A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O uso da simulação no processo de fundição Gustavo Assis da Silva Professor: Guilherme Ourique Verran.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O uso da simulação no processo de fundição Gustavo Assis da Silva Professor: Guilherme Ourique Verran."— Transcrição da apresentação:

1 O uso da simulação no processo de fundição Gustavo Assis da Silva Professor: Guilherme Ourique Verran

2 Sumário Objetivo Simulação Conhecimentos necessários Exemplo de processo simulado

3 Objetivo O objetivo deste trabalho consiste na verificação da importância da simulação no processo de fundição, por meio da análise de exemplos presentes na literatura.

4 Simulação Parâmetros de resposta Enchimento: a previsão do caminho do fluxo metálico, o seu perfil de temperatura, de velocidade e pressão. Solidificação: o perfil de solidificação propriamente dito, previsão de regiões propensas à incidência de porosidade, previsão de microestrutura final, propriedades mecânicas e tensões residuais.

5 Conhecimentos necessários Rigidez e compactação do molde Tipo e composição da areia utilizada na confecção de moldes e machos Tempo de desmoldagem disponível para a linha de produção Composição química do metal utilizado Forma do vazamento (manual ou automático) Cabe ao projetista envolvido no processo de simulação, avaliar tanto a qualidade dos dados de entrada e condições de contorno que alimentam o software, quanto a qualidade dos resultados finais da simulação.

6 Exemplo de processo simulado Projeto originalDefeitos (inclusão de drosses) Macro e micro

7 Exemplo de processo simulado Campo de velocidades em 50% do volume total a ser preenchido Detalhe dos canais de alimentação Escala

8 Exemplo de processo simulado Sistema de alimentação otimizado Detalhe dos canais de alimentação Escala

9 Exemplo de processo simulado Bolsa para retenção de escória e drossesO primeiro metal (mais sujo) fica confinado e não consegue alimentar a peça Detalhe da bolsa de retenção de escória A bolsa se enche antes do que o canal, e assim, segrega as impurezas

10 Exemplo de processo simulado Com o sistema de alimentação original, o índice médio de refugos por inclusões era de 5,5%, passando para 0,5% após a otimização. Verifica-se que a simulação é de extrema importância, quando bem utilizada, no processo de fundição.

11 Referência Artigo retirado do site da Tupy Autores: Carlos Gomes de Oliveira Wilson Luiz Guesser Ivo Baumer Link: ocesso_fundicao.pdf

12 Obrigado!


Carregar ppt "O uso da simulação no processo de fundição Gustavo Assis da Silva Professor: Guilherme Ourique Verran."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google