A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEGRADAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DO PVC. Introdução Importância Técnica e Econômica do PVC PVC foi um dos primeiros termoplásticos desenvolvidos Foi o plástico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEGRADAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DO PVC. Introdução Importância Técnica e Econômica do PVC PVC foi um dos primeiros termoplásticos desenvolvidos Foi o plástico."— Transcrição da apresentação:

1 DEGRADAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DO PVC

2 Introdução Importância Técnica e Econômica do PVC PVC foi um dos primeiros termoplásticos desenvolvidos Foi o plástico mais usado mundialmente por mais de 70 anos As propriedades mecânicas podem ser ajustadas de rígidas a flexíveis A baixa estabilidade térmica é bem conhecida

3 Degradação e estabilização do PVC Desidrocloração amarelecimento Desidrocloração amarelecimento Auto-oxidação (na presença de O 2 ) Auto-oxidação (na presença de O 2 ) Cisão mecanoquímica (no processamento) Cisão mecanoquímica (no processamento)

4

5 Mecanismo de Eliminação Monomolecular (Efeito Zíper)

6 Desidrocloração via radicais livres

7

8

9

10 Formulação básica de PVC para Cabos Elétricos

11 Estabilização Térmica do PVC Duas abordagens de estabilização: Duas abordagens de estabilização: Reação com átomos de cloro alílicos Eliminação (captura) do HCl gerado na degradação

12 Classes mais importantes de estabilizantes Estabilizantes de alquil-estanho Estabilizantes de alquil-estanho Estabilizantes de Misturas de Metais Mixed Metal Estabilizantes de Misturas de Metais Mixed Metal Estabilizantes de alquil-fosfitos Estabilizantes de alquil-fosfitos Estabilizantes de é steres de á cidos graxos epoxidados Estabilizantes de é steres de á cidos graxos epoxidados Estabilizantes a base de Hidrotalcitas Estabilizantes a base de Hidrotalcitas

13 Estabilizantes de alquil-estanho Reage com HCl, para formar os cloretos de estanho correspondentes

14 Estabilizantes de Misturas de Metais Mixed Metal O mecanismo depende do tipo de metais: 1) Carboxilatos fortemente básicos derivado de K e Ca, são capturadores de HCl 2) Os metais, tais como Zn e Cd, que são ácidos de Lewis mais fortes e formam carboxilatos covalentes, não apenas capturar HCl, mas também substituem o carboxilato por átomos de cloro alílicos.

15

16 Estabilizantes de alquil-fosfitos Trialquil-fosfitos capturam HCl para formar dialquil-fosfitos. Eles tamb é m reagem com cloretos al í licos, mas este processo tem um papel secund á rio. Trialquil-fosfitos capturam HCl para formar dialquil-fosfitos. Eles tamb é m reagem com cloretos al í licos, mas este processo tem um papel secund á rio.

17 Estabilizantes de ésteres de ácidos graxos epoxidados Epóxidos são capturadores de HCl e também são considerados efetivos na troca de cloros alílicos na presença de sais de Zn e Cd como catalisadores.

18 Estabilizantes a base de Hidrotalcitas Esta reação permite que essas argilas possam ser usadas como capturadores de HCl na estabilização do PVC. Hidrotalcita, um mineral natural, é o hidroxicarbonato de Mg e Al: Mg 6 Al 2 (OH) 16 CO 3.4H 2 O. Argilas com estrutura de hidrotalcita com ânions de ácidos fracos reagem com ácidos fortes, tais como HCl, e trocam ânions com Cl -.


Carregar ppt "DEGRADAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DO PVC. Introdução Importância Técnica e Econômica do PVC PVC foi um dos primeiros termoplásticos desenvolvidos Foi o plástico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google