A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORA MARIA CRISTINA. UFAM - 2008 1 - Os Persas foram, na Antiguidade, um dos povos mais importantes a ocupar a região da Mesopotâmia. Sobre sua.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORA MARIA CRISTINA. UFAM - 2008 1 - Os Persas foram, na Antiguidade, um dos povos mais importantes a ocupar a região da Mesopotâmia. Sobre sua."— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORA MARIA CRISTINA

2 UFAM - 2008 1 - Os Persas foram, na Antiguidade, um dos povos mais importantes a ocupar a região da Mesopotâmia. Sobre sua história e cultura é possível afirmar que: a) A vitória de Dario I sobre os Gregos marcou o início da ascensão Persa no Mediterrâneo, favorecendo a expansão da escrita cuneiforme e dos cultos monoteístas. b) Desenvolveram uma religião própria, o Zoroastrismo, e começaram sua expansão territorial após as conquistas lideradas por Ciro, o Grande. c) Famosos por suas obras arquitetônicas, os Persas construíram na Babilônia as maiores pirâmides da Mesopotâmia, tornando aquela cidade o centro de seu Império. d) O declínio do Império Persa foi marcado pela derrota de Xerxes para os Assírios na batalha de Susa. e) Adotando uma religião que opunha, de forma maniqueísta, o bem e o mal, os Persas dominaram o comércio mediterrâneo após conquistar o Egito, a Ásia Menor e a Macedônia, sob a liderança de Nabucodonosor.

3 UEL - PR 2 - "... essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas, praticavam a pirataria, e desenvolviam um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo..." O texto refere-se a características que identificam, na Antiguidade Oriental, os a) fenícios. b) hebreus. c) caldeus. d) egípcios. e) persas.

4 FAAP 3 - Filho de Davi, foi um déspota, sábio e bom administrador. Viveu no luxo e no esplendor. Escreveu livros, protegeu as artes. Desenvolveu o comércio: a) Moisés b) Isaac c) Salomão d) Jacó e) Josué

5 UFRS 4 - O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades. Estas características identificam o a) império dos persas durante o reinado de Dario. b) império babilônico durante o governo de Hamurabi. c) antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops. d) reino de Israel sob o comando de Davi. e) estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.

6 UFRS 5 - Em relação aos povos da Antiguidade, é correto afirmar que a) os assírios foram submetidos por Nabucodonosor, originando o episódio conhecido como o Cativeiro da Babilônia. b) os fenícios foram os criadores do alfabeto, posteriormente aperfeiçoado pelos gregos e latinos. c) os hebreus criaram um quadro religioso caracterizado pelo politeísmo e a mumificação. d) os egípcios estabeleceram, em 300 a.C., o importante Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos jurídicos escritos. e) os persas, após derrotarem as tropas de Alexandre, conseguiram anexar o território grego ao seu impéri

7 UFRS 6 - (UFRS) Relacione a coluna II, que apresenta afirmações relativas a povos da Antigüidade, com a coluna I, que identifica os mesmos. COLUNA I ( 1 ) Fenícios ( 2 ) Hebreus ( 3 ) Babilônios ( 4 ) Egípcios ( 5 ) Persas COLUNA II ( ) Os sinais de sua escrita sagrada são conhecidas como hieróglifos. ( ) Buscavam e levavam mercadorias por toda a bacia do Mediterrâneo. ( ) Seu império era controlado pelo sistema de satrapias. ( ) Os invasores de seu território provocaram a diáspora. ( ) Hamurábi unificou o império, desde a Assíria até a Caldéia. A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna II, é a) 1 - 2 - 5 - 4 - 3 b) 1 - 4 - 3 - 2 - 5 c) 4 - 1 - 5 - 2 - 3 d) 4 - 2 - 5 - 1 - 3 e) 5 - 1 - 3 - 4 - 2

8 FEI 7 - Podem ser consideradas características das civilizações da Antiguidade Oriental: a) o monoteísmo e uma rígida divisão social b) o politeísmo e uma sociedade organizada de maneira igualitária c) o politeísmo e uma rígida divisão social d) o monoteísmo e uma sociedade organizada de maneira igualitária e) o politeísmo e uma sociedade de classes

9 GABARITO  1 – B  2 – A  3 – C  4 – A  5 – B  6 – C  7 - C


Carregar ppt "PROFESSORA MARIA CRISTINA. UFAM - 2008 1 - Os Persas foram, na Antiguidade, um dos povos mais importantes a ocupar a região da Mesopotâmia. Sobre sua."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google