A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Fórum Pedagógico de Educação Ambiental Cartilha Ambiental nas Empresas do Pólo Moveleiro do Alto Vale do Rio Negro (SC) Prof. Delcio Pereira (UDESC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Fórum Pedagógico de Educação Ambiental Cartilha Ambiental nas Empresas do Pólo Moveleiro do Alto Vale do Rio Negro (SC) Prof. Delcio Pereira (UDESC."— Transcrição da apresentação:

1 II Fórum Pedagógico de Educação Ambiental Cartilha Ambiental nas Empresas do Pólo Moveleiro do Alto Vale do Rio Negro (SC) Prof. Delcio Pereira (UDESC SBS) Monte Castelo

2 Produzir mais limpo custa caro? Não! O que custa caro é o contrário! Poluição, desperdícios, retrabalhos, sempre resultam em perdas de energia e matéria-prima, com indesejáveis efeitos diretos sobre os custos da empresa. É mais barato fazer a coisa certa desde o começo do que consertar depois. E olhe que, em alguns casos, não é possível consertar o estrago...

3 A produção mais limpa, portanto, deve estar no centro do pensamento estratégico de qualquer empresa.

4 De um lado, ela traz, comprovadamente, benefícios econômicos: evita perdas, quase sempre danosas ao meio ambiente, e reduz custos – o que, por sua vez, influencia a posição competitiva do negócio.

5 De outro lado, a empresa que produz limpo tem sua imagem em harmonia com a comunidade e a cidadania – uma associação poderosa capaz de reforçar a posição competitiva.

6 A responsabilidade é de todos os integrantes da empresa, tanto os que atuam internamente, como os que fazem parte da cadeia produtiva – de fornecedores a distribuidores – e até mesmo os clientes e a comunidade.

7 E com objetivo de engajar o empresariado local e acadêmicos na aplicação de metodologia de P+L e Sustentabilidade Ambiental, foi desenvolvida a Cartilha Sustentabilidade Ambiental para a Cadeira Produtiva de Móveis.

8 A partir de conceitos e fundamentação na área ambiental e de P+L a cartilha visa criar motivações para o fortalecimento e Aprofundamento da relação da universidade com os meios empresariais e comunidade local, para políticas ambientais e de qualidade em produtos e serviços dentro da ótica sustentável.

9 Cartilha P+L para a Cadeira Produtiva Madeira / Móveis

10 Mas a mudança estratégica para as práticas sustentáveis não é um desafio somente para as empresas...

11 Premissas Históricas... Pensamento Ambiental, Tecnologias mais Limpas e Ecodesenvolvimento

12 1851 Inauguração do Palácio de Cristal A grande exposição de todas as nações; Socialização das inovações e soluções; O batismo da Revolução Industrial.

13 1929 O crash da bolsa Grande crescimento industrial após 1a Grande Guerra; Endividamento e consumo não sustentado velam ao colapso econômico; O colapso da produção em massa, alerta para que se enxergue o consumidor...

14 1945 Hiroshima e Nagasaki O progresso perde a inocência; As democracias triunfam das mais sombrias ditaduras da história graças à formidável capacidade industrial dos EUA; The American Way of Life...

15 1963 O primeiro hipermercado Abertura da sociedade de consumo; O supermercado vira hipermercado (Carrefour de Sainte-Geneviève-des-Bois) Self-service, variedade, apelo visual- cognitivo...

16 1969 O primeiro homem na Lua Descobrimos a Terra e nossa limitação frente ao Universo...

17 1973 A primeira crise do petróleo O homem enxerga a limitação dos recursos renováveis; Preço do petróleo quadriplica em menos de 3 meses; A tomada de consciência; A pesquisa sobre impactos...

18 1986 Chernobil Desastres e iniciativas; Surgimento de produtos que respeitam o meio ambiente; Primeiros tratados ambientais (Protocolo de Montreal 1987 – CFCs)

19 Indicadores Científicos

20

21 Pegada Ecológica

22 A pegada ecológica é uma medida da pressão que o homem exerce sobre a natureza. É uma ferramenta que avalia a superfície produtiva necessária a uma população para responder a seu consumo de recursos e a suas necessidades de absorção dos resíduos. Desenvolvida desde 1994 por dois pesquisadores americanos, William Rees e Mathis Wackernagel, a pegada ecológica tem sido destacada pelo WWF em diversas publicações.

