A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência e senso comum e os processos do método científico. CCT/UDESC Metodologia Científica Prof.ª Kênia Gaedtke.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência e senso comum e os processos do método científico. CCT/UDESC Metodologia Científica Prof.ª Kênia Gaedtke."— Transcrição da apresentação:

1 Ciência e senso comum e os processos do método científico. CCT/UDESC Metodologia Científica Prof.ª Kênia Gaedtke.

2 O que se espera da universidade? LDB: Ensino superior deve oferecer instrumentos para o desenvolvimento de: LDB: Ensino superior deve oferecer instrumentos para o desenvolvimento de: Pensamento científico - filosófico; Pensamento científico - filosófico; Cultura erudita; Cultura erudita; Capacidade reflexiva. Capacidade reflexiva. Todas essas capacidades serão utilizadas no cotidiano do aluno, em sua vida profissional: enfoque no trabalho. Todas essas capacidades serão utilizadas no cotidiano do aluno, em sua vida profissional: enfoque no trabalho.

3 O contexto universitário Pesquisa, ensino e extensão. Pesquisa, ensino e extensão. Com quais objetivos as pessoas costumam adentrar em cursos superiores? Com quais objetivos as pessoas costumam adentrar em cursos superiores? Quanto de pensamento científico-filosófico, cultura erudita e capacidade reflexiva nos são apresentados nas universidades? Quanto de pensamento científico-filosófico, cultura erudita e capacidade reflexiva nos são apresentados nas universidades? Estar na Universidade exige de nós também pensar a Universidade. Estar na Universidade exige de nós também pensar a Universidade.

4 Ciência e senso comum:

5 Conhecimento empírico ou senso comum: Conhecimento popular, obtido ao acaso, geralmente por conhecimento da experiência alheia, e transmitido oralmente de uma pessoa para outra, de geração a geração. Conhecimento empírico ou senso comum: Conhecimento popular, obtido ao acaso, geralmente por conhecimento da experiência alheia, e transmitido oralmente de uma pessoa para outra, de geração a geração. Conhecimento científico: A pesquisa não só do fenômeno, mas de suas causas e leis. A ciência está buscando constantemente explicações e soluções. É um processo em construção, está sempre se renovando e reavaliando. (SILVA, 2003) Conhecimento científico: A pesquisa não só do fenômeno, mas de suas causas e leis. A ciência está buscando constantemente explicações e soluções. É um processo em construção, está sempre se renovando e reavaliando. (SILVA, 2003)

6 Como uma investigação empírica passa a ser científica? Delimitar os aspectos do fenômeno que podem ou que valem a pena ser pesquisados. Delimitar os aspectos do fenômeno que podem ou que valem a pena ser pesquisados. Condicionamento da perspectiva teórico-conceitual assumida. Condicionamento da perspectiva teórico-conceitual assumida. Viabilidade metodológica. Viabilidade metodológica. Disponibilidade ou desenvolvimento de técnicas adequadas ao seu estudo. (Pereira de Sá, 1998) Disponibilidade ou desenvolvimento de técnicas adequadas ao seu estudo. (Pereira de Sá, 1998)

7 Ciência e senso comum: A ciência nasceu da desconfiança dos sentidos Rubem Alves. A ciência nasceu da desconfiança dos sentidos Rubem Alves. A ciência tem dogmas? A ciência tem dogmas? O dogma do método. O dogma do método. As convicções são piores inimigos da verdade do que a mentira. Nietzsche. As convicções são piores inimigos da verdade do que a mentira. Nietzsche.

8 Processos do conhecimento científico Ruptura -> construção -> verificação Ruptura -> construção -> verificação As etapas da produção do conhecimento científico não são estanques – é preciso se permitir ir e voltar no processo científico. As etapas da produção do conhecimento científico não são estanques – é preciso se permitir ir e voltar no processo científico.

9 Construção do conhecimento científico Definição do objeto de estudo (observação inicial) Processo empírico, intuitivo e não sistemático Problemática Hipóteses (conjecturas e suposições) Revisão bibliográfica Etapas com caráter científico, pois seguem um método específico. Definição metodológica Observação sistemática Interpretação e conclusão

10 A ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá, mas não pode medir seus encantos. A ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá, mas não pode medir seus encantos. Manoel de Barros.

11 Bibliografia: ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 5ª ed. SP: Loyola, ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 5ª ed. SP: Loyola, BARROS, A.J.P. de e LEHFELD, SOUZA, Neide Aparecida de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, BARROS, A.J.P. de e LEHFELD, SOUZA, Neide Aparecida de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, LARUCCIA, Mauro M. O processo de pesquisa científica (mimeo). S/d. Disponível em: LARUCCIA, Mauro M. O processo de pesquisa científica (mimeo). S/d. Disponível em: PEREIRA DE SÁ, Celso. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, PEREIRA DE SÁ, Celso. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, SILVA, Mary A. F. da. Métodos e Técnicas de Pesquisa. 2ª ed. Curitiba: IBPEX, 2005 SILVA, Mary A. F. da. Métodos e Técnicas de Pesquisa. 2ª ed. Curitiba: IBPEX, 2005


Carregar ppt "Ciência e senso comum e os processos do método científico. CCT/UDESC Metodologia Científica Prof.ª Kênia Gaedtke."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google