A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspectos humanos da América Latina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspectos humanos da América Latina"— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos humanos da América Latina

2 47 unidades políticas Países mais populosos: BRASIL (203,5) E MÉXICO (114,9) Possessões: após dezenas de independências, pequenas ilhas do continente ainda sob o domínio europeu (e mais tarde dos EUA).

3 América Central (no Caribe / Antilhas): - Anguila: território ultramarino do Reino Unido. - Antilhas Neerlandesas: parte do Reino dos Países Baixos (total autonomia em assuntos internos concedida em 1954; o Governo holandês é responsável pela defesa e assuntos externos; engloba Bonaire e Curaçau). - Aruba: parte do Reino dos Países Baixos (total autonomia em assuntos internos obtida em 1986, separando-se das Antilhas Holandesas; o Governo holandês é responsável pela defesa e assuntos externos). - Bermuda: território ultramarino do Reino Unido. - Guadalupe (departamento de ultramar da França). - Ilhas Cayman (Ilhas Caimão): território ultramarino do Reino Unido. - Martinica (departamento de ultramar da França). - Montserrat: território ultramarino do Reino Unido. - Porto Rico: comunidade associada com os EUA. - Ilhas Turks e Caicos (Ilhas Turcas e Caicos): território ultramarino do Reino Unido. - Ilhas Virgens dos Estados Unidos: território não-incorporado dos EUA sob a jurisdição do Gabinete dos Assuntos Insulares, Departamento do Interior dos EUA. - Ilhas Virgens Britânicas: território ultramarino do Reino Unido (possui autonomia interna). - São Bartolomeu: coletividade territorial autogovernativa da França. - Saint-Martin (São Martinho): coletividade territorial autogovernativa da França. América do Sul: - Guiana (chamada "Francesa") - Ilhas Malvinas (Ilhas Falkland): território ultramarino do Reino Unido, reivindicado pela Argentina + Ilhas Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul: território ultramarino do Reino Unido, também reivindicados pela Argentina; administrado a partir das Ilhas Malvinas (Falkland) por um comissário, que também é governador das Malvinas, representando o soberano do Reino Unido; Grytviken, antigamente uma estação de caça à baleia na Geórgia do Sul, é uma base científica.

4 América Latina

5 Características Seu subdesenvolvimento pode ser notado pela alta taxa de mortalidade, subnutrição que afeta grande parte da população, doenças endêmicas e baixo padrão de saneamento básico. Sua população é o resultado da miscigenação entra brancos , negros , americanos e índios. Sua população também pode ser divida entre regiões de acordo com o subdesenvolvimento. Países menos desenvolvidos , são voltados para o setor primário (extração e produção de matéria-prima). Países um pouco mais desenvolvidos , são voltados para o setor secundário e principalmente terciário.

6 Principais problemas da América Latina
Índice elevado de analfabetismo Saneamento Básico precário Falta de condições de moradia decente Alto índice de criminalidade

7 México É o país mais populoso da língua espanhola e o segundo mais populoso da America Latina Densidade demográfica: 55 hab/Km² Áreas despovoadas ao norte e Povoadas na região central. Os mexicanos tiveram uma queda nas taxas de mortalidade e um aumento na taxa de natalidade, com isso grande parte são jovens. São descendentes de astecas, maias, ibéricos e de outras etnias.

8 O CRESCIMENTO VEGETATIVO
A rápida urbanização foi acompanhada por uma razoável melhoria das condições de vida, o que determinou a queda das taxas de natalidade e mortalidade;

9 PEA (População Economicamente Ativa)
35% da população absoluta; País em fase de urbanização e industrialização; Graças ao NAFTA, houve aceleração da economia, portanto, a taxa de desemprego é uma das menores de sua história; A mecanização agrícola tem gerado o EXÔDO RURAL; As indústrias, em grande parte transnacionais norte-americanas, tem crescente grau de automoção, ocupando pequena PEA.

10 A formação étnica Antes dos colonizadores o México estava ocupado por dois povos principais: astecas e maias (elevado grau de organização social e econômica). ciudad azteca tenochtitlán

11 América Central Ao norte é limitada pela Península de Iucatã(México) e ao sul pela Colômbia. É dividida em duas partes: Ístimica (parte continental que liga a parte sul com a norte da América) e Insular (ilhas). É banhada por dois oceanos: Atlântico (leste) e Pacífico (oeste). O espanhol é o idioma oficial.Os países possuem economias pouco desenvolvidas e baseadas na agricultura, turismo e pequenas indústrias; População absoluta: 83 milhões, sendo os países mais populosos: GUATEMALA, CUBA E REP. DOMINICANA. As possessões não chegam a 2 milhões de hab. Bem povoada: 107 hab/Km²; Haiti (353 hab/Km²), El Salvador (289 hab/Km²)

