A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parte 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parte 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia"— Transcrição da apresentação:

1 Parte 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR
Governança de TI Parte 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia Bom Tarde, Meu nome é Luis Fernando Garcia, Sou Mestrando do CPGCC, e orientando do Prof. José Valdeni de Lima. O objetivo desse defesa é a apresentação da dissertação de mestrado intutilada Consistência de Ligações no WWW.

2 Governança de TI Governança de TI
NÃO É apenas siglas como ITIL ou COBIT ou SOX ... NÃO É apenas implantação de melhores práticas em TI, especialmente em serviços É, principalmente, .. Alinhamento a TI ao negócio ... Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

3 Governança de TI Alinhamento a TI ao negócio ...
Estático – a partir dos planos de negócio; Dinâmico – Ajustes contínuos a partir do surgimento de novas oportunidades .. Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

4 Governança de TI TI – Visões: TI como DESPESA  TI como INVESTIMENTO 
TI como dependência estratégica (?) TI como aliado a REGULAMENTAÇÃO Sarbanes-Oxley Act (SOX) Basiléia II Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

5 Governança de TI TI – EQUILÍBRIO entre: TECNOLOGIA NEGÓCIO
GESTÃO DA TI Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

6 Governança de TI Fatores Motivadores:
Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

7 Governança de TI Ambiente de negócios HOJE
Intensa competição (novos players) Produtos e serviços substitutos Novos concorrentes (até globais) Barganha entre cliente-fornecedor Produtos com ciclo de vida curto Internacionalização da economia Clientes mais conscientes Exigência de transparência nos negócios Custo Brasil alto DINAMISMO (com controle) requerido para o TI Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

8 Governança de TI Integrações Tecnológicas Integração via Supply-chain
Infraestrutura de comunicação e internet Sistemas ERP – integração gestão-chão fábrica Sistemas CRM Padronização de aplicações Padronização de processos Integração da gestão estratégica – Tática – Operacional (BI, DW, DMining, inteligencia compet) Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

9 Governança de TI TI HOJE Ilhas de SI acabadas  foco em INTEGRAÇÃO
TI vira “risco” para continuidade do negócio Segurança da TI impacta integridade do negócio Dependência do negócio em relação à TI Marcos Regulatórios (compliance) Sarbanes-Oxley Act (SOX) – USA Basiléia II – Sistema bancário Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

10 Governança de TI Apresentando o roteiro da apresentação:
Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

11 Governança de TI Marcos de regulação ...
SOX – determina que relatórios financeiros e controles associados tenham fidedignidade e co-responsabiliza diretores por atos lesivos aos acionista e ao mercado; TI – aplicativos com: Acesso e emissão de relatórios de resultados $ Armazenamento de dados de forma adequada Segurança AUDITORIA Gerenciamento de RISCOS Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

12 Governança de TI Governança de TI
“É de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos), na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.” ITGovernance Institute/05 “Consiste em um ferramental para a especificação dos direitos de decisão e responsabilidade, visando encorajar comportamentos desejáveis no uso da TI” Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

13 Governança de TI Governança de TI
Compartilhamento de decisões de TI com os demais dirigentes da organização assim como estabelece regras, a organização e os processos que nortearão o uso da TI pelos usuários, departamentos e clientes. NÃO é somente aplicação de modelos de melhores práticas como COBIT, ITIL, CMMI ... Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

14 Governança de TI Governança de TI ALINHAMENTO da TI ao negócio
GARANTIA de continuidade do negócio contra falhas da TI (manter e gerenciar infra e aplicações) GARANTIA do alinhamento do TI a marcos regulatórios externos Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

15 Governança de TI Apresentando o roteiro da apresentação:
Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

16 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance
Planejamento estratégico da TI, que leva em consideração as estratégias da empresa para seus vários produtos e segmentos de atuação, assim como os marcos de regulação externos... Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

