A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCÍPIOS DE JOGO FUTEBOL. DE ATAQUE E DEFESA PRINCÍPIOS DE ATAQUE TER A BOLA É CONDIÇÃO BÁSICA TER A BOLA É CONDIÇÃO BÁSICA INICIAM IMEDIATAMENTE APÓS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS DE JOGO FUTEBOL. DE ATAQUE E DEFESA PRINCÍPIOS DE ATAQUE TER A BOLA É CONDIÇÃO BÁSICA TER A BOLA É CONDIÇÃO BÁSICA INICIAM IMEDIATAMENTE APÓS."— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS DE JOGO FUTEBOL

2 DE ATAQUE E DEFESA

3 PRINCÍPIOS DE ATAQUE TER A BOLA É CONDIÇÃO BÁSICA TER A BOLA É CONDIÇÃO BÁSICA INICIAM IMEDIATAMENTE APÓS A RETOMADA DA BOLA INICIAM IMEDIATAMENTE APÓS A RETOMADA DA BOLA CIRCUNSTANCIALMENTE, ALGUNS JOGADORES JÁ PODEM SE COLOCAR EM POSIÇÃO DE CONTRA-ATAQUE OU ATAQUE NA IMINÊNCIA DA RECUPARAÇÃO DA POSSE CIRCUNSTANCIALMENTE, ALGUNS JOGADORES JÁ PODEM SE COLOCAR EM POSIÇÃO DE CONTRA-ATAQUE OU ATAQUE NA IMINÊNCIA DA RECUPARAÇÃO DA POSSE

4 ATAQUE Atacar é a arte de ocupar espaços, ou de criá-los, quando inexistentes.

5 PRINCÍPIOS DE ATAQUE Em ambos os casos, o êxito da missão depende da cega obediência a alguns princípios básicos que, de ordinário, são seguidos instintivamente pelos jogadores, quase sempre sem o conhecimento de causa e do porquê, tão necessários na estruturação do jogador. Em ambos os casos, o êxito da missão depende da cega obediência a alguns princípios básicos que, de ordinário, são seguidos instintivamente pelos jogadores, quase sempre sem o conhecimento de causa e do porquê, tão necessários na estruturação do jogador.

6 PRINCÍPIOS DE ATAQUE Intuitiva, instintiva e empiricamente, apenas na sensibilidade, é perder-se em oportunidade e eficiência. Intuitiva, instintiva e empiricamente, apenas na sensibilidade, é perder-se em oportunidade e eficiência. O conhecimento de causa e o embasamento teórico, dão ao jogador uma qualidade maior na execução das suas atribuições. O conhecimento de causa e o embasamento teórico, dão ao jogador uma qualidade maior na execução das suas atribuições.

7 Os Princípios Básicos de Ataque são: ABERTURA (sentido de amplitude) ABERTURA (sentido de amplitude) MOBILIDADE (sentido de movimentação) MOBILIDADE (sentido de movimentação) PENETRAÇÃO (sentido de profundidade) PENETRAÇÃO (sentido de profundidade) IMPROVISAÇÃO (sentido de criação) IMPROVISAÇÃO (sentido de criação)

8 ABERTURA Entende-se por abertura a faculdade de uma equipe usar toda a largura do campo nos três setores, espalhando-se na hora de jogar, para dificultar a marcação Entende-se por abertura a faculdade de uma equipe usar toda a largura do campo nos três setores, espalhando-se na hora de jogar, para dificultar a marcação

9

10 ABERTURA Objetiva forçar a defesa adversária a contrariar um dos princípios de defesa, a compactação, que consiste, como já vimos, na aproximação dos defensores entre si, facilitando a marcação e coberturas, além de fechar espaços. Objetiva forçar a defesa adversária a contrariar um dos princípios de defesa, a compactação, que consiste, como já vimos, na aproximação dos defensores entre si, facilitando a marcação e coberturas, além de fechar espaços. A abertura descompacta a defesa adversária criando espaços e dificultando coberturas imediatas. A abertura descompacta a defesa adversária criando espaços e dificultando coberturas imediatas.

