A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática e Sociedade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática e Sociedade"— Transcrição da apresentação:

1 Informática e Sociedade
P&D, Tecnologias-chave e Aplicações Carlos Henrique Zilves Nicodemus João Alfredo Jordy da Silva Victor Paulo Tolini Málaga

2 1- Do que se trata Tecnologias e Aplicações
Identificação de Tecnologias-chave Novos Modelo de P&D

3 Tecnologias e Aplicações
Tecnologias capacitadoras: tecnologias quase maduras, de impacto a curto prazo para incorporações em bens e serviços; Tecnologias-chave: tecnologias ainda não maduras, de impacto potencial de médio prazo para maturação e utilização industrial plenas.

4 Exemplos de Tecnologias
Internet 2 Projeto Genoma Humano Monitoramento do Meio Ambiente

5 Identificação de Tecnologias-chave
100 Tecnologias-chave, da França; Foresight, do Reino Unido;

6 Áreas de pesquisa Saúde e Tecnologias da Vida; Meio Ambiente;
Tecnologias de Informação e Comunicação; Transportes; Materiais; Energia; Construção e Infra-estrutura; Tecnologias Organizacionais e de Gestão; Produção, Instrumentação e Medidas.

7 Novos Modelos de P&D Infra-estrutura de redes e de processamento de alto desempenho; Indução (onde não houver) e suporte a redes temáticas; Definição de diretrizes e consórcios de P&D; Viabilização de mecanismos de financiamento de atividades.

8 2- Onde estamos Prospecção de Tecnologias
Capacidade Instalada para Pesquisa e Desenvolvimento Iniciativas Cooperativas em Tecnologias de Informação e Comunicação Articulação Universidade-Indústria Oportunidade em Tecnologias Capacitadoras

9 Capacidade Instalada para P&D
Em torno de 83 mil profissionais: 68% nas universidades e 11% centros de pesquisas privados; CNPq: grupos de pesquisas nos setores de informática, eletrônica e telecomunicações; Alguns centros de pesquisa: LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica, Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INTI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

10 Iniciativas Cooperativa em Tecnologias de Informação e Comunicação
Consórcios virtuais: RNP e Protem-CC. Redes temáticas: Finep, Programa Cyted, etc.

11 Articulação Universidade-indústria
313 incubadoras existentes no Brasil: 283 em operação (com empresas incubadas) e 30 em implantação (em processo de estruturação). Crescimento de 30% anual no número de incubadoras. 77% das incubadoras tem vínculos formal ou informal com universidades e centros de pesquisas.  Dados: Anprotec

12 Oportunidades em Tecnologia Capacitadoras
Comunicação Celular da 3ª Geração (3G) redes sem fio com capacidade de transmissão a 144kbps em alta mobilidade e 2Mbps em comunicação a partir de um ponto imóvel. UMTS (Universal Mobile Telecommunications System), é a parte da visão de um sistema global de comunicação de terceira geração da sociedade internacional de telecomunicações (ITU's) 'IMT-2000'.

13 Comunicação Celular 3G Fonte:

14 Mapa de Freqüências e Serviços Associados ao Brasil
Fonte: Pricewaterhouse Coopers

15 Televisão de alta definição
Análise de padrões internacionais: ATSC (Advanced Television Systems Committee); ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial); DVB-T (Digital Video Broadcast Terrestrial). Transmissão digital usando MPEG-2 para digitalizar imagens. Formas de transmissão: ATSC usa 8-VSB; Os outros usam COFDM, menos sensível a interferências.

16 Outras tecnologias Wireless Application Protocol (WAP)
Processamento de textos no mundo Internet Tradução entre linguagens naturais Processamento de imagem e robótica Criptografia Geoprocessamento Processamento de Alto Desempenho Telemedicina

17 Identificação de Tecnologias-chave

18 O Futuro Para Onde Vamos? O que Fazer?


Carregar ppt "Informática e Sociedade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google