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TESTE PALOGRÁFICO NA AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE: UMA ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL FACULDADE DE PSICOLOGIA.

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1 TESTE PALOGRÁFICO NA AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE: UMA ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL FACULDADE DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSICOMETRIA PROF.ª: MARIA SUELY COSTA SOBRAL, JUNHO/2010

2  EQUIPE: José Hilário Souza José Hilário Souza Lilânia Mendes Ferreira Lilânia Mendes Ferreira Maíra Braga Melo Maíra Braga Melo Maria de Jesus Bastos Maria de Jesus Bastos Priscila Oliveira da Ponte Priscila Oliveira da Ponte

3 É um teste de personalidade e possui uma parte quantitativa e qualitativa; É um teste de personalidade e possui uma parte quantitativa e qualitativa; Foi criado pelo psic ó logo Salvador Escala Mil á no Instituto Psicot é cnico de Barcelona; Foi criado pelo psic ó logo Salvador Escala Mil á no Instituto Psicot é cnico de Barcelona; No Brasil: Foi desenvolvido e divulgado por Agostinho Minicucci; No Brasil: Foi desenvolvido e divulgado por Agostinho Minicucci; APRESENTAÇÃO

4 APLICAÇÃO É aplic á vel do mesmo modo em crian ç as (desde oito anos), adolescentes e adultos; É aplic á vel do mesmo modo em crian ç as (desde oito anos), adolescentes e adultos; A aplica ç ão do teste consiste em duas etapas: A aplica ç ão do teste consiste em duas etapas: A primeira não ser á avaliada (uma esp é cie de teste do teste); A primeira não ser á avaliada (uma esp é cie de teste do teste); A segunda é o teste propriamente dito. A segunda é o teste propriamente dito.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA É considerado por Van Kolck um teste de personalidade; É considerado por Van Kolck um teste de personalidade; São analisadas diversas categorias: adapta ç ão, expressão e proje ç ão; São analisadas diversas categorias: adapta ç ão, expressão e proje ç ão; Estas caracter í sticas são analisadas tamb é m por Allport; Estas caracter í sticas são analisadas tamb é m por Allport; É um teste que avalia a escrita; É um teste que avalia a escrita; Considerar os “ Aspectos Gerais do Desenho ”. Considerar os “ Aspectos Gerais do Desenho ”.

6 ASPECTOS A SEREM AVALIADOS NO TESTE Simbolismo do espaço: é visto por vários autores como um fator de grande importância a ser analisado. Pode-se interpretar a inclinação e margens: Simbolismo do espaço: é visto por vários autores como um fator de grande importância a ser analisado. Pode-se interpretar a inclinação e margens:  Inclinação dos traçados - tem relação com a sociabilidade: inclinação para direita: introversão inclinação para direita: introversão inclinação para esquerda: extroversão inclinação para esquerda: extroversão deslocamentos para cima/baixo: relacionado ao equilíbrio. deslocamentos para cima/baixo: relacionado ao equilíbrio.

7 Análise das margens Análise das margens  O alargamento progressivo da margem esquerda mostra vivacidade e impaciência;  O estreitamento demonstra prudência e reflexão. Distância entre linhas: ligado ao relacionamento interpessoal. Distância entre linhas: ligado ao relacionamento interpessoal. Direção das linhas (descendentes, ascedentes, horizontais e sinuosas): relacionada às disposições de humor. Direção das linhas (descendentes, ascedentes, horizontais e sinuosas): relacionada às disposições de humor.

8 Tamanho dos palos: relacionado com o dinamismo estabelecido pelo indivíduo com o seu ambiente. Tamanho dos palos: relacionado com o dinamismo estabelecido pelo indivíduo com o seu ambiente.  Tamanho grande: pode revelar sentimento de inferioridade, ou até mesmo agressividade.  Tamanho pequeno: pode revelar inibição. Distância entre os palos Distância entre os palos  Distância muito estreita: demonstra autodomínio ou até mesmo uma característica negativa.  Distância larga: liberação, extroversão.

9 Pressão pela marca deixada no papel Pressão pela marca deixada no papel  Traçado forte: pode significar vitalidade, confiança em si;  Traçado fino/fraco: relaciona-se com insegurança, hipersensibilidade, falta de confiança em si. Organização dos palos: diz de uma orientação da pessoa no espaço, avalia o grau de organização do sujeito através de uma regularidade nas margens, direção, distância e tamanho dos palos. Organização dos palos: diz de uma orientação da pessoa no espaço, avalia o grau de organização do sujeito através de uma regularidade nas margens, direção, distância e tamanho dos palos. Velocidade dos movimentos gráficos: é avaliada com o propósito de concluir a atividade mental do indivíduo, aspectos cognitivos. Velocidade dos movimentos gráficos: é avaliada com o propósito de concluir a atividade mental do indivíduo, aspectos cognitivos.  Rapidez: reflete um bom nível intelectual, agitação.  Lentidão: prudência e serenidade.

