A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelos Fundamentais -> Segurança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelos Fundamentais -> Segurança"— Transcrição da apresentação:

1 Modelos Fundamentais -> Segurança “A segurança de um sistema distribuído pode ser conseguida garantindo a segurança dos processos e dos canais usados por suas interações, e protegendo os objetos que esses processos encapsulam, contra acesso não autorizado.” (Coulouris 05)

2 . Principal como autoridade com direitos de acesso
Protegendo objetos . Direitos de Acesso . Principal como autoridade com direitos de acesso . Servidor verifica identidade do principal antes de executar uma invocação. . Cliente verifica a identidade do principal que responde, para saber se a resposta vem do servidor invocado.

3 Segurança nas Interações dos processos
. Exposição a ataques (interfaces e mensagens) . Sigilo e Integridade. A integridade é ameaçada por violações de segurança bem como falhas de comunicação. . O inimigo . Ameaças a processos, canais de comunicação e negação de serviço

4 Ameaças a Processos e Canais de Comunicação
Um processo que pode receber requisições de vários clientes, pode não determinar com certeza a identidade do emissor pois esta pode ter sido forjada pelo inimigo. . Comunicação: O inimigo pode copiar, alterar, injetar mensagens enquanto estas estão trafegando pela rede. Retenção com o objetivo de reenvio seguidas vezes. Solução: Canais seguros.

5 Tratando ameaças de Segurança
. Criptografia Autenticação Canais Seguros Criptografia + autenticação = canal seguro Implementação como camada de software sobre serviços de comunicação. Um canal seguro garante privacidade e integridade dos dados por ele transmitidos Evita que mensagens sejam retransmitidas ou reordenadas (inclusão de identificador de tempo junto a mensagem)

6 Negação de Serviço e Código Móvel
- Sobrecarga dos recursos físicos por meio de invocações de serviço excessivas. . Código Móvel: - Código descarregado pode não ser confiável. Ex: Anexos de .

7 Conclusão Modelo de Segurança
. Análise cuidadosa do ambiente físico e humano . Listar todas as formas de ataque aos quais o sistema é exposto e avaliar os riscos de acontecer e as conseqüências de cada um. . Balanceamento do custo e efetividade em relação a essas ameaças.


Carregar ppt "Modelos Fundamentais -> Segurança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google