A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA HEMATOLÓGICO, SISTEMA LINFÁTICO E HEMATOPOIESE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA HEMATOLÓGICO, SISTEMA LINFÁTICO E HEMATOPOIESE"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA HEMATOLÓGICO, SISTEMA LINFÁTICO E HEMATOPOIESE
Marcelo Machado Duarte Renílson Alessandro de Miranda Profesor: Murilo Duarte Gomes Disciplina: Fisiologia Aplicada a Engenharia Biomédica CPDEE-UFMG 25/05/2004

2 Sistema Hematológico DEFINIÇÃO
Sistema que consiste em sangue e dos locais onde este é produzido, incluindo a medula óssea e o sistema reticuloendotelial (SRE).

3 SANGUE, é o órgão responsável por :
Sistema Hematológico SANGUE, é o órgão responsável por : transporte de oxigênio absorvido dos pulmões e nutrientes do trato gastrointestinal para as células do corpo. transporte de produtos tóxicos (dióxico de carbono, resíduos) produzidos pelo metabolismo celular para pulmões, pele, fígado e rins onde são elimindados.

4 SANGUE, é o órgão responsável por :
Sistema Hematológico SANGUE, é o órgão responsável por : transporte de hormônios e anticorpos dos sítios de produção para os sítios de ação. contribuir para a Homeostase, axiliando na distribuição de água, solutos e calor.

5 Sistema Hematológico COMPONENTES DO SANGUE
Componente Líquida (55% do volume) Plasma Componente Celular (45% do volume) Eritrócitos (Hemácias) Leucócitos (células brancas) Trombócitos (plaquetas)

6 Sistema Hematológico PLASMA Água (90%) albuminas globumina aglutininas
fribrinogênio / protrombina Proteínas enzimas anticorpos hormônios vitaminas Outras substâncias orgânicas

7 Sistema Hematológico PLASMA Aminoácidos uréia
ácido úrico creatina Substâncias nitrogenadas e excreção colesterol triglicérides Lipídios glicose Glicídios

8 ERITRÓCITOS (hemácias)
Sistema Hematológico ERITRÓCITOS (hemácias) média de 120 dias de vida  7 m

9 ERITRÓCITOS (hemácias)
Sistema Hematológico ERITRÓCITOS (hemácias) Principal função: Transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos. Principal componente: proteína: Hemoglobina Origem (eritropoese) Medula Óssea Baço Fígado Fim

10 Sistema Hematológico LEUCÓCITOS Principal função: Combate à infecção.
Tipos de células: Neutrófilo Basófilo Eosinófilo Granulócitos (65%) Linfócito T Linfócito B Linfócito Monócito Agranulócitos (35%)

11 Sistema Hematológico LEUCÓCITOS Neutrófilo Monócito
Diferenciam-se em macrófagos. Altamente fagocitários (fungos, vírus). Previne ou limita infecção via fagocitose de elementos estranhos (bactérias).

12 Sistema Hematológico LEUCÓCITOS Eosinófilo Basófilo
Contém histamina; parte integral das reações de hipersensibilidade. Envolvido em reações alérgicas. Libera histaminase. Digere elementos estranhos.

13 Sistema Hematológico LEUCÓCITOS Linfócito Linfócito B Linfócito T
Responsável pela imunidade célular. Rejeição de tecidos estranhos. Destruição de células tumorais. Linfócito B Responsável pela imunidade humoral. Muitas diferenciam-se em plamócitos. Plasmócito Secreta anticorpos (Imunoglobina).

14 Sistema Reticuloendotelial
Sistema Hematológico Sistema Reticuloendotelial DEFINIÇÃO: sistema de células por todo os corpo capaz de fagocitose. Tecidos especiais de Macrófagos. Funções dos Macrófagos: Defender o corpo contra invasores estranhos. Remover células velhas ou danificadas da circulação. Estimular o processo inflamatório. Apresentar o antígeno ao sistema imunológico.

15 TROMBÓCITOS (plaquetas)
Sistema Hematológico TROMBÓCITOS (plaquetas) O que são ? São fragmentos granulares de células gigantes da medula óssea chamadas megacariócitos. Produção regulada pelo hormônio trombopoetina. Principal função: Possuem um papel fundamental no controle do sangramento.  3 m

16 Sistema Hematológico HEMOSTASIA Definição:
É o processo de prevenir a perda de sangue pelos vasos intactos e de parar o sagramento de vasos rompidos. Processos: Vasoconstrição. Agregação de plaquetas. Coagulação sanguínea.

17 Sistema Hematológico HEMOSTASIA Vasoconstrição:
Resposta contrátil do músculo liso vascular devido à lesão física em um vaso. Agregação de Plaquetas: Dano no endotélio de vaso sanguíneo causa aderência das plaquetas ao sítio da lesão. difosfato de adenosina e tromboxano A2. prostaciclina – antiagregadora.

18 Sistema Hematológico HEMOSTASIA Coagulação do Sangue
Processo complexo que consiste na ativação sequencial de vários fatores que estão presentes, em estado inativo, no sangue.

19 Via extrínseca (rápida) Via Intrínseca (lenta)
Sistema Hematológico HEMOSTASIA Lesão da membrana endotelial Lesão tecidual Via extrínseca (rápida) Via Intrínseca (lenta) Fator de ativação X Fator de ativação X ex.: Vitamina K (fígado)

20 Cálcio = co-fator essencial.
Sistema Hematológico HEMOSTASIA Protrombina Trombina Fibrina (coágulo) ancora tampão de plaquetas. Fibrinogênio Cálcio = co-fator essencial.

21 Sistema Hematológico HEMOSTASIA
À medida que o vaso é reparado, o coágulo de fibrina não é mais necessário. Plasminogênio Ativado Plasmina Digestão do Fibrinogênio

22 Sistema Linfático MICROCIRCULAÇÃO

23 Sistema Linfático DEFINIÇÃO
O sistema linfático é uma via acessória que tem como objetivo drenar, filtrar e reconduzir o líquido intersticial de volta a circulação sanguínea.

24 Sistema Linfático ANATOMIA

25 Sistema Linfático

26 Sistema Linfático LINFA
A linfa é derivada do líquido intersticial que flui para os capilares linfáticos Proteínas; Nutrientes do trato gastrintestinal; Grandes partículas.

27 Sistema Linfático CAPILAR LINFÁTICO

28 Aumento do Volume do Líquido Intersticial
Sistema Linfático ESQUEMA DO FLUXO LINFÁTICO Aumento da Concentração Protéica Aumento da Pressão Osmótica Aumento do Volume do Líquido Intersticial Aumento da Pressão do Líquido Intersticial Aumento do Fluxo de Linfa

29 Sistema Linfático ESQUEMA DO FLUXO LINFÁTICO

30 Sistema Linfático LINFONODO

31 Sistema Linfático TIMO

32 Sistema Linfático BAÇO

33 Hematopoiese DEFINIÇÃO
Hematopoiese é a formação das células sanguíneas nos tecidos hematopoiéticos. Tecido mielóide; Eritrócitos; Leucócitos granulares; Plaquetas. Tecido linfático Linfócitos.

34 Hematopoiese MEDULA ÓSSEA

35 Hematopoiese


Carregar ppt "SISTEMA HEMATOLÓGICO, SISTEMA LINFÁTICO E HEMATOPOIESE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google