Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmily Vala Alterado mais de 9 anos atrás
1
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia Aplicada MBA Fernando Branco Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 Parte 2
2
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Regulação e Intervenção Pública? Porque intervem o Estado em muitos mercados? –Os mercados podem não proporcionar um nível eficiente de transacções. Como intervem o Estado nos mercados?
3
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Falhas de mercado Poder de mercado Externalidades Bens públicos Assimetrias de informação
4
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Falhas de mercado Reduz-se o volume de transacções. Reduz-se o bem- estar da sociedade (por perda do excedente dos consumidores). Políticas do Estado: –Concorrência; –Regulação de preço. Poder de mercado Externalidades Bens públicos Assimetrias de informação
5
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Falhas de mercado Poder de mercado Externalidades Bens públicos Assimetrias de informação Externalidades na produção e no consumo. Impacto no mercado. Externalidades negativas e positivas: –Poluição vs. Educação. Regulação de externalidades: –Tributação; –Mercado.
6
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Falhas de mercado Propriedades de bens públicos: –Não rivalidade; –Impossibilidade de exclusão. Impacto no mercado. Regulação: –Tributação; –Mercado. Poder de mercado Externalidades Bens públicos Assimetrias de informação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.