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Introdução à Gramática de LIBRAS

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Apresentação em tema: "Introdução à Gramática de LIBRAS"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Gramática de LIBRAS

2 Língua de Sinais: Complexa e expressiva,igual a língua oral.
Expressa: idéia simples e complexa.

3 Discute:

4 Língua de Sinais: Aumenta o vocabulário,com novos sinais que a comunidade surda introduz ; Não é universal. Cada país tem sua língua de sinais e estrutura gramatical própria; Por exemplo: Portugal e Brasil : - Língua Oficial é a mesma ;-Língua de Sinais é diferente; Surdos : facilidade de comunicação (gestos e pantomimas). Dá atenção maior:expressões faciais e corporais. Libras: Língua gestual- visual (canal : olhos) Português: Língua oral-auditiva (canal : ouvidos)

5 Nível linguístico da língua:
Fonológico: (fonemas): sem significado- letras mudas. Exemplo - /c / / i / / n / /e / /m / / a / = cinema Morfológico : (morfemas): com significado. O significado é o radical.Exemplo: {menin-} {o,a} {s} {moç -} {o,a} {s} {bonit -} {o,a} {s} (radical ) (masculino,feminino) ( plural ) Sintático- Combinação de palavras para formação de frases. Envolve a semântica (significado) e pragmática(contexto)

6 Exemplo: manga –Comprei uma manga verde. (fruta)
Ganhei uma blusa de manga curta.(roupa) Esses itens são importantes tanto na língua portuguesa , como na Libras,para ter significado

7 O Sinal e seus Parâmetros
1. Configuração de mãos A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

8 2.Ponto de Articulação: Na parte do corpo: –1) Articulação da mão: { MD/ ME aberta / horizontal/ para cima (levantar) { MD/ ME aberta / horizontal/ para baixo (abaixar) { MD /ME fechada/ vertical ( microfone) { MD /ME fechada /horizontal / para baixo (supermercado) { MD /ME fechada /horizontal / para cima ( muquirana) 2) Dedos: D /E : abertos (tchau) / cruzados( tomara) curvados (cachorro) dobrados ( letra E) Indicadores / polegar: destacados ( letra D / tudo bem/) curvados ( letra C) pontas unidas (o que ? ) 3) Mãos / dedos ; á direita e á frente (espere / calma) á direita e abaixo (pequeno / criança) á direita e acima (levante á direita e atrás ( passado,vem aqui

9 4) Mãos tocando-se : - entre os dedos ( favela / casa / navio)
-pelos pulsos das mãos ( escravo / grupo 0 pelas laterais dos dedos : ( também / fofoca) pelas pontas dos dedos ( combina / grupo / bola) pela unha ( fazer ) pelos dedos , pelos dorsos (didática) pelos dorsos dos dedos ou pelos pulsos (paciência / preso / esperar) 5) Articulação do braço : braço esquerdo e (ou ) direito : horizontal distendido (Hitler) horizontal dobrado ( vem ) vertical distendido (já) vertical dobrado (passe)

10 O Sinal e seus Parâmetros
2.Ponto de Articulação: Entender (tocar a têmpora direita) Poder (espaço neutro) Calma (espaço neutro)

11 O Sinal e seus Parâmetros
3. Movimento: Perguntar Conversar

12 O Sinal e seus Parâmetros
4.Orientação: Ter / Não ter : Ir / Chegar:

13 O Sinal e seus Parâmetros
5. Expressão Facial e/ou Corporal: Nervoso Calmo

14 Esses cinco parâmetros, compõem a confecção de um sinal
Esses cinco parâmetros, compõem a confecção de um sinal. Formando as palavras, temos uma frase em um contexto. Exemplo: Calma. Eu posso conversar com você. Calma, eu conversar você poder

15 Sistema de Transcrição para Libras
Sinais da LIBRAS será representado por itens lexicais em letras maiúsculas. Exemplo: CASA,MENINO,ESCOLA. Um sinal, traduzido por duas ou mais palavras em LP, será representado por hífen: Exemplo: CORTAR-COM-TESOURA, TER-NÃO, MEIA-NOITE... Sinal composto por dois ou mais sinais, com idéia de uma coisa, será representado pelo símbolo ^. Exemplo: cavalo^listra = zebra Datilologia: usada para nome de pessoas, localidades. Separados por hífen, letra a letra. Exemplo: E-D-U-A-R-D-O; Palavras da LP que por empréstimos pertence á LIBRAS, expressa pelo alfabeto manual e movimentos: Expressa pela datilologia. Exemplo: Reais - RS