10 Ritmo dos palos: está ligado a presença de uma certa harmonia, ou falta desta. Ritmo dos palos: está ligado a presença de uma certa harmonia, ou falta desta.  Ritmo equilibrado: indica estabilidade emocional;  Distúrbios no ritmo: podem revelar impulsos violentos. Presença de arpões (traços pontiagudos, em forma de ângulo agudo) ou ganchos no palográfico: são indicativos de agressividade, autoritarismo. Presença de arpões (traços pontiagudos, em forma de ângulo agudo) ou ganchos no palográfico: são indicativos de agressividade, autoritarismo.

11 Sexo feminino, 39 anos, divorciada; Sexo feminino, 39 anos, divorciada; Nível Superior; Nível Superior; Não possui doença crônica; não faz uso de medicação; não possui nenhum tipo de vício; Não possui doença crônica; não faz uso de medicação; não possui nenhum tipo de vício; Data da aplicação: 09/05/2010 Data da aplicação: 09/05/2010 Local; Local; Observações. Observações. APLICAÇÃO DO TESTE: SUJEITO E AMBIENTE

12 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO TESTE

13 ANÁLISE DO TESTE A avaliação do teste é constituída de dois tipos: uma mais quantitativa e outra mais qualitativa A avaliação do teste é constituída de dois tipos: uma mais quantitativa e outra mais qualitativa O teste inicialmente propunha apenas a quantitativa, através da produtividade e do nível de oscilação rítmica(NOR). O teste inicialmente propunha apenas a quantitativa, através da produtividade e do nível de oscilação rítmica(NOR).

14 ANÁLISE DO TESTE Pré-teste

15 PARTE QUANTITATIVA

16 Categoria de análise: Produtividade É avaliada pelo nº. de traços executados durante o teste. Pode ser classificada em: Superior ou Muito Alta: superior a 1038 palos. Superior ou Muito Alta: superior a 1038 palos. Médio Superior ou Alta: entre 735 e 1038. Médio Superior ou Alta: entre 735 e 1038. Média: entre 469 e 734. Média: entre 469 e 734. Média Inferior ou Baixa: entre 321 e 468. Média Inferior ou Baixa: entre 321 e 468. Inferior ou Lenta: inferior a 321. Inferior ou Lenta: inferior a 321. ANÁLISE DO TESTE

17 Categoria de análise: Produtividade e Ritmo ANÁLISE DO TESTE

18 Categoria de análise:Produtividade e Ritmo Categoria de análise:Produtividade e Ritmo Nível de Oscilação Rítmica-NOR 1ª parte 25 X100 = 23,36 107 2ª parte 24 X100 = 6,38 376 ANÁLISE DO TESTE

19 Categoria de análise: Produtividade e Ritmo Categoria de análise: Produtividade e Ritmo Existem três tabelas para a avaliação do NOR. Existem três tabelas para a avaliação do NOR. ANÁLISE DO TESTE

20 Categoria de análise: Produtividade e Ritmo Categoria de análise: Produtividade e Ritmo ANÁLISE DO TESTE

21 Categoria de análise:Produtividade e Ritmo Categoria de análise:Produtividade e Ritmo ANÁLISE DO TESTE

22 Categoria de análise: Produtividade e Ritmo Categoria de análise: Produtividade e Ritmo ANÁLISE DO TESTE

23 Categoria de análise:Produtividade e Ritmo Categoria de análise:Produtividade e Ritmo Conforme Minicucci (2002) o Ritmo pode ser classificado em: Conforme Minicucci (2002) o Ritmo pode ser classificado em:  Muito Alto: NOR igual ou maior que 13,2  Alto: entre 8,7 e 13,1  Médio: entre 4,2 e 8,6  Baixo: entre 2,2 e 4,1  Muito Baixo: entre 0 e 2,1. 2ª parte 24 X100 = 6,38 376 ANÁLISE DO TESTE

24 Categoria de análise: Produtividade e Ritmo Categoria de análise: Produtividade e Ritmo Gráfico de Rendimento poder ser: Horizontal, Ascendente, Descendente, Convexa, Côncava e Irregular. EQUILIBRADO: Indica capacidade de distribuição do tônus muscular de forma organizada e sistemática (PIERRY, 1995). ANÁLISE DO TESTE

