A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTEIRO DE ESTUDOS 3º. ANO Ensino Médio Beatriz Buganeme Lingüista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTEIRO DE ESTUDOS 3º. ANO Ensino Médio Beatriz Buganeme Lingüista."— Transcrição da apresentação:

1

2 ROTEIRO DE ESTUDOS 3º. ANO Ensino Médio Beatriz Buganeme Lingüista

3 CAI TUDO! Estude pelo caderno, livro e folhetos. SINTAXE MORFOLOGIA PONTUAÇÃO VOZES VERBAIS TEXTO VERBAL / NÃO VERBAL IMPERATIVO ORTOGRAFIA / PORQUÊS CONOTAÇÃO / DENOTAÇÃO

4 COMPREENSÃO LEITORA Como ler um texto? 3 leituras INTRATEXTUAL EXTRATEXTUAL INTERTEXTUAL

5 Quem escreve? Quem lê? Quando alguém escreve um texto há sempre, invariavelmente, um objetivo central nessa atitude.Todo texto,em princípio, quer dizer algo,comunicar.

6 MODALIDADES DISCURSIVAS MODALIDADES DISCURSIVAS constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, dissertativas, argumentativas, procedimentais e exortativas), utilizadas como formas de organizar a linguagem.

7 NARRAÇÃO DESCRIÇÃO DISSERTAÇÃOVestibulares Textos híbridos Verbais TEXTOS Não verbais

8 GÊNEROS TEXTUAIS Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.

9

10

11

12 Angeli Folha de S.Paulo 15/03/2008

13 15/07/2007 Folha de S.Paulo

14 CONHECIMENTOS GRAMATICAIS SINTAXE –Sujeito / Predicado –Complementos Verbais (OD / OI) –Complementos Nominais (CN) –Agente da Passiva –Adjunto Adnominal (aa) –Adjunto Adverbial (AA) –Predicativos (OS / PO) –Aposto –Vocativo

15 CONHECIMENTOS GRAMATICAIS MORFOLOGIA SUBSTANTIVO ADJETIVO ARTIGO PRONOME NUMERAL VERBO ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO CONJUNÇÃO INTERJEIÇÃO

16 Há uma construção errada. Identifique-a. a) Plantou-se muito neste inverno. b) Plantou-se muitas árvores neste inverno. c) Planta-se grama. d) Aqui, assistiu-se a várias tragédias. e) Faz-se, sob encomenda, roupa infantil.

17 PONTUAÇÃO Casos de emprego da vírgula: (1) deslocamento (2) intercalação (3) omissão (zeugma) (4) vocativo (5) enumeração (6) separação de orações (7) ênfase (8) aposto (9) repetição de palavras

18 "O estranho do casal ____ residia sobretudo nisso ____ no ar mandão da companheira ____ no ar de cada um ____ senhoril do lado fraco ___ servil do lado forte." (M. L.) a)vírgula – vírgula – vírgula – vírgula – vírgula. b)vírgula – – vírgula – vírgula –. c) – vírgula – vírgula – vírgula – dois-pontos. d) – – dois-pontos – vírgula – vírgula. e) – dois-pontos – vírgula – vírgula - vírgula

19 VOZES VERBAIS VOZ ATIVA (sujeito agente) O jornal publicou a notícia. VOZ PASSIVA (sujeito paciente) –Analítica (verbo SER + V. princ. no part.) A notícia foi publicada pelo jornal. –Sintética (V.princ + pron. SE.) Publicou-se a notícia. VOZ REFLEXIVA (sujeito agente e paciente) Nós nos beijamos. Ele se feriu.

20 CONOTAÇÃO / DENOTAÇÃO CONOTAÇÃOMETAFÓRICO DENOTAÇÃODICIONÁRIO

21 USO DOS PORQUÊS ORTOGRAFIA Assinale a alternativa em que há apenas um vocábulo incorreto quanto à ortografia: a) amenizar / cessão / lucidez / moji b) maisena / talvez / norueguesa / asilo c) hélice / hesitar / êxito / esplêndido d) leveza / hostilizar / paralizar / surpresa e) duquesa / ascensão / ritmo / enxergar

22 Acender : Pôr fogo, ligar Ascender: Subir Decente: Decoroso; limpo Descente: Que desce; vazante Discente: Relativo a alunos Docente: Relativo a professores

23 Forma EmpregoExemplos Por que em frases interrogativas (diretas e Indiretas) em substituição à expressão pelo qual (e suas variações) Por que ele sumiu? (interrogativa direta) Digam-me por que ele sumiu. (interrogativa indireta) As ruas por que passamos eram sujas (por que = pelas quais) Porque em frases afirmativas e respostas Não fui a festa porque choveu. Por quê no final de frases Eles estão revoltados por quê? Ele não veio não sei por quê. Porquê como substantivo Todos sabem o porquê de seu medo.

24 VERBO PREFERIR (Fuvest) Indique a alternativa correta: a) Preferia brincar do que trabalhar. b) Preferia mais brincar a trabalhar. c) Preferia brincar a trabalhar. d) Preferia brincar à trabalhar. e) Preferia mais brincar que trabalhar

25 IMPERATIVO

26 ADEQUAÇÃO PRONOMINAL [Pergunta] Na capa de uma revista de saúde pode ler-se a frase: pais olhem pelos seus filhos. Depois de a ler várias vezes encontro nela algo que não me soa bem: será a "concordância" de olhem com seus? Quer-me parecer que qualquer coisa naquela frase não estará muito bem ou serei eu que me viciei devido à leitura repetida? Não deveria a frase escrever-se: pais olhem pelos vossos filhos? Grata pela atenção aguardo o vosso esclarecimento. (sic)

27


Carregar ppt "ROTEIRO DE ESTUDOS 3º. ANO Ensino Médio Beatriz Buganeme Lingüista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google