A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seções cônicas: orientações. Os slides foram divididos em 4 partes, pois nem sempre é possível abordar todo o conteúdo de seções cônicas, e o tempo dedicado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seções cônicas: orientações. Os slides foram divididos em 4 partes, pois nem sempre é possível abordar todo o conteúdo de seções cônicas, e o tempo dedicado."— Transcrição da apresentação:

1 Seções cônicas: orientações

2 Os slides foram divididos em 4 partes, pois nem sempre é possível abordar todo o conteúdo de seções cônicas, e o tempo dedicado acaba se resumindo apenas ao estudo de parábolas. A primeira parte é uma introdução que aborda desde etimologia até questões mais práticas, e deve ser usada se houver necessidade de aprofundamento. É um bom ponto de partida porque evidencia sistematicamente as semelhanças entre as três seções cônicas, além de situar cronologicamente os alunos. Dedicar um tempo da aula a uma discussão sobre ocorrência e prováveis propriedades físicas das seções cônicas (citadas nos slides referentes a cada seção cônica) pode estimular o interesse dos alunos. As outras três partes são referentes aos conteúdos de cada seção cônica. Apesar de as letras usadas para medidas e pontos estarem estabelecidas de maneira praticamente única em qualquer abordagem sobre esse assunto, inclusive nessa, é importante estabelecer que isso são apenas convenções de simbologia e não aspectos essenciais das seções cônicas. No plano cartesiano, as parábolas, as elipses e as hipérboles são obtidas estabelecendo-se condições no espaço, e essa é a ideia principal do estudo das seções cônicas, em seu aspecto matemático. As curvas, ou seja, o conjunto dos pontos, nada mais são do que a solução para as condições estabelecidas inicialmente. Por isso, é importante mostrar detalhadamente a obtenção das equações. Os conteúdos de cada seção cônica estão expostos de maneira análoga e permitem que os alunos enxerguem claramente os pontos em que elas se diferenciam. As sugestões de leitura a seguir poderão ajudá-lo a obter maiores informações sobre as seções cônicas. Sugestões de leitura EVES, Howard. Introdução à história da Matemática. São Paulo: Unicamp, BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, Seções cônicas Orientações

3 Seções cônicas Respostas dos exercícios


Carregar ppt "Seções cônicas: orientações. Os slides foram divididos em 4 partes, pois nem sempre é possível abordar todo o conteúdo de seções cônicas, e o tempo dedicado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google