A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO"— Transcrição da apresentação:

1 NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
Profª. Jaqueline Leite

2 A abertura do próprio negócio

3

4 A abertura do próprio negócio
Identificar necessidades: Observar o que está acontecendo no mundo e ao seu redor pode ser uma boa fonte de idéias de bons negócios. Verificar no cotidiano quais são as maiores necessidades, o que as pessoas precisam e que ainda não existe ou se existe e precisa ser melhorado.

5 A abertura do próprio negócio
Observar as deficiências: Pode ser que existam produtos e serviços que são muito bem aceitos pelo mercado, mas que se fossem melhorados seriam muito mais comercializados. Detectar deficiências no mundo dos negócios pode se tornar a "grande sacada". Às vezes não se tratará de uma deficiência, e sim de uma oportunidade que ainda não foi vista, e aquele que ver poderá obter ótimos lucros.

6 A abertura do próprio negócio
Caso: Foi assim que a rede de restaurantes McDonald's começou. Havia um homem chamado Ray Croc que em 1950 com mais de 50 anos vendia multimixers, aquelas máquinas que despejam bebida em vários copos ao mesmo tempo. As vendas iam de mal a pior até que recebeu um telefonema de um restaurante pedindo 8 máquinas. Ray ficou intrigado e resolveu ir conhecer o restaurante que fizera um pedido grande quando as vendas só caíam. Quando chegou lá ficou admirado, era um restaurante simples, com menu limitado e onde os clientes faziam os pedidos de dentro de seus carros.

7 A abertura do próprio negócio
Continuação: A rapidez do atendimento o impressionou e viu que tal inovação era possível porque a montagem das refeições era organizada como uma linha de produção, era o McDonald's que na época era administrada por dois irmãos. Ray viu ali uma boa oportunidade e convenceu os irmãos de que eles podiam ir muito mais longe, e aos 52 anos, ficou encarregado da expansão do McDonald's, hoje a maior franquia de restaurantes fast-food do mundo.

8 A abertura do próprio negócio
Tendências:  Observar as tendências também é uma ótima fonte de idéias de negócios, mas aqui deve-se ter o cuidado, pois uma tendência tende a ser passageira, então para que seu negócio não inicie com os dias contados faça uma boa pesquisa de mercado. Hobbies:  Seus hobbies, além de falarem muito sobre você podem lhe fornecer excelentes idéias de negócios, aqui também, há de se ter o cuidado, às vezes algo que você gosta muito de fazer não é muito comercializável, a pesquisa de mercado pode lhe dar mais segurança.

9 A abertura do próprio negócio
A Revista Exame publicou um estudo com 6 práticas que vem sendo utilizadas com bastante sucesso pelas empresas que mais investem em inovação e empreendedorismo no Brasil: 1- Executivos empresários Um executivo assume total responsabilidade sobre determinado projeto, como se fosse o dono do negócio. A descentralização agiliza o processo de tomada de decisões, mas deve ser realizada com pessoas que tenham condições técnicas e humanas para assumi-la (Odebrecht);

10 A abertura do próprio negócio
2- Jovens talentos Projeto que investe em profissionais mais jovens, e que lhes permite passar por várias experiências no âmbito organizacional mais cedo (Jaguaré Embalagens);

11 A abertura do próprio negócio
3- Inovação como parte do plano de metas A organização inclui a inovação de maneira formal em seu plano de metas, e incentiva as pessoas envolvidas no processo a manter os olhos no mercado buscando novas oportunidades, sejam elas através de novos produtos ou de adaptações em produtos já existentes (Nesflé);

12 A abertura do próprio negócio
4 -Equipes para resolver problemas Profissionais dos níveis mais elevados da organização participam de um programa específico onde juntos trabalham na busca de soluções para problemas de maior complexidade. Sua interação possibilita sinergia, e os resultados normalmente se mostram surpreendentes (IJnimed Vales do Taquari e Rio Pardo);

13 A abertura do próprio negócio
5. Mudar de área para criar Alguns funcionários deixam suas funções regulares por um determinado período a fim de circular pela empresa, reavaliar processos e encontrar oportunidades para reduzir custos e aumentar a produtividade. (Rio Paracatu Mineração)

14 A abertura do próprio negócio
6. Gincana de idéias Com o intuito de estimular a participação voluntária, algumas organizações estimulam a participação através de mecanismos que visam avaliar e premiar as sugestões mais interessantes. Estabelecem critérios de pontuação para as diferentes e os pontos acumulados em determinado período podem ser trocados por diferentes produtos (Tupy Fundições).

15 ATIVIDADES 1- Comente a frase:
“Diante da realidade de uma economia global, num mundo de rápidas mudanças e altamente competitivo, a criatividade deixou de ser apenas importante — ela é agora uma necessidade para a sobrevivência” (Mamede, 2006).

16 ATIVIDADES 2- Quais os fatores positivos que influenciam a inovação nas organizações? 3- Quais os fatores negativos que influenciam a inovação nas organizações


Carregar ppt "NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google