A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAE Ademilson, Isabelle e Marilise. Resumo da Apresentação Introdução Definição CAE x CAD Método dos Elementos Finitos Aplicações Vantagens e Desvantagens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAE Ademilson, Isabelle e Marilise. Resumo da Apresentação Introdução Definição CAE x CAD Método dos Elementos Finitos Aplicações Vantagens e Desvantagens."— Transcrição da apresentação:

1 CAE Ademilson, Isabelle e Marilise

2 Resumo da Apresentação Introdução Definição CAE x CAD Método dos Elementos Finitos Aplicações Vantagens e Desvantagens Exemplos

3 Introdução Abordagem Preditiva: redução do tempo de lançamento de novos produtos e custos. Melhoria da competitividade da organização.

4 Definição CAE é a análise e resolução de projetos de engenharia usando técnicas baseadas em computação para calcular parâmetros operacionais, funcionais e de manufatura do produto que são muito complexos para os métodos clássicos. Os sistemas CAD mais difundidos são baseados no método dos elementos finitos (MEF). Produtos existentes no mercado: COSMOS, CIMATRON, MOLDFLOW, ALGOR, ANSYS, DESIGN SPACE, HYPERMESH.

5 CAE x CAD Com o CAD elaboram-se: projetos dos produtos, especificações, detalhamentos, características dos materiais (densidade e propriedades mecânicas, por exemplo. Com o CAE otimiza-se o projeto do produto, através de cálculos que fazem simulação de deformações mecânicas, dinâmica dos fluídos, termodinâmica entre outras funções.

6 Métodos dos Elementos Finitos Origens na análise estrutural. Na década de 70 teve suas aplicações estendidas a problemas de mecânica de fluidos. Conceito: técnica numérica para análise e estudo da performance funcional de uma estrutura ou circuito, através da divisão do objeto (produto) em pequenos blocos, chamados elementos finitos.

7 Métodos dos Elem. (cont...) Etapas de Utilização (figura 4): - Pré-processador: interface gráfica (figura 5). - Processador: resolução de grandes sistemas matriciais - Pós-Processador: compilar os resultados obtidos.

8 Figura 4

9 Figura 5

10 Aplicações Largamente utilizados para o cálculo de tensões, deslocamentos, vibração, transferência de calor, escoamento de fluidos, instalações industriais e outras aplicações para obter o resultado da atividade do projeto. Problemas resolvidos pelo CAE: Análise estática. Análise dinâmica transiente. Análise de freqüência natural. Análise de movimento. Análise de fluidos. Análise térmica. Problemas eletro-eletrônicos. Problemas de contato e grandes deformações.

11 Vantagens e Desvantagens Vantagens: Maior eficiência. Engenharia preditiva. Menor custo. Aprimoramento do produto. Agilidade e flexibilidade da empresa no mercado. Engenharia concorrente. Reutilização. Rápida alteração. Desvantagens: Integração dos softwares. Problemas de postura e visão.

12 Exemplos O CAE pode ser utilizado para realizar simulações dos processos industriais (figura 1), na indústria automobilística (figura 2) e na indústria aeronáutica e espacial (figura 3). As figuras 5, 6 e 7 demonstram algumas funcionalidades do programa LMAG-2D (programa bidimensional em baixa freqüência).

13 Figura 1

14 Figura 2

15 Figura 3

16 Figura 5

17 Figura 6

18 Figura 7

19 FIM


Carregar ppt "CAE Ademilson, Isabelle e Marilise. Resumo da Apresentação Introdução Definição CAE x CAD Método dos Elementos Finitos Aplicações Vantagens e Desvantagens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google