A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CAMPUS SOBRAL FACULDADE DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSICOMETRIA PROF.ª: MARIA SUELY COSTA TESTE PALOGRÁFICO NA AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE: UMA ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA SOBRAL, JUNHO/2010

2  EQUIPE: José Hilário Souza Lilânia Mendes Ferreira Maíra Braga Melo
Maria de Jesus Bastos Priscila Oliveira da Ponte

3 APRESENTAÇÃO É um teste de personalidade e possui uma parte quantitativa e qualitativa; Foi criado pelo psicólogo Salvador Escala Milá no Instituto Psicotécnico de Barcelona; No Brasil: Foi desenvolvido e divulgado por Agostinho Minicucci;

4 APLICAÇÃO É aplicável do mesmo modo em crianças (desde oito anos), adolescentes e adultos; A aplicação do teste consiste em duas etapas: A primeira não será avaliada (uma espécie de teste do teste); A segunda é o teste propriamente dito.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É considerado por Van Kolck um teste de personalidade; São analisadas diversas categorias: adaptação, expressão e projeção; Estas características são analisadas também por Allport; É um teste que avalia a escrita; Considerar os “Aspectos Gerais do Desenho”.

6 ASPECTOS A SEREM AVALIADOS NO TESTE
Simbolismo do espaço: é visto por vários autores como um fator de grande importância a ser analisado. Pode-se interpretar a inclinação e margens: Inclinação dos traçados - tem relação com a sociabilidade: inclinação para direita: introversão inclinação para esquerda: extroversão deslocamentos para cima/baixo: relacionado ao equilíbrio.

7 Análise das margens O alargamento progressivo da margem esquerda mostra vivacidade e impaciência; O estreitamento demonstra prudência e reflexão. Distância entre linhas: ligado ao relacionamento interpessoal. Direção das linhas (descendentes, ascedentes, horizontais e sinuosas): relacionada às disposições de humor.

8 Tamanho dos palos: relacionado com o dinamismo estabelecido pelo indivíduo com o seu ambiente.
Tamanho grande: pode revelar sentimento de inferioridade, ou até mesmo agressividade. Tamanho pequeno: pode revelar inibição. Distância entre os palos Distância muito estreita: demonstra autodomínio ou até mesmo uma característica negativa. Distância larga: liberação, extroversão.

9 Pressão pela marca deixada no papel
Traçado forte: pode significar vitalidade, confiança em si; Traçado fino/fraco: relaciona-se com insegurança, hipersensibilidade, falta de confiança em si. Organização dos palos: diz de uma orientação da pessoa no espaço, avalia o grau de organização do sujeito através de uma regularidade nas margens, direção, distância e tamanho dos palos. Velocidade dos movimentos gráficos: é avaliada com o propósito de concluir a atividade mental do indivíduo, aspectos cognitivos. Rapidez: reflete um bom nível intelectual, agitação. Lentidão: prudência e serenidade.

10 Ritmo dos palos: está ligado a presença de uma certa harmonia, ou falta desta.
Ritmo equilibrado: indica estabilidade emocional; Distúrbios no ritmo: podem revelar impulsos violentos. Presença de arpões (traços pontiagudos, em forma de ângulo agudo) ou ganchos no palográfico: são indicativos de agressividade, autoritarismo.

11 APLICAÇÃO DO TESTE: SUJEITO E AMBIENTE
Sexo feminino, 39 anos, divorciada; Nível Superior; Não possui doença crônica; não faz uso de medicação; não possui nenhum tipo de vício; Data da aplicação: 09/05/2010 Local; Observações.

12 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO TESTE

13 ANÁLISE DO TESTE A avaliação do teste é constituída de dois tipos: uma mais quantitativa e outra mais qualitativa O teste inicialmente propunha apenas a quantitativa, através da produtividade e do nível de oscilação rítmica(NOR).

14 ANÁLISE DO TESTE Pré-teste Teste

15 PARTE QUANTITATIVA

16 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Produtividade
É avaliada pelo nº. de traços executados durante o teste. Pode ser classificada em: Superior ou Muito Alta: superior a 1038 palos. Médio Superior ou Alta: entre 735 e 1038. Média: entre 469 e 734. Média Inferior ou Baixa: entre 321 e 468. Inferior ou Lenta: inferior a 321.

17 Categoria de análise: Produtividade e Ritmo
ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Produtividade e Ritmo

18 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise:Produtividade e Ritmo
Nível de Oscilação Rítmica-NOR 1ª parte 25 X100 = 23,36 107 2ª parte 24 X100 = 6,38 376

19 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Produtividade e Ritmo
Existem três tabelas para a avaliação do NOR.

20 Categoria de análise: Produtividade e Ritmo
ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Produtividade e Ritmo

21 Categoria de análise:Produtividade e Ritmo
ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise:Produtividade e Ritmo

22 Categoria de análise: Produtividade e Ritmo
ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Produtividade e Ritmo

23 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise:Produtividade e Ritmo
Conforme Minicucci (2002) o Ritmo pode ser classificado em:  Muito Alto: NOR igual ou maior que 13,2  Alto: entre 8,7 e 13,1  Médio: entre 4,2 e 8,6  Baixo: entre 2,2 e 4,1  Muito Baixo: entre 0 e 2,1. 2ª parte 24 X100 = 6,38 376

24 ANÁLISE DO TESTE EQUILIBRADO
Categoria de análise: Produtividade e Ritmo Gráfico de Rendimento poder ser: Horizontal, Ascendente, Descendente, Convexa, Côncava e Irregular. EQUILIBRADO: Indica capacidade de distribuição do tônus muscular de forma organizada e sistemática (PIERRY, 1995). EQUILIBRADO

25 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Produtividade e Ritmo
Resultado Final: O seu rendimento está abaixo da média no trabalho e o seu ritmo corresponde a pessoa que, embora apresente instabilidade no ritmo de produção, consegue adaptar-se adequada às tarefas rotineiras.