16 Desinências para masculinos e femininos representadas pelo símbolo @
(“ela (s), ele (s)”) Expressões corporais ou manuais feitos com um sinal  :  a) tipo de frase ou advérbio de modo:  interrogativa  ou    negativa   b) advérbio de modo ou um intensificador: muito  rapidamente  (expressão facial- "espantado" )                   interrogativa                  exclamativo                        muito       Exemplos:     NOME              ADMIRAR                       LONGE

17 Exemplo: 1s DAR2S "eu dou para "você",
Verbos que possuem marca de concordância: Frases com verbos do primeiro grupo, verbo fica no infinitivo : Exemplo: EU TRABALHAR LOJA (Eu trabalho na loja) TRABALHAR LOJA –”Ele/ela trabalha na loja) Verbos do segundo grupo: os verbos que possuem concordância número-pessoal: A orientação marca as pessoas no discurso. O ponto inicial concorda com o sujeito e o final com o objeto. Exemplo: 1s DAR2S  "eu dou para "você",                      2sPERGUNTAR3P  "você pergunta para eles/elas", Verbos que possuem concordância de gênero: São verbos classificadores porque a estes estão incorporados, através da CM, uma concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL ou COISA. Exemplos: pessoa ANDAR (Config.mão em D (pessoa vindo); veículo ANDAR /MOVER (Config mão em “5” (carro correndo reto) ou “B”( ir) , palma para baixo); Animal ANDAR (config mão em “5” (cobra rastejando) ou “5”

18 Verbos que possuem concordância com a localização: São verbos que começam e terminam em um determinado lugar que se refere ao lugar de uma pessoa, coisa, animal ou veículo, que está sendo colocado, carregado. O ponto de articulação marca a localização. Exemplos: COPO MESA COLOCAR ; CABEÇA ATIRAR Então: concordância número- pessoal parâmetro orientação concordância de gênero e número parâmetro configuração de mão concordância de lugar parâmetro ponto de articulação

19 Os Processos de Formação de palavras na LIBRAS
Já vimos que na LIBRAS os sinais são formados por quatro parâmetros. Então: Configuração de mão: marcador de gênero animado : pessoas ou animais e inanimado: pessoas . Exemplo: PESSOA/ CARRO/COLIDIR – “O carro bateu em uma pessoa”; b) Ponto de articulação: Marca de concordância verbal com o advérbio de lugar. Exemplo: MESA/COPO/COLOCAR – “EU COLOCO O COPO NA MESA”. C) Movimentos: (pode ser uma raiz) IR, VIR, BRINCAR Frequência de movimentos : TRABALHAR –CONTINUAMENTE (aspecto temporal) ; FALAR DEMASIADAMENTE( Modo), TRABALHAR MUITO ( intensificador)

20 d) Orientação – para que lado o referente ou emissor dirige a mão.
1s PERGUNTAR 2s “eu pergunto a você” 2s PERGUNTAR 1S “você me pergunta Os processos de formação de palavras ocorrem: 1)modificação por adição á raiz: SUFIXO:( Incorporação da negação): QUERER / NÃO QUERER ; GOSTAR/ GOSTAR-NÃO; INFIXO: (Incorporação de movimento) : TER / TER-NÃO; PODER / PODER-NÃO 2) modificação interna da raiz: -flexão –marca as pessoas do discurso( homem/ mulher) -aspecto verbal- frequência do movimento marca o aspecto durativo, contínuo -marcador de concordância de gênero : objeto plano vertical/ horizontal / redondo

21 Processo de derivação zero: verbos denominais ou substantivos verbais invariáveis e só pelo contexto , percebemos se estão utilizados com a função de verbos ou nome. Exemplo: FERRO / PASSAR-COM-FERRO ; TESOURA/ CORTAR- COM –TESOURA;BICICLETA / ANDAR-DE-BICICLETA 4.Processos de composição : formação de palavras, duas ou mais raízes , dão origem a uma outra forma, outro sinal Exemplo: MULHER^BEIJO-NA- MÂO = “mãe” COMER^MEIO^DIA = “ALMOÇO”


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