11 MOBILIDADE Mobilidade diz respeito à capacidade de uma equipe imprimir deslocamentos de seus jogadores, não se fixando em determinados setores do campo, dificultando a marcação e a cobertura. Mobilidade diz respeito à capacidade de uma equipe imprimir deslocamentos de seus jogadores, não se fixando em determinados setores do campo, dificultando a marcação e a cobertura. É uma das maiores evoluções desde os tempos do Futebol Romântico, quando a maioria dos jogadores atuava apenas no seu setor, com raras incursões em outros setores. É uma das maiores evoluções desde os tempos do Futebol Romântico, quando a maioria dos jogadores atuava apenas no seu setor, com raras incursões em outros setores.

12

13 MOBILIDADE O alvo fixo facilita ao atirador. O alvo fixo facilita ao atirador. O jogador estático é presa fácil. O jogador estático é presa fácil. A movimentação, com trocas constantes de lugar, direção, lado, setor, e ritmo, dificulta a marcação e as coberturas pelos oponentes. A movimentação, com trocas constantes de lugar, direção, lado, setor, e ritmo, dificulta a marcação e as coberturas pelos oponentes. Para atacar com êxito, fundamental que jogador algum se deixe marcar, buscando sempre jogar em velocidade nos espaços vazios e nas costas dos adversários, ou simplesmente criando espaços para seus companheiros. Para atacar com êxito, fundamental que jogador algum se deixe marcar, buscando sempre jogar em velocidade nos espaços vazios e nas costas dos adversários, ou simplesmente criando espaços para seus companheiros.

14 MOBILIDADE Recomendável, também, que os atacantes estejam sempre colocados de frente para a baliza adversária, ou no máximo de lado, quando os ataques se tornam mais perigosos e a finalização mais correta. Recomendável, também, que os atacantes estejam sempre colocados de frente para a baliza adversária, ou no máximo de lado, quando os ataques se tornam mais perigosos e a finalização mais correta.

15 PENETRAÇÃO Penetrar significa entrar, invadir, transpor, enfim, introduzir-se, já sabemos. Penetrar significa entrar, invadir, transpor, enfim, introduzir-se, já sabemos.

16 PENETRAÇÃO Vulnerável a defesa, furado o sistema defensivo adversário pela abertura e mobilidade dos atacantes, segue-se a criação das oportunidades de marcar o gol, por meio deste princípio fundamental, pelo qual se procura atingir as proximidades da baliza oposta, ou posições para assistência e finalização, de preferência com espaço e tempo a favor. Vulnerável a defesa, furado o sistema defensivo adversário pela abertura e mobilidade dos atacantes, segue-se a criação das oportunidades de marcar o gol, por meio deste princípio fundamental, pelo qual se procura atingir as proximidades da baliza oposta, ou posições para assistência e finalização, de preferência com espaço e tempo a favor.

17

18 PENETRAÇÃO A penetração dá-se pelos jogadores que percebem os espaços criados pela movimentação dos dianteiros, ou mesmo pela invasão nos espaços criados pelo próprio jogador. A penetração dá-se pelos jogadores que percebem os espaços criados pela movimentação dos dianteiros, ou mesmo pela invasão nos espaços criados pelo próprio jogador. Podem ser com bola ou sem ela. Podem ser com bola ou sem ela. Retos ou diagonais nas costas dos zagueiros Retos ou diagonais nas costas dos zagueiros

19 IMPROVISAÇÃO Quando vã a obediência aos princípios básicos de ataque e de defesa, mantendo- se a equipe adversária inexpugnável, organizada e em vantagem na partida, resta apelar para a inspiração e para a intuição, fontes do entusiasmo e arrebatamento que devem motivar permanentemente o Atleta e que agem como estímulo ao pensamento e à atividade criadora. Quando vã a obediência aos princípios básicos de ataque e de defesa, mantendo- se a equipe adversária inexpugnável, organizada e em vantagem na partida, resta apelar para a inspiração e para a intuição, fontes do entusiasmo e arrebatamento que devem motivar permanentemente o Atleta e que agem como estímulo ao pensamento e à atividade criadora.