17 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance
Princípios de TI Necessidades de aplicações Arquiteturas de TI Infra-estrutura de TI Objetivos de desempenho Capacidade de atendimento Estratégias de outsourcing Segurança da informação Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

18 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance
Determinar qual deve ser o alinhamento da TI em termos de arquitetura, infra, aplicações, processos e organização com as necessidades presentes e futuras ... Executado no contexto do Plano de TI Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

19 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance Princípios de TI
Regras que todos devem seguir, que subsidiam a tomada de decisão sobre aquisições, uso de padrões e etc ... Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

20 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance
Necessidades de aplicações Aplicações que são necessárias para atender a continuidade do negócio e as estratégias do negócio Determinar quais devem ser mantidas, melhoradas, substituídas e implantadas ... Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

21 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance
Arquiteturas de TI Organização lógica para dados, aplicações e infra representada por um conjunto de políticas, relacionamentos e escolhas técnicas, visando integração e padronização ... Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

22 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance
Infra-estrutura de TI Fundação da capacidade planejada de TI – tanto técnica quando humana – disponível na organização ... Ligando a infra interna a externa: Bancos Parceiros Redes ... Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

23 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance
Objetivos de desempenho Atedimento de metas de desempenho compatíveis com os objetivos traçados para a prestação de serviços ... Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

24 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance
Capacidade de atendimento Define quantidade de recursos humanos e computacionais necessários para atender a demanda por sistemas e serviços Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

25 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance
Estratégias de outsourcing O que passar? Como fazer? Como escolher o melhor parceiro? Como gerenciar? Como fazer transição? Como fazer transferência entre parceiros? Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

26 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance
Segurança da informação Política de segurança Dados Programas Pessoas Parceiros Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

27 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance Competências
Habilidades e conhecimentos necessários para implantação da TI Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

28 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance
Processos e organização Forma como serviços e produtos serão desenvolvidos, gerenciados e entregues aos clientes Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

29 Governança de TI Alinhamento Estratégico e Compliance Plano de TI
Principal produto do processo de alinhamento Documenta objetivos, produtos e serviços de TI Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

30 Governança de TI Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos Responsabilidades pelas decisões relativas à TI, em termos de arquitetura de TI, serviços de infra-estrutura, investimentos, aplicações ... Bem como a definição de mecanismos de decisão ... Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

31 Governança de TI Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos Mecanismos de decisão Quem decide o que? em relação a TI Portfolio de TI Instrumento de priorização de investimentos de TI Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

32 Governança de TI Estrutura, processos, operação e gestão
Definida a estrutura organizacional e funcional da TI, processos de gestão, operação e serviços de TI, suporte técnico, segurança ... Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

33 Governança de TI Estrutura, processos, operação e gestão
Operações de serviços Locais onde acontece o atendimento Relacionamento com usuários Interação dos usuários com a área de TI Relacionamento com fornecedores Interação dos fornecedores com a área de TI Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

34 Governança de TI Medição do desempenho
Determinação, coleta e geração de indicadores de resultados dos processos, produtos e serviços de TI e sua contribuição para estratégias e objetivos do negócio. Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

35 Governança de TI Medição do desempenho Gestão do Desempenho da TI
Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

36 Governança de TI OBJETIVOS da Governança de TI
Permitir que a TI tenha posicionamento mais claro em relação as demais área de negócio da empresa; TI entender estratégia de negócio e traduzir em planos, projetos, sistemas, aplicações, infra-estrutura ... Alinhar e priorizar as iniciativas do TI com a estratégia do negócio Alinhar TI (infra, aplicações) as necessidades presentes e futuras do negócio Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

37 Governança de TI OBJETIVOS da Governança de TI
Prover a TI dos processos operacionais e de gestão necessários Prover gestão de risco / continuidade Prover regras claras de responsabilidades sobre decisões e ações relativas à TI Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.


Carregar ppt "Parte 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google