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Agilidade parte 3/3 - Scrum

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Apresentação em tema: "Agilidade parte 3/3 - Scrum"— Transcrição da apresentação:

1 Agilidade parte 3/3 - Scrum
Prof. Dr. Luís Fernando Fortes Garcia

2 Scrum Scrum? Jogada do Rugby Formação de muralha com 8 jogadores
Trabalho em EQUIPE

3 Scrum

4 Scrum Scrum Processo Iterativo e Incremental para desenvolvimento de projetos Foco em comunicação e trabalho em equipe Foco no TEMPO Foco no valor do negócio

5 Scrum Foco em ...

6 Scrum Foco em TIMES BOXES Tempo limitado Aplicado a tudo ! Reuniões
Sprints ...

7 Scrum

8 Scrum

9 Scrum

10 Scrum - Pilares

11 Scrum – Visão Geral

12 Scrum – Visão Geral

13 Scrum – Cerimônias/Eventos

14 Scrum – Cerimônias/Eventos

15 Scrum – Cerimônias/Eventos

16 Scrum – Cerimônias/Eventos

17 Scrum - Papéis

18 Scrum - Papéis Scrum Master Trabalhar com o PO Cuidar do time
Manter o processo funcionando Disseminar o processo Focar na comunicação

19 Scrum - Papéis Scrum Master

20 Scrum - Papéis Scrum Master

21 Scrum - Papéis Product Owner Criar visão do projeto
Compartilhar essa visão Tomar decisões continuamente Escrever PRIORIZAR Validar Estabelecer plano de entregas Tomar decisões – Calcular o ROI

22 Scrum - Papéis Time Estimar itens backlog Comprometimento
Auto-gerência Auto-organização E mais ...

23 Scrum - Papéis Time Sem papéis Multidisciplinares Auto-sustentáveis
Responsáveis 5 a 9 pessoas

24 Scrum - Comprometimento

25 Scrum - Artefatos

26 Scrum - Artefatos Product Backlog

27 Scrum - Artefatos Product Backlog Testável Independente Negociável
Com Valor Estimáveis Pequeno Com critérios de aceitação

28 Scrum - Artefatos Product Backlog

29 Monitorando ...

30 Monitorando ...

31 FOCO no Planejamento MAS, Agilidade ...

32 Planejamento Agilidade

33 Planejamento Foco em: Prever (problemas) e Preparar a solução ...

34 Planejamento Questões ... Escopo (o que precisa ser feito?)
Prazo (quanto tempo?) Custo (quanto vai custar?) Recursos (quais recursos preciso?) Qualidade (satisfaz?)

35 Planejamento IMPACTO no projeto ...

36 Planejamento Tradicionalmente ... Especificar escopo
Definir atividades Estimar atividades Estimar custos Definir cronograma Definir orçamento Integrar planos ...

37 Planejamento Estimativa em Desenvolvimento de Software deve incluir:
Análise/modelagem/projeto Codificação Teste Integração

38 Planejamento SCRUM

39 Planejamento Reunião de Planejamento I (PO) O QUE fazer?
(PO) Qual a META da sprint? (PO) Seleção/definição das prioridades (time) Estimativas de tamanho (planning poker) (time) (Relação tamanhoxVELOCIDADE do time) Prioridade ou IMPORTÂNCIA

40 Planejamento Reunião de Planejamento II (time) COMO ?
(time) Planejamento do trabalho (time) Estórias  Tarefas Tarefas  Sprint Backlog (PO) pode tirar dúvidas Não podem restar dúvidas ...

41 Planejamento

42 Planejamento

43 Estórias

44 Estimativas ?

45 Estimativas

46 Estimativas

47 Estimativas Atenção ! Estimativas VARIAM entre equipes diferentes
Trocas de equipe Trocas de membros da equipe Aumentos/diminuições de equipe ...

48 Planning Poker Técnica de estimativa ágil Foco no comprometimento
Todos participam da estimativa Todos são responsáveis pela concretização Processo rápido Foco em CONSENSO

49 Planning Poker Estimar Estórias Casos de Uso Atividades

50 Planning Poker Baralho especial Números representam HOMENS-DIA
Números representam PONTOS (tamanho)

51 Planning Poker Homens = LÍDER / Sênior / Experiente

52 Planning Poker Analisando ... COMPLEXIDADE ... ESFORÇO ... TAMANHO ...

53 Planning Poker Analisando ... TEMPO ... NÃO !!!!
Tempo depende da VELOCIDADE do time ! e ...

54 Planning Poker Analisando ... TEMPO ... NÃO !!!!
Tempo depende da DISPONIBILIDADE do time! 8 horas? Nunca !

55 Planning Poker

56 Planning Poker PO seleciona artefato e lê (explica se necessário)...
“Menor” artefato vale 2 ... Serve, então, de referência para os demais Participantes analisam, escolhem carta e colocam na mesa (virada para baixo) ... Cartas são viradas ... Verificam-se os resultados e diferenças ... Analisa-se resultados ...

57 Planning Poker Participantes discutem/explicam/justificam sua escolha
Se resultado for muito ... ALTO > Decompor artefato BAIXO < Compor artefato Discussão Nova rodada ... LIMITADO ! Se não houve consenso, valor mais alto !

58 Planning Poker Até o CONSENSO ...

59 Atividade Grupos de 6 alunos ... Grupos afastados fisicamente ...
Criar “estórias”, atividades e estimar ... Papel e caneta ... Apresentação/discussão ao final ...

60 Atividade Sistema controle loja informática Descrição básica em anexo


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