20 IMPROVISAÇÃO A improvisação permite superar uma peça da engrenagem defensiva do oponente, desmonta o sistema de coberturas e possibilita uma vantagem momentânea que deve ser de logo aproveitada. Seja uma finta, abrindo novos caminhos, um drible desconcertante, acabando com a sobra, ou um passe mágico que, encontrando um caminho que antes parecia inexistente, deixa um companheiro trocando figurinhas com o goleiro, coitado! Jogo Bonito!

21

22 IMPROVISAÇÃO Este princípio, como os demais, pode e deve ser treinado e aperfeiçoado à saciedade. Para tanto, a liberdade de expressão no dia–a-dia do trabalho, liberdade sem limites, mas com responsabilidade, é a varinha de condão que soluciona tal aparente contradição, treinar e aperfeiçoar o improviso. Este princípio, como os demais, pode e deve ser treinado e aperfeiçoado à saciedade. Para tanto, a liberdade de expressão no dia–a-dia do trabalho, liberdade sem limites, mas com responsabilidade, é a varinha de condão que soluciona tal aparente contradição, treinar e aperfeiçoar o improviso. Finta, ginga, balanço, drible, tabelinhas, ultrapassagens e passes cheios de efeito, que encontram passagem onde ela não existe, são improvisos, e Jogo Bonito. Finta, ginga, balanço, drible, tabelinhas, ultrapassagens e passes cheios de efeito, que encontram passagem onde ela não existe, são improvisos, e Jogo Bonito.

23

24 PRINCÍPIOS DE DEFESA Defender é a arte de fechar espaços, diríamos sem receio de errar.

25 OS PRINCÍPIOS DE DEFESA RETARDAMENTO RETARDAMENTO EQUILÍBRIO NUMÉRICO EQUILÍBRIO NUMÉRICO COMPACTAÇÃO COMPACTAÇÃO CONTROLE CONTROLE

26 RETARDAMENTO Ao atraso deliberado do contra–ataque adversário, evitando-se o passe à frente, propiciando tempo suficiente para recompor, reorganizar e compactar a defesa, tirando espaços, chamamos retardamento. Ao atraso deliberado do contra–ataque adversário, evitando-se o passe à frente, propiciando tempo suficiente para recompor, reorganizar e compactar a defesa, tirando espaços, chamamos retardamento.

27 RETARDAMENTO Perdida a bola, a equipe encontra-se naturalmente aberta, exposta, sendo, assim, presa fácil para um contragolpe (razão da maioria dos gols). Perdida a bola, a equipe encontra-se naturalmente aberta, exposta, sendo, assim, presa fácil para um contragolpe (razão da maioria dos gols). Deve, então, o jogador mais próximo daquele adversário que ganhou a bola, à custa de todo e qualquer sacrifício, atacá-lo, de pronto, onde quer que ele esteja, com a finalidade de impedir que progrida ou realize um passe à frente, enquanto a defesa ainda não recomposta. Deve, então, o jogador mais próximo daquele adversário que ganhou a bola, à custa de todo e qualquer sacrifício, atacá-lo, de pronto, onde quer que ele esteja, com a finalidade de impedir que progrida ou realize um passe à frente, enquanto a defesa ainda não recomposta.

28 RETARDAMENTO-RETARDO Aquele que ataca o homem da bola deve fazê-lo rápida e eficientemente, sem a preocupação de tomar a bola, pois isto pode acarretar drible, resultando em vantagem ainda maior para o adversário. Aquele que ataca o homem da bola deve fazê-lo rápida e eficientemente, sem a preocupação de tomar a bola, pois isto pode acarretar drible, resultando em vantagem ainda maior para o adversário. A finalidade deve ser, em princípio, impedir que o oponente jogue livremente, antes de completada a recomposição do time. A finalidade deve ser, em princípio, impedir que o oponente jogue livremente, antes de completada a recomposição do time.