25 Categoria de análise: Produtividade e Ritmo Categoria de análise: Produtividade e Ritmo Resultado Final: Resultado Final: O seu rendimento está abaixo da média no trabalho e o seu ritmo corresponde a pessoa que, embora apresente instabilidade no ritmo de produção, consegue adaptar-se adequada às tarefas rotineiras. O seu rendimento está abaixo da média no trabalho e o seu ritmo corresponde a pessoa que, embora apresente instabilidade no ritmo de produção, consegue adaptar-se adequada às tarefas rotineiras. ANÁLISE DO TESTE

26 PARTE QUALITATIVA

27 Categoria de análise: Pressão e qualidade do traço Categoria de análise: Pressão e qualidade do traço Se refere ao grau de firmeza nas atitudes pessoais. Corresponde ao grau de vitalidade, segurança e tensão da personalidade e sua eficiência nos diferentes ambientes (escola, trabalho, etc). ANÁLISE DO TESTE

28 Categoria de análise: Pressão e qualidade do traço Categoria de análise: Pressão e qualidade do traço  Forte: Pessoas que apresentam grande vigor físico.  Médio ou normal: revela vitalidade, visão prática e concreta.  Fraca: preferência por atividades mentais, pessoas sensiveis, tímida, auto-crítica.  Irregular: personalidade instável ANÁLISE DO TESTE

29 Categoria de análise: Pressão e qualidade do traço Categoria de análise: Pressão e qualidade do traço  Interrompida: estados de desequilíbrios neurovegetativo em doenças do sistema circulatório ou respiratório, angústia e ansiedade.  Firmes ou retos: revelam determinação, firmeza e atitude;  Frouxos: falta de firmeza, indecisão, despreocupação, tendência a ceder as vontades do outro.  Côncavos: gentileza, tendência a aceitar o próximo, atenção e amabilidade.  Convexos: orgulho, desconfiança, intolerância. ANÁLISE DO TESTE

30 Categoria de análise: Direção das linhas Categoria de análise: Direção das linhas A direção avalia as flutuações do ânimo, a vontade e o humor. Pode ser: A direção avalia as flutuações do ânimo, a vontade e o humor. Pode ser:  Horizontal: Hamonia e equilíbrio, maturidades nas decisões.  Ascendente:Ambição, espírito empreendedor, criatividade  Muito ascendente:excitação, nervosismo, paixão, agressivo, perda do contato com a realidade, mania de grandeza, desordem moral, exaltação do Ego.  Descendente: Depressão, diminuição da capacidade no trabalho, falta de confiança em si, desânimo, cansaço, fadiga.  Irregular: luta interior, euforia alternadas com abatimentos.  Côncava:cansaço, angústia, desalento  Convexa: dificuldade de planejamento, dificuldade de executar tarefas  Serpentina: fineza, diplomacia, emotivo, mas com propensões a falsidade, intrigas, astúcia, inconstância.  Em forma de Leque: emotivo, inquieto, intuitivo. ANÁLISE DO TESTE

31 Categoria de análise: Distância entre os palos Categoria de análise: Distância entre os palos Avalia a necessidade de liberdade ou isolamento, concentração. Avalia a necessidade de liberdade ou isolamento, concentração. ANÁLISE DO TESTE

32 Categoria de análise: Distância entre os palos Categoria de análise: Distância entre os palos  Normal  Aumentada  Muito aumentada  Diminuída  Muito diminuída  Irregular: Isso diz de uma insegurança na tomada de decisões, intuição, sensibilidade, embivalência, dificuldade de planejamento. ANÁLISE DO TESTE

33 Categoria de análise: Distância entre as linhas Categoria de análise: Distância entre as linhas Analisa o relacionamento interpessoal, distância em relação aos outros.Pode ser: Analisa o relacionamento interpessoal, distância em relação aos outros.Pode ser:  Normal ou média  Aumentada  Muito aumentada  Diminuída  Sobrepostas  Irregular – Instabilidade nos relacionamentos, com momentos de reserva  Crescente  Decrescente ANÁLISE DO TESTE

34 Categoria de análise: Margens Categoria de análise: Margens São indicadoras da capacidade organizadora do indivíduo e de como ele se adapta ao ambiente. São indicadoras da capacidade organizadora do indivíduo e de como ele se adapta ao ambiente.  Esquerda Normal: Adequação na forma de lidar com situações do passado, necessidade de sair de si mesmo. Interesse por idéias novas e iniciativas.  Direita Normal: Boa adaptação ao meio social, enfrenta desafios sem receios,auto-controle adequado.  A margem Superior (5,0) é normal, denotando comportamento de respeito, consideração com os outros e com autoridade e adaptação.  A margem Superior (5,0) é normal, denotando comportamento de respeito, consideração com os outros e com autoridade e adaptação. ANÁLISE DO TESTE