12

13 Crescimento Vegetativo e PEA
Caiu a partir de 1980, fatores: Urbanização; Ampliação e melhorias dos meios de informações; Educação escolar; Crescente turismo; Alterações dos modos de vida tradicionais; Integração das mulheres no mercado; Hoje: alguns dos maiores CVs; PEA: países com muitos trabalhadores no campo e outros com elevadas parcelas no setor terciário; A população varia de acordo com uma dosagem de 3 componentes raciais. Os indígenas (maias), primitivos habitantes da região foram quase completamente exterminados pelos colonizadores, os brancos e escravos negros formam os outros componentes. Os mestiços são o resultado da fusão das raças branca e indígena. Independentemente do número, os brancos controlam a economia e a política de quase todos os países. Os países continentais: tem maior nº de mestiços na pop. Nos países insulares: predominância de negros e mulatos.

14 Países ruralizados Guatemala Dominica Honduras Haiti

15 Países terciarizados Bahamas Ilhas Cayman

16 América Andina É cortada pela Cordilheira dos Andes, que se estende de norte a sul do subcontinente. Os países que compõem a América Andina são: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. A produção agrícola e extrativista são as principais atividades econômicas dos países andinos, sendo responsáveis pela absorção da mão de obra de grande parcela da população Os climas registrados são: equatorial, tropical, desértico ( sul do Peru e norte do Chile), mediterrâneo e temperado (diminuindo as temperaturas em direção ao sul do Chile). A concentração populacional é maior no litoral e nos altiplanos e vales andidos. A leste da Cordilheira dos Andes, as terras baixas amazônicas são escassamente povoadas. Outro aspecto da distribuição da população regional é sua grande concentração nas cidades. A taxa de população urbana é maior na Venezuela e no Chile e menor no Equador e na Bolívia. Formação étnica: povo inca Hoje: Peru (45% ameríndios, 37% de mestiços), Bolívia (55% ameríndios e 30% mestiços), assim como Equador e Chile (95% mapuche).

17 América Platina Formada por três países: Argentina, Paraguai e Uruguai.São banhados pelos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Prata. O relevo é caracterizado por planícies e planaltos, o clima varia de acordo com cada região. No norte, predomina o clima tropical e no sul, o clima característico é o temperado. A economia na América Platina é bem dinâmica e diversificada, voltada mais para a agropecuária Pela colonização tardia, e a falta de escravos africanos, por não haver atividades coloniais lucrativas, como o cultivo de produtos tropicais que interessavam o mercado europeu, esses países principalmente Argentina e Uruguai, apresentam características étnicas diferentes dos demais países da América do Sul. Quase não há presença de afro-americanos, pelo contrário a presença de europeus e descendentes é muito grande, a presença de população indígenas e descendentes é quase inexistente. No Paraguai a maioria da população é produto da mestiçagem, numa primeira fase, entre espanhóis e indígenas; e numa segunda fase, entre a população hispano-guarani que sobreviveu à Guerra do Paraguai e diversos grupos de imigrantes Na Argentina, 97% da população é formada por descendentes de espanhóis ou italianos, os restantes resultam da mestiçagem de europeu com índio, no Uruguai 88% da população é de origem europeia, principalmente espanhóis e italianos.

18 Brasil É o 5° pais mais populoso do mundo Sua população é mal distribuída , concentrada mais no litoral. Suas características físicas são variadas ( relevo, hidrografia,clima,vegetação) Há vários contrates na miséria, subemprego e as praticas agrícolas primitivas. A população do Brasil, de aproximadamente 200 milhões de habitantes (22,31 habitantes por quilômetro quadrado), com uma proporção de homens e mulheres de 0,95:1 e 83,75% da população definida como urbana. A população está fortemente concentrada nas regiões Sudeste e Nordeste, enquanto as duas regiões mais extensas, o Centro-Oeste e o Norte, que formam 64,12% do território brasileiro, contam com um total de apenas 29,1 milhões de habitantes.

19 Guianas Países : Guiana Francesa, Suriname, Guiana
É ocupado pela floresta tropical e equatorial Apresenta um clima quente e úmido, acompanhando o litoral com uma grande extensão da planície. A economia baseia na extração de bauxita e outros mineiros de alumínio e na agricultura. Há um grande número de indianos, negros , mestiços e uma minoria de brancos e chineses GUIANA: população descende em boa parte ( de imigrantes da Índia. Há também descendentes de africanos, mestiços e ameríndios. O país registra a expectativa de vida mais baixa entre os países da América do Sul. As maiores cidades localizam-se no litoral, próximas à capital Georgetown).


Carregar ppt "Aspectos humanos da América Latina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google