29 EQUILÍBRIO (NUMÉRICO) Terminado o ataque, quando se buscou atacar com mais atacantes do que adversários defendendo, portanto, tendo a defender menos defensores do que atacantes opostos, deve-se buscar o re- equilíbrio entre defensores e atacantes, ao que denominamos equilíbrio numérico. Terminado o ataque, quando se buscou atacar com mais atacantes do que adversários defendendo, portanto, tendo a defender menos defensores do que atacantes opostos, deve-se buscar o re- equilíbrio entre defensores e atacantes, ao que denominamos equilíbrio numérico.

30 EQUILÍBRIO O processo de recomposição defensiva e do equilíbrio numérico precisa ser cada vez mais veloz, não propiciando mais do que um átimo de tempo ao adversário, entre a perda da bola no ataque e uma segura colocação para defender. O processo de recomposição defensiva e do equilíbrio numérico precisa ser cada vez mais veloz, não propiciando mais do que um átimo de tempo ao adversário, entre a perda da bola no ataque e uma segura colocação para defender.

31

32 SUPER HOMENS Compreensível o questionamento: como é possível num jogo de 11 (onze) contra 11 (onze), uma equipe colocar mais atacantes do que defensores adversários, quando atacando, e no momento seguinte à perda da bola, quando começa a defesa, mais defensores do que atacantes oponentes? Compreensível o questionamento: como é possível num jogo de 11 (onze) contra 11 (onze), uma equipe colocar mais atacantes do que defensores adversários, quando atacando, e no momento seguinte à perda da bola, quando começa a defesa, mais defensores do que atacantes oponentes?

33 SUPER HOMENS VENCEDORES Resposta: inteligência para assimilar todos os princípios, os de defesa e os de ataque, treinamento de todos os princípios na prática, bom preparo físico e determinação, mais do que isso, obstinação de vencedor, para jamais dar ao adversário uma única vantagem que seja. Resposta: inteligência para assimilar todos os princípios, os de defesa e os de ataque, treinamento de todos os princípios na prática, bom preparo físico e determinação, mais do que isso, obstinação de vencedor, para jamais dar ao adversário uma única vantagem que seja. Superação! Superação!

34 COMPACTAÇÃO Entende-se por compactação a redução dos espaços, dos vazios para o adversário jogar, mediante posicionamento, o mais junto possível, dos jogadores. Entende-se por compactação a redução dos espaços, dos vazios para o adversário jogar, mediante posicionamento, o mais junto possível, dos jogadores. Realiza-se pela máxima aproximação entre todos os jogadores da equipe, considerando os adversários, os setores do campo e a bola, marcando de perto a quem tenha a bola e aqueles que lhe dão suporte, além de postar-se em condição de imediata cobertura. Realiza-se pela máxima aproximação entre todos os jogadores da equipe, considerando os adversários, os setores do campo e a bola, marcando de perto a quem tenha a bola e aqueles que lhe dão suporte, além de postar-se em condição de imediata cobertura.

35 COMPACTAÇÃO A idéia e a sensação que a equipe deve deixar passar ao adversário é a de que um enorme bloco, sólido, maciço e intransponível se encontre à sua frente. A idéia e a sensação que a equipe deve deixar passar ao adversário é a de que um enorme bloco, sólido, maciço e intransponível se encontre à sua frente. As equipes bem treinadas executam a compactação em espaços de 20 a 35 metros, no sentido longitudinal do campo, quase à perfeição, tornando inoperante a ofensiva adversária. As equipes bem treinadas executam a compactação em espaços de 20 a 35 metros, no sentido longitudinal do campo, quase à perfeição, tornando inoperante a ofensiva adversária.

36

37 CONTROLE Em conformidade com o Método de Marcação adotado, cada jogador deve manter vigilância cerrada sobre aquele a quem cabe marcar, bem como do setor sob sua responsabilidade, de modo que, a qualquer momento, possa tentar o desarme. Em conformidade com o Método de Marcação adotado, cada jogador deve manter vigilância cerrada sobre aquele a quem cabe marcar, bem como do setor sob sua responsabilidade, de modo que, a qualquer momento, possa tentar o desarme. A esse tipo de diligência, de cautela, denomina-se controle. A esse tipo de diligência, de cautela, denomina-se controle.