35 Categoria de análise: Inclinação dos palos Categoria de análise: Inclinação dos palos Avalia a necessidade de contato com os outros, como deseja ser tratada. Avalia a necessidade de contato com os outros, como deseja ser tratada.  Verticais ou retos: Os ângulos estão entre 84º à 98º, significando atitude vigilante da personalidade, firmeza, estabilidade, constância das atitudes e domínio sobre os desejos.  Verticais ou retos: Os ângulos estão entre 84º à 98º, significando atitude vigilante da personalidade, firmeza, estabilidade, constância das atitudes e domínio sobre os desejos. ANÁLISE DO TESTE

36 Categoria de análise: Tamanho dos palos Categoria de análise: Tamanho dos palos Traduz simbolicamente a auto-estima e a confiança que ele tem nos seus próprios valores. O valor obtido neste caso (8,1) o caracteriza como Normal, o que significa equilíbrio, ponderação, afetividade estável e adaptação ao meio. Traduz simbolicamente a auto-estima e a confiança que ele tem nos seus próprios valores. O valor obtido neste caso (8,1) o caracteriza como Normal, o que significa equilíbrio, ponderação, afetividade estável e adaptação ao meio. ANÁLISE DO TESTE

37 Categoria de análise:Organização ou ordem Categoria de análise:Organização ou ordem No aspecto geral a organização é um sinal de inteligência e de moral e relaciona-se à educação, à cultura e à adaptação. No aspecto geral a organização é um sinal de inteligência e de moral e relaciona-se à educação, à cultura e à adaptação. De acordo com o teste é considerada boa, isso indica boa qualidade na realização das atividades,pessoa metódica. De acordo com o teste é considerada boa, isso indica boa qualidade na realização das atividades,pessoa metódica. ANÁLISE DO TESTE

38 Outras Categorias que não foram percebidas no teste referido: Outras Categorias que não foram percebidas no teste referido:  Tremor Indica lesões neurológicas ou traumatismos, fortes crises emocionais ou lesões musculares. Indica lesões neurológicas ou traumatismos, fortes crises emocionais ou lesões musculares. ANÁLISE DO TESTE

39 Outras Categorias que não foram percebidas no teste referido: Outras Categorias que não foram percebidas no teste referido:  Emotividade Se caracteriza por vibrações, choques ou comoções interiores nas funções psicológicas e fisiológicas. Se caracteriza por vibrações, choques ou comoções interiores nas funções psicológicas e fisiológicas. ANÁLISE DO TESTE

40 Outras Categorias que não foram percebidas no teste referido: Outras Categorias que não foram percebidas no teste referido:  Ganchos Se tiverem do lado esquerdo do palo indicam agressividade voltada para si mesmo. Do direito, agressividade voltada para o exterior. Na parte superior estão ligados a aspectos mais intelectuais, racionais e verbais. Na parte inferior do palo relaciona-se ao concreto, material, à agressividade ao plano físico. Se tiverem do lado esquerdo do palo indicam agressividade voltada para si mesmo. Do direito, agressividade voltada para o exterior. Na parte superior estão ligados a aspectos mais intelectuais, racionais e verbais. Na parte inferior do palo relaciona-se ao concreto, material, à agressividade ao plano físico. ANÁLISE DO TESTE

41 Outras Categorias que não foram percebidas no teste referido: Outras Categorias que não foram percebidas no teste referido:  Impulsividade  Impulsividade De acordo com Dorin (1978) é caracterizada a atividade irrefletida ou que não pode ser contida pelo indivíduo. De acordo com Dorin (1978) é caracterizada a atividade irrefletida ou que não pode ser contida pelo indivíduo. Maior palo – Menor palo = 10-6= 4 Maior palo – Menor palo = 10-6= 4 ANÁLISE DO TESTE

42 CONSIDERAÇÕES FINAIS Avalia a personalidade e o comportamento do sujeito com base na sua expressão gráfica; Avalia a personalidade e o comportamento do sujeito com base na sua expressão gráfica; Atualmente é bastante utilizado pelas empresas; Atualmente é bastante utilizado pelas empresas; Importância de utilizar outras formas de avaliação. Importância de utilizar outras formas de avaliação.

43 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ALVES, I,C.B.A e ESTEVES, C. O teste palográfico na avaliação da personalidade. São Paulo: Vetor, 2004. ALVES, I,C.B.A e ESTEVES, C. O teste palográfico na avaliação da personalidade. São Paulo: Vetor, 2004.


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