A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony."— Transcrição da apresentação:

1 Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony Coelho e Júlio César Heerdt.

2 SUBPROJETO: Desenvolvimento de vivência universitária nos campi RESULTADO PRETENDIDO: Transformação dos campi da Universidade em um espaço preferencial de lazer, esporte e cultura da comunidade (alunos, colaboradores, população) a exemplo das melhores universidades americanas e européias. OBJETIVOS Estratégia para 5 anos e plano de ação para 2 anos (cronograma de implementação detalhado). METAS 2008 Pelo menos 3 projetos, incentivados por leis de fomentos ou patrocinados, aprovados em cada campus.

3 EXPANSÃO GEOGRÁFICA COM CRIAÇÃO DE UMA ESTRUTURA MULTICAMPI ATENDIMENTO À DEMANDA CRESCENTE DE ALUNOS. FOCO EM ESPAÇOS DE ENSINO, EM DETRIMENTO DE ESPAÇOS DE CONHECIMENTO E RELACIONAMENTO. FOCO :O MAIOR NÚMERO DE SALAS DE AULA O CAMPUS ATUAL REFLETE A HISTÓRIA DA UNISUL.

4 OS ESPAÇOS CONSTRUÍDOS EM PARCERIA PRIVILEGIAM O RETORNO DO INVESTIDOR. NADA MAIS CERTO. NADA MAIS ERRADO. ÁREAS NOBRES SÃO DESTINADAS A ATIVIDADES QUE NÃO AGREGAM VALOR AO NOSSO FOCO: O ALUNO. NADA MAIS INDISPENSÁVEL. NADA MAIS DISPENSÁVEL. OS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA SÃO IMPROVISADOS, ENQUANTO ESPAÇOS DE ATENDIMENTO SÃO PLANEJADOS. NADA MAIS JUSTO. NADA MAIS INJUSTO. DIFERENTES VISÕES E PRESSÕES.

5 REFLEXOS DO CRESCIMENTO O PLANO DIRETOR FOI APROVADO EM 2008. TUBARÃO O PLANO DIRETOR ORIGINAL NÃO VEM SENDO SEGUIDO. PEDRA BRANCA O PLANO DIRETOR DEMANDA MUDANÇAS URGENTES, POR TROCA DE FOCO. NORTE DA ILHA HORA CERTA PARA REPENSAR O NOSSO MODELO DE CAMPUS.

6 CAMPUS DO FUTURO Viabilizar o Modelo de Educação Permanente. Potencializar as Competências Essenciais. Responder necessidades das Áreas de Foco. A TRANSFORMAÇÃO DEVE:

7 PARA VIABILIZAR EDUCAÇÃO PERMANENTE : O CAMPUS AO LONGO DA VIDA Características integrativas Características cooperativas Características de relacionamento Características propositivas PARA ATENDER NOVOS PERFIS DE ALUNOS.

8 PARA POTENCIALIZAR AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS: O CAMPUS AO LONGO DA VIDA Espaços de transferência do conhecimento. Ambiente diferenciado de aprendizagem Espaços para atendimento personalizado(1-1) Ambiente com ampla conectividade PARA ATENDER NOVOS PERFIS DE ALUNOS. PESQUISADORES E EDUCADORES.

9 UM AMBIENTE PRESENCIAL- VIRTUAL Priorizar a criação de espaços nos campi para que o aluno e o professor saiam da CELA DE AULA. Criar um campus híbrido: tecnologia para relacionamento COM EXTENSÃO “INTERNA” Subverter o conceito de Extensão. Trazer as comunidades para dentro da UNISUL. Atender a comunidade interna com prioridade e trazer a externa para o campus. BUSCANDO UM MODELO UNISUL Benchmarking Não para copiar o campus-cidade americano ou o campus público brasileiro. Para melhores práticas. Para criar o modelo UNISUL: campus comunitário, campus filantrópico, campus ao longo da vida. NOSSA VISÃO DO CAMPUS DO FUTURO:

10 TORNAR OS PLANOS DIRETORES UMA CONSTRUÇÃO ACADÊMICA Equipes multidisciplinares para planejar mudanças Expressão física das estratégias de ensino, pesquisa e extensão da universidade Discussões com a comunidade interna e externa O PLANO DE AÇÃO PARA 2 ANOS:

11 IMPLANTAR OS PLANOS DIRETORES REVISADOS Viabilizar o Modelo de Educação Permanente. Potencializar as Competências Essenciais. Responder necessidades das Áreas de Foco. ESTRATÉGIA PARA 5 ANOS:

12 IMPLANTAR TRÊS AÇÕES AUTO- SUSTENTÁVEIS POR CAMPUS AÇÃO 1: ARTE AO ENTARDECER AÇÃO 3 CAMPUS WI-FI AÇÃO 2 SALA DE AULA DO FUTURO O PLANO DE AÇÃO PARA 2008:

13 AÇÃO 1: CAMPUS WI-FI: Temos os dois principais campi com rede wi-fi e os alunos não têm onde sentar e conectar seus notebooks. Funciona sem fio, mas não funciona sem tomada. DOTAR TUBARÃO E PEDRA BRANCA DE VÁRIOS AMBIENTES PARA CONEXÃO À INTERNET. 100 LUGARES EM CADA CAMPUS. VÁRIOS AMBIENTES PATROCINADOS.

14 AÇÃO 2: ARTE AO ENTARDECER(1) A Unisul abriu uma unidade no centro da capital catarinense, que não oferece às mínimas condições para lazer e convivência entre os alunos, que permanecem em volta da unidade, aguardando o horário de início das aulas. CRIAR UM PROJETO UTILIZANDO O PÁTIO DO PALÁCIO CRUZ E SOUZA PARA SHOWS E ESPETÁCULOS DE ARTISTAS LOCAIS. O PROJETO TEM AMPLA CONEXÃO COM O USO DA UNIDADE TRAJANO PARA PROJETOS DE EXTENSÃO.

15 AÇÃO 2: ARTE AO ENTARDECER(2) A Unisul está revitalizando o prédio-sede de Tubarão, dentro do Plano Diretor do Campus. O local, que já está recebendo as primeiras reformas, deverá ser um centro cultural, aberto à comunidade. ESTENDER O PROJETO DA TRAJANO PARA O CAMPUS DE TUBARÃO, RESGUARDADAS AS CARACTERÍSTICAS DOS DIFERENTES PERFIS DE PÚBLICO.

16 AÇÃO 3:SALA DE AULA DO FUTURO A Unisul é pioneira em ensino a distância, com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem. O Campus do Futuro deverá, inclusive, usar aulas presenciais para gerar aulas a distância, proporcionando interatividade entre alunos presenciais e virtuais. DOTAR OS CAMPI DE TUBARÃO E DA PEDRA BRANCA DE UM LABORATÓRIO DENOMINADO “SALA DE AULA DO FUTURO”, PARA SUPORTAR GRUPOS DE PESQUISA VOLTADOS PARA NOVOS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

17 SEDE EM ZURICH: ELES PIRARAM?

18 MUITO OBRIGADO!


Carregar ppt "Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google