A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os fi é is sempre invocavam o nome de Maria como esperan ç a de que Ela os ajudasse a resolver seus problemas pessoais. Assim este t í tulo não é novo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os fi é is sempre invocavam o nome de Maria como esperan ç a de que Ela os ajudasse a resolver seus problemas pessoais. Assim este t í tulo não é novo,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Os fi é is sempre invocavam o nome de Maria como esperan ç a de que Ela os ajudasse a resolver seus problemas pessoais. Assim este t í tulo não é novo, pois a Mãe de Deus na liturgia romana tem sido denominada "esperança dos desesperados".

4 O mais antigo santu á rio de Nossa Senhora da Esperan ç a de que se tem not í cia é o da cidade de Mezi è res, na Fran ç a, constru í do no ano de 930; depois dele, v á rios outros foram erigidos.

5 Em Portugal, este culto desenvolveu-se muito na é poca das grandes descobertas mar í timas, figurando dentre os seus devotos o comandante Pedro Á lvares Cabral, que possu í a uma bela imagem da padroeira em sua residência, trazendo-a consigo em sua viagem à s Í ndias.

6 A imagem da Santa foi trazida ao pa í s e foi exibidas nas duas missas do descobrimento, celebradas pelo frei Henrique de Coimbra. Em documentos preservados, Cabral revelou o desejo de manter um c í rio (vela) para iluminar sempre a imagem de Nossa Senhora da Esperan ç a, de sua propriedade, carregada na viagem por ele capitaneada e que zarpou do Tejo aos 9 de mar ç o de 1500, regressando aos 23 de junho de 1501.

7 Comprova-se, portanto, que o Brasil foi descoberto sob o olhar terno e protetor da Mãe da Esperan ç a. A imagem de Nossa Senhora da Esperan ç a do navegador foi colocada em uma capela constru í da especialmente por Cabral para abrig á -la. At é o s é culo XVIII a capela, deixada sob a guarda dos frades franciscanos, seria mantida por descendentes do descobridor oficial do Brasil.

8 Atualmente, a imagem da Santa se encontra no altar de São Tiago, na vila de Belmonte, em Portugal. Foi trazida novamente ao nosso pa í s durante o Congresso Eucar í stico Internacional do Rio de Janeiro, em 1955.

9 A imagem clássica portuguesa da Senhora da Esperança foi esculpida em pedra, pesa 90 quilos e representa a Virgem Maria de pé com o menino Jesus sentado em seu braço esquerdo, segurando com a mão direita o pezinho dele.

10 O Divino Infante aponta com a mãozinha direita para uma pomba (símbolo do Espírito Santo), que repousa sobre o braço direito de sua Mãe.

11 Nos tempos modernos a devoção a Nossa Senhora da Esperança foi revivida após a aparição da Virgem Maria em Pontmain, nos dias terríveis da invasão prussiana (1870-1871), quando o inverno, a fome e a guerra se uniram para castigar o povo francês.

12 Foram inúmeras as graças alcançadas no lugar da aparição e pouco depois se ergueu ali uma bela basílica, que foi entregue aos cuidados dos padres Oblatas de Maria Imaculada.

13 05/03/2011


Carregar ppt "Os fi é is sempre invocavam o nome de Maria como esperan ç a de que Ela os ajudasse a resolver seus problemas pessoais. Assim este t í tulo não é novo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google