A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METÁFORA E O INCONSCIENTE AmauriAmauri IraciIraci IvaneteIvanete SimoneSimone VeraVera.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METÁFORA E O INCONSCIENTE AmauriAmauri IraciIraci IvaneteIvanete SimoneSimone VeraVera."— Transcrição da apresentação:

1 METÁFORA E O INCONSCIENTE AmauriAmauri IraciIraci IvaneteIvanete SimoneSimone VeraVera

2 A metáfora talvez seja uma das mais proveitosas potencialidades do homem. Sua eficácia beira a magia, e parece um instrumento para a criação que Deus esqueceu dentro de uma de suas criaturas quando o fez. (Jorge Ortega Y Gasset)

3 Metáfora - é uma palavra de origem grega: METAPHORA=metá=trans+perein= levar, transportar.

4 O que são metáforas? As metáforas são símbolos e, como tais podem criar intensidade emocional ainda mais depressa e, de forma mais completa do que as palavras tradicionais que usamos.

5 A Junção dos dois termos étimos era compreendida pelos Gregos como compreendida pelos Gregos como transferir ou transportar. transferir ou transportar.

6 Vídeo

7 Uma Metáfora contada de maneira clara e simples distrai a mente consciente e ativa a procura inconsciente de significados recursos. (OCONNOR, 1995).

8 As Metáforas satisfazem algumas das necessidades intelectuais e afetivas básicas, servindo de ferramentas lingüísticas e imaginativas na transmissão de idéias e sentimentos que nos acometem.

9 As Metáforas descrevem: Humores

10 Desabafos

11 Definem gestos e personalidades

12 Matizam Pensamentos

13 Tranqüilidade

14 Discussão

15

16 Como as metáforas agem em nosso cérebro ?

17 O cérebro é um tear encantado,tecendo perpetuamente uma imagem do mundo externo, rasgando e retecendo e inventando outros mundos, criando um universo em miniatura. (SHERRINGTON, 1998).

18 Como as metáforas atuam em nosso processo cognitivo? Por quê geralmente nem percebemos que as estamos utilizando?

19 A articulação cognitiva metafórica, parece ser uma capacidade inata, observada em crianças de tenra idade.

20 Segundo GARDNER (1993), um bebê de 06 meses já demonstra a capacidade de associar corretamente um ritmo (sinais auditivos) a um conjunto de pontos (sinais visuais).

21 algumas camadas do córtex cerebral atuam como comparadores, para os novos sinais que chegam, em função das memórias armazenadas do passado. Isto é, se a informação que chega está de acordo com a informação do passado, contida na memória, e que já está armazenada, poder-se-ia identificar imediatamente a nova informação como algo que já foi experimentado antes.(GUYTON, 1988)

22 A mente, diante daquilo que lhe é estranho, tende a dar um primeiro passo analogizando, ou seja, penetrando no conteúdo novo através do antigo, embora ciente de que parte do novo obviamente divirja do antigo.

23 vídeo

24 Visão de Aristóteles: Metáfora: Um Paradoxo Meramente ornamental, ambígua e obscura, mascarando-se como definições. Sinal de genialidade, uma boa metáfora. implica um olho astuto para as semelhanças.

25 Visão de Bachelard A linguagem científica não deve abrigar a imprecisão e as ciladas das metáforas. O espírito científico deve lutar incessantemente contra as imagens,as analogias contra as metáforas. Posteriormente, sucumbe ao fascínio das metáforas, começando a partir da década de 1940, a utilizá-las como verdadeira matéria- prima em suas obras sobre o imaginário poético e artístico

26 Como as metáforas atuam em nosso inconsciente ?

27 Vídeo

28 Inconsciente Segundo Freud, o Inconsciente é um subproduto da consciência. O equilíbrio entre o consciente e o inconsciente é que nos propicia uma existência tranqüila. Para Freud, a interpretação dos sonhos e dos atos falhos são portas de passagem ao nosso lado oculto.

29 Inconsciente Segundo Jung, a finalidade da vida é a individualização que significa fazer o ego (consciência da superfície) ir de encontro ao self que é o centro de cada um de nós. Esse self, que é uma sabedoria maior conduziria a nossa vida a nossa vida de forma mágica. Para ele, o nosso inconsciente forma com os outros, um inconsciente único e coletivo; assim,sem percebermos, os nossos pensamentos estão interconectados.

30


Carregar ppt "METÁFORA E O INCONSCIENTE AmauriAmauri IraciIraci IvaneteIvanete SimoneSimone VeraVera."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google