A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escrita e contextualização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escrita e contextualização"— Transcrição da apresentação:

1 Escrita e contextualização
Aula 05 Profª Karina Oliveira Bezerra

2 Noção de contexto

3 Conselho da então ministra do Turismo Marta Suplicy, emitido durante uma cerimônia oficial, aos usuários que temiam enfrentar o caos nos aeroportos do país: “Relaxe e goze”.

4 Em uma situação de interação, quando levamos em conta os interlocutores, os conhecimentos considerados como compartilhados, o propósito da comunicação, o lugar e o tempo em que nos encontramos, os papéis socialmente assumidos e os aspectos históricos-culturais, estamos atuando com base no contexto e em seus elementos.

5 Nessa produção, é o contexto que possibilita a compreensão de que o enunciado “Aposto que já me mostrou mil propostas, tenente” não deve ser entendido ao pé da letra, mas, sim, como uma repreensão. Os elementos contextuais que contribuem para essa leitura são muitos e vão desde o conhecimento de gêneros textuais de modo geral e, particularmente, do gênero tirinha, até o que conhecemos sobre as relações entre chefes e subordinados, e as regras de polidez e preservação da face que subjazem a essas interações, passando por um conjunto de muitas outras suposições baseadas em conhecimentos diversos armazenados em nossa memória. Não se pode desenvolver bem uma produção escrita sem dar especial atenção aos aspectos contextuais.

6 Do cotexto ao contexto sociocognitivo: breves considerações
Pedro adora teatro. Ele quer ser ator. Antes o contexto era considerado apenas do ponto de vista da informação precedente que favorecia ao leitor relacionar “Ele” a “Pedro”. O contexto era visto apenas como o ambiente ou entorno verbal, ou seja, contexto. Mas agora, não interessa verificar apenas as relações referenciais, mas descobrir os propósitos comunicativos, ou seja, o “para que” do texto. Com essa nova orientação, ganha destaque inicialmente o contexto imediato (participantes, local e tempo da interação, objetivo da comunicação e meio de propagação) e, posteriormente, o contexto mediato ou entorno sócio- histórico-cultural.

7 Contexto mediato: entorno sócio-histórico-cultural.

8 Contexto Sociocognitivo: engloba todos os tipos de conhecimentos arquivados na memória dos sujeitos sociais

9 Configuração/reconfiguração do contexto no curso da atividade interacional

10 Funções do contexto Possibilita avaliar o que é adequado ou não adequado do ponto de vista dos modelos interacionais construídos culturalmente.

11 Possibilita pôr

12 É a resposta de Calvin em relação a um outro tópico que não aquele posto contextualmente em evidência que causa o efeito de humor.

13 Possibilita a produção de inferências e de sentido

14 Possibilita explicar ou justificar o que foi dito

15 Possibilita explicar ou justificar o que foi dito e o que não deve ser dito


Carregar ppt "Escrita e contextualização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google