23

24

25 Dicas Importantes para consumo e prospecção de eco-desenvolvimento

26 Alimentação Se você consome os alimentos da estação, frutas, verduras, legumes e cereais produzidos localmente, através da agricultura orgânica, parabéns! Assim você contribui para a redução do uso de agrotóxicos e para uma exploração mais racional dos recursos do planeta. Por isso, evite alto consumo diário de proteínas (carne animal), de produtos industrializados e de fast food. Além de uma dieta mais saudável, você irá evitar a produção de muitas embalagens, que logo viram lixo. Além disso, é importante lembrar que 60% da água doce disponível em nosso planeta é destinada à produção de alimentos. Veja na tabela abaixo a quantidade de água necessária para a produção de alguns deles:

27 Hábitos Todos os nossos hábitos de moradia, alimentação, consumo, locomoção têm relação direta com a utilização dos recursos naturais, assim como nossas opções de lazer. Divertir-se é algo fundamental para a boa qualidade de vida, mas o lazer e o turismo predatório são responsáveis por algumas das mais visíveis Pegadas deixadas pelo homem no ambiente: a degradação de inúmeras paisagens em litorais, montanhas e cidades históricas. Procure conhecer as chamadas viagens sustentáveis, nas quais o transporte e a estadia são coletivos, a mão de obra local é valorizada, assim como o artesanato e as comidas típicas da região. Da mesma forma, no lazer urbano, é importante valorizar o contato com a Natureza, visitando parques, estações ecológicas, e evitar a geração de grande quantidade de lixo. A coleta seletiva também pode contribuir bastante na redução de sua Pegada. O lixo de ser separado e entregue em Pontos de Entrega Voluntária (PEV) ou aos catadores e às cooperativas de reciclagem.

28 Consumo O excesso de hábitos consumistas é um dos fatores que mais contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta. Sendo assim, evite substituir aparelhos que agregam alta tecnologia desnecessariamente e reduza o consumo de produtos descartáveis. Além de reduzir sua Pegada, esses hábitos vão fazer bem para seu bolso! Procure adquirir produtos verdes, de empresas que estejam envolvidas em programas de responsabilidade socioambiental e certificadas com o ISO (certificação ambiental). Ao comprar carvão, verifique na embalagem se o produto é registrado no IBAMA. Quando não há registro, a madeira usada para produzir o carvão é de origem ilegal, o que significa que parte de alguma floresta foi cortada e queimada sem autorização.

29 Consumo Quando comprar palmito em conserva, verifique no rótulo o número de registro no IBAMA. Não compre, caso não haja este registro, pois a retirada deste recurso da floresta foi ilegal. Não compre orquídeas e bromélias à beira das estradas, pois podem ter sido retiradas da floresta, de forma predatória. Prefira plantas vendidas em lojas e supermercados, cultivadas por produtores legalizados. Ao comprar móveis e madeiras, dê preferência aos que são feitos de pinho e verifique se o comerciante possui documentos de que a madeira é certificada com o selo FSC. Mais informações, visite o site Nunca compre animais silvestres. Caso queira adquiri-los, certifique-se de que sua criação tem certificação do IBAMA.

30 Moradia Se você mora com a família, com amigos, em comunidade ou com algum grupo, pode ter certeza de que está contribuindo para a redução de suas pegadas, pois, no coletivo, a água, a energia e outros recursos naturais são sempre melhor aproveitados. Quem mora sozinho, em geral, atinge altos graus de desperdício de recursos. Além do mais, em grupo, é possível otimizar muito o uso de equipamentos eletrodomésticos como geladeira, televisão e outros, evitando ter um equipamento por pessoa. Outra opção é adotar equipamentos e tecnologias que reduzem o consumo de água e energia.

