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Seminário Avançado - Eletiva A

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Apresentação em tema: "Seminário Avançado - Eletiva A"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Avançado - Eletiva A
Estratégia Cooperativa

2 Estratégia Cooperativa
“Uma estratégia cooperativa é aquela pela qual as empresas trabalham juntas para cumprir um objetivo compartilhado.” HOSKISSON et al. (2009:217), citando HEMPHILL (2003) e BARNEY (2002). No ambiente competitivo atual, as empresas não conseguem sobreviver atuando sozinhas. Atualmente, os papéis de competidores e parceiros se confundem, uma vez que estratégias cooperativas podem ser firmadas não apenas com fornecedores e intermediários, mas também entre concorrentes. Alianças estratégicas são as estratégias cooperativas mais comuns. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

3 Estratégia Cooperativa
Relevância Quando você possui um fornecedor, ele apenas cumpre o solicitado. Ao definir uma parceria, a responsabilidade pela atividade passa a ser compartilhada, sendo que ambos obtêm vantagens. Facilita o acesso a novas tecnologias e inovações. Uma empresa trabalhando sozinha possui dificuldades em acompanhar as novas tecnologias à disposição (rapidez das mudanças). Amplia a criação de valor pela empresa, por meio do compartilhamento de recursos. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

4 Estratégia Cooperativa
Relevância: de acordo com os tipos de mercados Ciclo Lento: Facilitar o acesso a novos mercados (emergentes). Ciclo Padrão: Empresas que possuem recursos complementares. Obter poder de mercado. Acesso a novas tecnologias e aprendizado. Ciclo Rápido: Acesso a recursos complementares (empresas com recursos excedentes). Rápida entrada em novos mercados. Desenvolver novas tecnologias. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

5 Estratégia Cooperativa
Tipos de Estratégias Cooperativas: Alianças estratégicas: [...] “são parcerias entre firmas, em que seus recursos, capacidades e competências essenciais são combinadas para perseguirem interesses mútuos ao projetar, manufaturar e distribuir bens e serviços.” (HITT, 2003:362). Alianças estratégicas com participação acionária: as empresas envolvidas possuem participação acionária em uma nova iniciativa, com percentuais diferentes. Aliança estratégica sem participação acionária: [...] “acordos contratuais realizados para que uma companhia forneça, produza ou distribua os bens e serviços de uma firma, sem haver compartilhamento do capital social.” (HITT, 2003:363). Não há a criação de uma nova empresa. Processo menos formal, inadequado a projetos complexos. Ex.: Acordos de licenciamento ou terceirização. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

6 Estratégia Cooperativa
Tipos: Estratégias cooperativas para ressaltar a diferenciação ou reduzir custos Alianças estratégicas complementares: compartilhar recursos e capacidades para obter vantagem competitiva. Alianças estratégicas complementares verticais: diferentes estágios da cadeia de valor. Ex.: fornecedores e intermediários. Alianças complementares horizontais: mesmo estágio da cadeia de valor (concorrentes). Volta-se ao desenvolvimento de novos produtos ou ampliação da distribuição. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

7 Estratégia Cooperativa
Tipos: Estratégias cooperativas para ressaltar a diferenciação ou reduzir custos (Continuação) Estratégias cooperativas em rede: diversas empresas atuando de maneira conjunta. As empresas têm acesso a mais informações e conhecimento, tornando-se inovadoras. É comum as empresas estarem concentradas em uma área geográfica. Ex.: Vale do Silício (Califórnia). As empresas que não fazem parte da rede passam a ter mais dificuldades para atuar no setor. Em alguns modelos é necessário definir uma empresa que atue como Centro Estratégico entre os diversos envolvidos, orientando e auxiliando os membros. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

8 Estratégia Cooperativa
Tipos: Estratégias cooperativas voltadas ao ambiente externo Alianças de resposta competitiva: responder a ações implementadas por concorrentes. Alianças para redução da incerteza: proteger a empresa de riscos e incertezas do ambiente (entrada em novos mercados, principalmente emergentes) ou do desenvolvimento de novos produtos. Ex.: Alianças para fornecer crédito a clientes de baixa renda. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

9 Estratégia Cooperativa
Tipos: Estratégias cooperativas voltadas ao ambiente externo (Continuação) Estratégias cooperativas para redução da concorrência: ao atuar no mercado de maneira conjunta, reduz-se a concorrência como um todo. Associações: entidades de classe e consórcios de pesquisa, voltados a defender os interesses do setor, ampliar o acesso a informações ou novas tecnologias. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

10 Estratégia Cooperativa
Tipos: Estratégias cooperativas voltadas ao crescimento e diversificação Alianças estratégicas de diversificação: inclusão de produtos ou entrada em novos mercados. Franquias: o franqueador possui controle sobre a atuação dos franqueados, ao mesmo tempo em que expande as atividades da organização. A atuação conjunta fortalece a imagem da organização. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

11 Estratégia Cooperativa
Tipos: Estratégias cooperativas voltadas ao crescimento e diversificação (Continuação) Estratégias cooperativas internacionais: parcerias entre empresas de países diferentes. Alguns países, como China e Índia, exigem parcerias com empresas locais para atuação em determinados setores. Riscos associados às grandes diferenças culturais. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

12 Estratégia Cooperativa
Riscos Uma das empresas não cumprir todos os itens acordados. Oportunismo (valer-se de algum elemento não esclarecido no contrato ou apresentar uma falsa imagem de confiança). Afirmar ter uma competência que na verdade não possui. Não disponibilizar os recursos acordados. Interpretação diferenciada do acordo. Uma das empresas realizar investimentos, enquanto a parceira não os efetivar. Estratégias Cooperativas são baseadas na Confiança Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

13 Estratégia Cooperativa
Gerenciamento Caso não sejam gerenciadas de maneira adequada, as estratégias cooperativas possuem grande risco de fracassar. Necessidade de registrar e disseminar os aprendizados obtidos em estratégias cooperativas implementadas anteriormente. Definir e efetivar parâmetros de controle. Definir executivo responsável por acompanhar e controlar as atividades. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

14 Estratégia Cooperativa
Gerenciamento Há duas maneiras de gerenciar estratégias cooperativas: Gerenciamento da minimização de custos: definição de contratos formais. Visa evitar um comportamento oportunista. Define a maneira como a estratégia será monitorada. Oportunidades inesperadas não são aproveitadas. Os custos podem ser elevados, devido à formulação de contratos e ao monitoramento contínuo. Considerar que dificilmente um contrato conseguirá atender a todos os detalhes de uma cooperação. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

15 Estratégia Cooperativa
Gerenciamento Há duas maneiras de gerenciar estratégias cooperativas: Maximização das oportunidades: foco em ampliar a criação de valor obtida pela cooperação. Há flexibilidade para aproveitamento de novas oportunidades surgidas de maneira inesperada. Exige grande confiança entre os participantes. A confiança reduz os custos de controle e facilita o aproveitamento de novas oportunidades, sendo a confiança compreendida como uma vantagem competitiva. Contratos menos formais, com menos restrições. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.


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