A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIGURA 13.2Quatro modos principais de transdução de sinal intercelular.Redesenhado com base em figuras de Alberts, B., et al. Essential Cell Biology, 2nd.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIGURA 13.2Quatro modos principais de transdução de sinal intercelular.Redesenhado com base em figuras de Alberts, B., et al. Essential Cell Biology, 2nd."— Transcrição da apresentação:

1 FIGURA 13.1Elementos básicos de uma via de transdução de sinal em nível celular.

2 FIGURA 13.2Quatro modos principais de transdução de sinal intercelular.Redesenhado com base em figuras de Alberts, B., et al. Essential Cell Biology, 2nd ed. New York: Garland, 2004.Lodish, H. et al. Molecular Cell Biology, 4th ed. New York: W. H. Freeman, 2000.

3 FIGURA 12.20Mobilidade de componentes lipídicos em membranas.
FIGURA 13.3Propriedades básicas de receptores intracelulares versus receptores de superfície celular.

4 FIGURA 13.4Principais classes de receptores de superfície celular para moléculas sinalizadoras secretadas.Redesenhado com base em figura de Alberts, B., et al. Essential Cell Biology, 2nd ed. New York: Garland, 2004.

5 FIGURA 13.5Características básicas de subtipos de receptores como receptores protéicos funcionalmente distintos que ligam uma molécula sinalizadora extracelular comum.

6 FIGURA 13.7Fosforilação de proteína versus ligação de nucleotídeo de guanina como tipos importantes de comutadores moleculares para mudar função de proteínas durante sinalização intracelular.

7 FIGURA 13.8Funções de proteínas adaptadoras e domínios de interação proteína-proteína na montagem de complexos de sinalização intracelular.Redesenhado com base em figura de Alberts, B., et al. Molecular Biology of the Cell, 4th ed. New York: Garland, 2002.

8 FIGURA 13.10Principais mecanismos para o término da transdução de sinal dependente de receptor.

9 FIGURA 13.11Receptores canais iônicos neurotransmissor-dependentes como principais elementos de transdução de sinal em sinapses neuronais.

10 FIGURA 13.12Neurotransmissores excitatórios versus inibitórios como agonistas para receptores canais iônicos ligante-dependentes. FIGURA 13.13Mudanças de conformação em canais iônicos ligante-dependentes durante ativação e inativação da função do receptor.Redesenhado com base em figura de Alberts, B., et al. Molecular Biology of the Cell, 4th ed. New York: Garland, 2002.

11 FIGURA 12. 32Difusão de uma molécula de soluto por uma membrana
FIGURA 12.32Difusão de uma molécula de soluto por uma membrana. S1 e S2 são solutos em cada lado da membrana, e Sm é soluto na membrana. FIGURA 13.14Mudanças conformacionais e funcionais em um receptor tirosina quinase durante ativação por ligação de fator de crescimento.Redesenhado com base em figura de Alberts, B., et al. Essential Cell Biology, 2nd ed. New York: Garland, 2004.

12 FIGURA 13.15Formas mutadas de receptores tirosina quinases como produtos de oncogenes que causam câncer. FIGURA 13.16Papel da GTPase Ras durante transdução de sinal intracelular por um receptor tirosina quinase ativado.

13 FIGURA 13.17Papel da cascata de MAP quinase durante transdução de sinal intracelular por um receptor tirosina quinase ativado.Redesenhado com base em figura de Alberts, B., et al. Essential Cell Biology, 2nd ed. New York: Garland, 2004.

14 FIGURA 13.18Cascatas de sinalização intracelular disparadas por um receptor serina/treonina quinase durante ativação por TGF- (fator de crescimento transformador ).Redesenhado com base em figura de Alberts, B., et al. Essential Cell Biology, 2nd ed. New York: Garland, 2004. FIGURA 13.19Cascatas de sinalização intracelular iniciadas por receptor prototípico não-catalítico de citocina.

15 FIGURA 13.20Elementos importantes da transdução de sinal iniciada pelos receptores de sete domínios transmembrânicos acoplados a proteína G.Redesenhado com base em figura de Bockaert, J. e Pin, J-P. Molecular tinkering of G protein-coupled receptors: an evolutionary success. EMBO J. 18:1723, 1999 FIGURA 13.21Principais subclasses de proteínas G heterotriméricas que são ativadas por receptores com sete domínios transmembrânicos acoplados a proteína G.

16 FIGURA 13.22Ciclos de ativação e inativação de uma proteína G heterotrimérica.Redesenhado com base em figura de Lodish, H. et al. Molecular Cell Biology, 4th ed. New York: W. H. Freeman, 2000.

17 FIGURA 13.23Fosforilação do receptor como um importante mecanismo para dessensibilização/inativação de receptores acoplados a proteína G.

18 FIGURA 12.45Mecanismos uniporte, simporte e antiporte para deslocamento de substâncias. S e S’ representam moléculas diferentes. FIGURA 13.25Regulação positiva e negativa de enzimas efetoras adenilato ciclase por proteínas G heterotriméricas das famílias Gs e Gi.

19 FIGURA 13.26Papel da proteína quinase A nas cascatas de sinalização intracelular reguladas por AMP cíclico.Redesenhado com base em figura de Alberts, B., et al. Molecular Biology of the Cell, 4th ed. New York: Garland, 2002.

20 FIGURA 13.27Ligação de NO a guanilato ciclase solúvel.
FIGURA 13.28Papel de proteínas de transporte de Ca2+ da membrana plasmática e de organelas na regulação e na compartimentalização dos reservatórios intracelulares de Ca2+.

21 FIGURA 13.29Mobilização de reservatórios de Ca2+ do retículo endoplasmático e ativação de proteína quinase C por receptores que estimulam a hidrólise de fosfolipídeos FIGURA 13.30Mobilização de reservatórios de Ca2+ do retículo sarcoplasmático em células de músculo estriado por ativação induzida por despolarização de canais de liberação de Ca2+ sensíveis a rianodina.

22 FIGURA 13.31Papel de calmodulina e proteína quinases reguladas por calmodulina nas cascatas de sinalização intracelular reguladas por Ca2+.Redesenhado com base em figura de Alberts, B., et al. Molecular Biology of the Cell, 4th ed. New York: Garland, Principais classes de fosfolipases usadas durante transdução de sinal mediada por receptor.

23 FIGURA 13.33Papel da fosfatidilinositol-3-quinase e da proteína quinase B nas cascatas de sinalização intracelular por 3,4,5-fosfatidilinositol trisfosfato.Redesenhado com base em figura de Alberts, B., et al. Molecular Biology of the Cell, 4th ed. New York: Garland, 2002.

24 FIGURA 13.34“Conversa” e integração das principais cascatas de sinalização intracelular reguladas por diferentes receptores de superfície celular.Redesenhado com base em figura de Alberts, B., et al. Molecular Biology of the Cell, 4th ed. New York: Garland, 2002.


Carregar ppt "FIGURA 13.2Quatro modos principais de transdução de sinal intercelular.Redesenhado com base em figuras de Alberts, B., et al. Essential Cell Biology, 2nd."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google