38 CONTROLE Quanto mais perto da própria baliza, tanto maior o controle a ser exercido. Quanto mais perto da própria baliza, tanto maior o controle a ser exercido. O adversário com a bola não deve ter condições para jogar à vontade, à solta. O adversário com a bola não deve ter condições para jogar à vontade, à solta.

39

40

41 DICAS O maior ou menor êxito na missão de defender depende de que certos princípios básicos sejam seguidos. O maior ou menor êxito na missão de defender depende de que certos princípios básicos sejam seguidos. Os jogadores, de modo geral, seguem por instinto, intuitivamente, tais princípios. Os jogadores, de modo geral, seguem por instinto, intuitivamente, tais princípios. Contudo, para segui-los corretamente, sempre que a oportunidade aparecer, necessário conhecê-los plena e pormenorizadamente, vivenciá-los. Contudo, para segui-los corretamente, sempre que a oportunidade aparecer, necessário conhecê-los plena e pormenorizadamente, vivenciá-los.

42 PRÁTICA JOGOS EM CAMPOS REDUZIDOS: JOGOS EM CAMPOS REDUZIDOS: 1 X 1, 2 X 2, 3 X 3 ETC 1 X 1, 2 X 2, 3 X 3 ETC ATAQUE X DEFESA JOGOS EM CAMPOS NORMAIS (112 X 76): JOGOS EM CAMPOS NORMAIS (112 X 76): TÁTICOS, COLETIVOS, APRONTOS TÁTICOS, COLETIVOS, APRONTOS JOGOS CONDICIONANTES: JOGOS CONDICIONANTES: ALEMÃO, CONTRA-ATAQUE, ETC ALEMÃO, CONTRA-ATAQUE, ETC

43 MENSAGEM Se... Rudyard Kipling Se és capaz de manter toda a tua calma quando Todo o mundo em redor já a perdeu e te culpa; De crer em ti quando estão todos duvidando; E para esses, no entanto, achar uma desculpa; Se és capaz de esperar sem te desesperares, Ou, enganado, não mentir ao mentiroso, Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares, E não parecer bom demais, nem pretencioso; Se és capaz de pensar - sem que só a isso te atires; De sonhar – sem fazer dos sonhos os teus senhores, Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires Tratar da mesma forma a esses dois impostores; Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas Em armadilhas as verdades que disseste, E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas, E refazê-las com o bem pouco que te reste;

44 Se és capaz de arriscar numa única parada Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida, E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada, Resignado tornar ao ponto de partida; De forçar o coração, nervos, músculos, tudo A dar seja o que for que neles ainda existe, E a persistir assim quando, exaustos, contudo Resta a vontade em ti, que ainda ordena: PERSISTE! Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes; E entre Reis, não perder a naturalidade, E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes; Se a todos podes ser de alguma utilidade. E se és capaz de dar, segundo por segundo, Ao minuto fatal todo valor e brilho; Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo, E – o que ainda é muito mais – És um Homem Meu Filho!

45 PERGUNTAS E RESPOSTAS PRÓXIMA AULA: PRÁTICA IV PRÓXIMA AULA: PRÁTICA IV TR. TÉCNICO: CIRCUITO TÉCNICO TR. TÁTICO: TREINO ALEMÃO PRÓXIMA TEÓRICA: V PRÓXIMA TEÓRICA: V PROJETO – PROGRAMA BÁSICO - PROGRAMA


Carregar ppt "PRINCÍPIOS DE JOGO FUTEBOL. DE ATAQUE E DEFESA PRINCÍPIOS DE ATAQUE TER A BOLA É CONDIÇÃO BÁSICA TER A BOLA É CONDIÇÃO BÁSICA INICIAM IMEDIATAMENTE APÓS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google