagadas.

5 Método de Sulco É um método de irrigação por superfície. A distribuição da água se dá por gravidade através da superfície do solo. Tem menor custo fixo e operacional, e consome menos energia que os métodos por aspersão. É o método ideal para cultivos em fileiras. Exige elevado investimento em mão-de-obra. Possui baixa eficiência, em torno de 30 a 40% no máximo.

6

7 Métodos atuais São muito mais eficientes, tecnológicos e exigem menos mão-de-obra. A Química contribui para isso com pesquisas no ramo de conservação e aproveitamento de metais e materiais que são usados para tal função.

8 Prós e contras da tecnologia atual
Prós: Mais eficiência, Economia de água. Contras: Baixa taxa de sustentabilidade, desemprego(devido à substituição por máquinas), Desigualdade social, Monopólio de detentores de tecnologia (multinacionais).

9 Alimentos Transgênicos

10 Os alimentos transgênicos são oriundos de organismos geneticamente modificados, que resultam da adição de genes de outra espécie, de forma a conferir-lhes uma característica que não possuíam.

11 Os Prós dos Transgênicos
O uso de transgênicos pode reduzir o uso de herbicidas, inseticidas e fungicidas mais tóxicos, que podem causar sérios problemas aos seres vivos e a produção prejudicará menos o meio ambiente.  Os alimentos transgênicos podem fazer com que se aumente a produção, o que segundo alguns especialistas pode reduzir o problema da fome. Esse aumento ainda poderia reduzir os custos de produção, facilitando assim a vida do agricultor.  As plantas geneticamente modificadas podem adquirir maior resistência ao ataque de insetos, pragas e secas logo sofre menor interferência destas, aumentando, assim, a produtividade agrícola através do desenvolvimento de cultivações mais produtivas.

12 Os Contras dos Transgênicos
 O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afetados.  Há um considerável aumento do número de casos de pessoas alérgicas a determinados alimentos em virtude das novas proteínas que são produzidas pela alteração genética dos alimentos.  Pragas e doenças poderão tornar-se resistentes se houver a transferência do gene resistente para eles.

13 Alimentos transgênicos: algo bom ou ruim?
Essa é uma pergunta que tem causado muitas discussões e que por enquanto não se tem respostas.

14 Pesticidas

15 Pesticida Os pesticidas ou praguicidas são todas as substâncias ou misturas que têm como objetivo impedir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga . Um pesticida pode ser uma substância química ou um agente biológico (tal como um vírus ou bactéria) que é lançada de encontro com as pragas que estiverem destruindo uma plantação, disseminando doenças, incomodando pessoas, etc. É utilizada em diversas formas de seres vivos, tais como: insetos, erva daninha, moluscos, pássaros, mamíferos, peixes, nematelmintos e micróbios. Não são necessariamente venenos, porém quase sempre são tóxicos ao ser humano e etc.

16 Tipos de pesticidas Os pesticidas são classificados de acordo com as pragas que eles atacam: Acaricidas: para o controle de ácaros. Bactericidas: para o controle de bactérias. Fungicidas: para o controle de fungos. Herbicidas: para o controle de ervas daninhas. Inseticidas: para o controle de insetos. Nematicidas: para o controle de nematóides (vermes).

17 Rodenticidas: para o controle de ratos e outros tipos de roedores.
Moluscicidas: para o controle de moluscos. Eles também podem ser classificados em: Orgânicos de síntese: Carbamatos (nitrogenados), clorados, fosforados e clorofosforados. Inorgânicos: À base de arsênio, tálio, bário, nitrogênio, fósforo, cádmio, ferro, selênio, chumbo, cobre, mercúrio e zinco. Botânicos: À base de nicotina, piretrina, sabadina, rotenona.

18 Legislação Na maior parte dos países, a venda ou uso de um pesticida deve ser aprovada por uma agência do governo. Diversos estudos devem ser feitos para indicar se o material é eficaz no combate as pragas. Alguns pesticidas são considerados demasiadamente perigosos para serem vendidos ao público geral. Somente pessoas e/ou organizações que passaram por avaliações prévias podem comprar e supervisionar a aplicação destes tipos de pesticida. Segundo a legislação brasileira, as substâncias tóxicas utilizadas na agricultura devem ser obrigatoriamente denominadas como agrotóxicos.

19 Perigos dos pesticidas
Estudos indicaram que a exposição ao pesticida está associada, a longo prazo, com vários problemas de saúde, tais como: dificuldades respiratórias, problemas de memória, problemas na pele , câncer , depressão , etc..

20 Devido aos impactos de pesticidas no meio ambiente, é grande o risco de que haja contaminação de alimentos por pesticidas. O uso intenso de agrotóxicos pode levar a degradação dos recursos naturais, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos, entre eles a contaminação dos lençóis freáticos e é claro do próprio solo.

21 De acordo com um estudo da US Geological Survey (em inglês) pesticidas foram encontrados em lagos, rios e córregos nos Estados Unidos. Tal situação se repete em outros países. Para os Anfíbios, por exemplo, são altamente letais, de acordo com um estudo da University of Pittsburgh (em inglês).

22 Fertilizantes

23 Fertilizantes ou adubos são compostos químicos ou orgânicos que visam a suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais, são aplicados na agricultura com o intuito de aumentar a produção.

24 Utilidade A agricultura se sustenta com a ajuda dos fertilizantes químicos, se não fosse por eles não seria possível produzir a grande demanda de alimentos necessária para abastecer a população mundial.

25 Formas de aplicação Podem ser aplicados através das folhas (pulverização manual ou mecanizada ou ainda via irrigação) ou através do solo.

26 Lado Negativo O problema é que quando comemos esses alimentos, estamos ingerindo também os agrotóxicos e fertilizantes.

27 Tipos Temos os orgânicos (feito com matéria orgânica) e os químicos (feito com ácidos, gases, bases).


Carregar ppt "Sua importância na agricultura !"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google