31 Moradia Procure identificar vazamentos em sua casa ou no seu bairro, evite o uso da mangueira para limpar calçadas ou lavar o carro e junte roupas para lavar e passar. Verifique também em sua conta de água o total de metros cúbicos mensais e divida este número por 30 dias e pela quantidade de pessoas que moram em sua casa. Assim, além de reduzir sua Pegada, você poderá conhecer sua média individual de consumo de água diária. Você pode poupar energia e água por meio de simples práticas caseiras, como isolamentos térmicos, utilização de lâmpadas fluorescentes e aparelhos elétricos e eletrônicos com o selo PROCEL, pois estes consomem menos energia. Desligue aparelhos, inclusive da tomada, quando não estiverem sendo utilizados. Reduza o uso do ar condicionado, privilegie sempre a iluminação de ambientes com luz natural e procure utilizar as escadas em vez do elevador.

32 Transporte O aquecimento global é causado, em grande parte, pelos gases da combustão dos motores dos automóveis. Por isso, um transporte sustentável tem de utilizar a energia de maneira eficaz, ou seja, transportar o máximo de carga possível gastando o mínimo de combustível. Dessa forma, evite andar de carro sozinho. Você pode ampliar suas formas de locomoção, utilizando bicicletas, percorrendo pequenos trechos a pé, privilegiando o uso de transporte coletivo ou organizando caronas solidárias com colegas de trabalho ou da escola. Fazer a revisão de seu veículo particular também é importante, além de abastecê-lo com combustíveis alternativos (álcool, gás natural, biocombustível) e dirigir com pneus calibrados. O uso do avião também deve ser repensado. Um avião em uma vigem do Brasil à Europa, despeja uma quantidade de carbono na atmosfera que um carro, percorrendo 30 km por dia, produziria em mais de dois anos. Dessa forma, reveja seus itinerários e a necessidade de viajar. Reuniões de trabalho, muitas vezes, podem ser realizadas via teleconferência, evitando grandes deslocamentos.

33 Industrialização e Desenvolvimento de Produtos

34 TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS AUXILIAM MELHORIAS NO PROJETO DFA DFD DFE Design for assembly Design for disassembly Design for environment

35

36 Ciclo de Aplicação

37 Benchmarking

38 Case Human Powered

39

40

41

42

43

44 Case SUNY

45

46

47

48

49

50 Case Énergénie

51 Énergénie (França)

52 Soluções Domésticas

53 Dispositivos e Acessórios

54

55

56 Case Ovive

57

58

59

60 Case Mobileasy Home

61

62

63 Case Electrolux

64 Máquina de lavar roupas substitui o detergente por sabão de nozes Electrolux Design Lab

65 Panela funciona com energia solar Electrolux Design Lab

66 Utilitário para cozinha que vaporiza as louças para lavá-las e reaproveita a água para esta função em ciclos de filtragem Electrolux Design Lab

67 Chuveiro gasta apenas 2 litros de água num banho de 5 minutos? nossos atuais chuveiros gastam 10 vezes mais Electrolux Design Lab

68 Purificador de ar movido pela luz do sol Electrolux Design Lab

69 Estufa O que acha de ter um equipamento portátil que transforma restos de alimentos em adubo orgânico? Electrolux Design Lab

70 Compartimentos do refrigerador se fecham automaticamente quando temperatura ideal é atingida Electrolux Design Lab

71 Suporte para pratos e copos, que pode ser enrolado e que permite mudar as cores e imagens através de download de bitmaps. Electrolux Design Lab

72 Cabide com mecanismo iônico, que elimina odores de cigarro e fumaça automotiva Electrolux Design Lab

73 Aparelho que higieniza os tênis e sapatos usados durante o dia Electrolux Design Lab

74 Decompositor transforma sacolas plásticas em adubo Electrolux Design Lab

75 Oportunidades em Mobiliário

76 Contexto 1 - Ecodesign

77 Contexto 2 - Brasilidade

78 PERGUNTAS?

79 PRECISAMOS FAZER A NOSSA PARTE!

80 OBRIGADO A TODOS!!! Maiores informações:Prof. Delcio Pereira


Carregar ppt "II Fórum Pedagógico de Educação Ambiental Cartilha Ambiental nas Empresas do Pólo Moveleiro do Alto Vale do Rio Negro (SC) Prof. Delcio Pereira (UDESC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google