26 PARTE QUALITATIVA

27 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Pressão e qualidade do traço
Se refere ao grau de firmeza nas atitudes pessoais. Corresponde ao grau de vitalidade, segurança e tensão da personalidade e sua eficiência nos diferentes ambientes (escola, trabalho, etc).

28 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Pressão e qualidade do traço
 Forte: Pessoas que apresentam grande vigor físico.  Médio ou normal: revela vitalidade, visão prática e concreta.  Fraca: preferência por atividades mentais, pessoas sensiveis, tímida, auto-crítica.  Irregular: personalidade instável

29 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Pressão e qualidade do traço
 Interrompida: estados de desequilíbrios neurovegetativo em doenças do sistema circulatório ou respiratório, angústia e ansiedade.  Firmes ou retos: revelam determinação, firmeza e atitude;  Frouxos: falta de firmeza, indecisão, despreocupação, tendência a ceder as vontades do outro.  Côncavos: gentileza, tendência a aceitar o próximo, atenção e amabilidade.  Convexos: orgulho, desconfiança, intolerância.

30 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Direção das linhas
A direção avalia as flutuações do ânimo, a vontade e o humor. Pode ser:  Horizontal: Hamonia e equilíbrio, maturidades nas decisões.  Ascendente:Ambição, espírito empreendedor, criatividade  Muito ascendente:excitação, nervosismo, paixão, agressivo, perda do contato com a realidade, mania de grandeza, desordem moral, exaltação do Ego.  Descendente: Depressão, diminuição da capacidade no trabalho, falta de confiança em si, desânimo, cansaço, fadiga.  Irregular: luta interior, euforia alternadas com abatimentos.  Côncava:cansaço, angústia, desalento  Convexa: dificuldade de planejamento, dificuldade de executar tarefas  Serpentina: fineza, diplomacia, emotivo, mas com propensões a falsidade, intrigas, astúcia, inconstância.  Em forma de Leque: emotivo, inquieto, intuitivo.

31 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Distância entre os palos
Avalia a necessidade de liberdade ou isolamento, concentração.

32 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Distância entre os palos
 Normal  Aumentada  Muito aumentada  Diminuída  Muito diminuída  Irregular: Isso diz de uma insegurança na tomada de decisões, intuição, sensibilidade, embivalência, dificuldade de planejamento.

33 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Distância entre as linhas
Analisa o relacionamento interpessoal, distância em relação aos outros.Pode ser:  Normal ou média  Aumentada  Muito aumentada  Diminuída  Sobrepostas  Irregular – Instabilidade nos relacionamentos, com momentos de reserva  Crescente  Decrescente

34 ANÁLISE DO TESTE superior esquerda direita
Categoria de análise: Margens São indicadoras da capacidade organizadora do indivíduo e de como ele se adapta ao ambiente.  Esquerda Normal: Adequação na forma de lidar com situações do passado, necessidade de sair de si mesmo. Interesse por idéias novas e iniciativas. Direita Normal: Boa adaptação ao meio social, enfrenta desafios sem receios,auto-controle adequado.  A margem Superior (5,0) é normal, denotando comportamento de respeito, consideração com os outros e com autoridade e adaptação. superior esquerda direita

35 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Inclinação dos palos
Avalia a necessidade de contato com os outros, como deseja ser tratada.  Verticais ou retos: Os ângulos estão entre 84º à 98º, significando atitude vigilante da personalidade, firmeza, estabilidade, constância das atitudes e domínio sobre os desejos.

36 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise: Tamanho dos palos
Traduz simbolicamente a auto-estima e a confiança que ele tem nos seus próprios valores. O valor obtido neste caso (8,1) o caracteriza como Normal, o que significa equilíbrio, ponderação, afetividade estável e adaptação ao meio.

37 ANÁLISE DO TESTE Categoria de análise:Organização ou ordem
No aspecto geral a organização é um sinal de inteligência e de moral e relaciona-se à educação, à cultura e à adaptação. De acordo com o teste é considerada boa, isso indica boa qualidade na realização das atividades,pessoa metódica.

38 ANÁLISE DO TESTE Outras Categorias que não foram percebidas no teste referido: Tremor Indica lesões neurológicas ou traumatismos, fortes crises emocionais ou lesões musculares.

39 ANÁLISE DO TESTE Outras Categorias que não foram percebidas no teste referido:  Emotividade Se caracteriza por vibrações, choques ou comoções interiores nas funções psicológicas e fisiológicas.

40 ANÁLISE DO TESTE Outras Categorias que não foram percebidas no teste referido:  Ganchos Se tiverem do lado esquerdo do palo indicam agressividade voltada para si mesmo. Do direito, agressividade voltada para o exterior. Na parte superior estão ligados a aspectos mais intelectuais, racionais e verbais. Na parte inferior do palo relaciona-se ao concreto, material, à agressividade ao plano físico.

41 ANÁLISE DO TESTE Outras Categorias que não foram percebidas no teste referido:  Impulsividade De acordo com Dorin (1978) é caracterizada a atividade irrefletida ou que não pode ser contida pelo indivíduo. Maior palo – Menor palo = 10-6= 4

42 CONSIDERAÇÕES FINAIS Avalia a personalidade e o comportamento do sujeito com base na sua expressão gráfica; Atualmente é bastante utilizado pelas empresas; Importância de utilizar outras formas de avaliação.

43 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ALVES, I,C.B.A e ESTEVES, C. O teste palográfico na avaliação da personalidade. São Paulo: Vetor, 2004.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google